Prefeito André Hassem participa de jantar com comitiva do Programa Calha Norte

DSC_0045

O Prefeito André Hassem juntamente com seu vice Raimundo Nonato Gondim, o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Raimundo Rodrigues Freire,  participaram de um jantar com a Comitiva do Programa Calha Norte ontem dia 22 de maio no Quartel da 2ª Cia de Selva do Exercito Brasileiro. O Jantar foi para dar as boas vindas aos diretores e assessores do referido programa.

Mais cedo aconteceu uma formatura com Militares do Exercito brasileiro na Companhia Especial da Fronteira sob o Comando do Capitão Carlos Henrique Leite de Souza para dar as boas vindas a toda equipe que compõem a Comitiva do Programa Calha Norte. A equipe do Diretor do PCN Brigadeiro Roberto de Medeiros Dantas está no Acre para fazer inspeção nos projetos executados pelas prefeituras, em Epitaciolândia várias ruas e calçadas foram construídas com recursos do Ministério da Defesa através do Programa.

O Prefeito André Hassem foi conhecer de perto como funciona o Programa para que possa encaminhar projetos para melhorias da infra – estrutura do município, hoje Epitaciolândia tem a maior parte das ruas pavimentadas, mais ainda é necessário a construção de Calçadas, galerias dentre outras obras que poderão ser financiada pelo Ministério da Defesa.

Calha Norte é a faixa de fronteira no extremo norte do Brasil. Com quase seis mil quilômetros de extensão e 150 km de largura, corresponde a 14% do território nacional, abrigando apenas 1% da população brasileira. É uma região que necessita da presença governamental e atenção especial para com seus habitantes.

Esta região faz fronteira com Colômbia, Venezuela, Guiana e Suriname. Os centros urbanos brasileiros mais próximos são Manaus (AM), Boa Vista (RR) e Macapá (AP). Ao sul, há a calha do Rio Solimões/Amazonas, um obstáculo natural que dificulta o acesso terrestre. Mais ao norte existe uma grande extensão territorial quase que desocupada, que facilita a prática de atividades ilegais como o tráfico de drogas e contrabando.

O programa Calha Norte vai além da vigilância da região. Com o objetivo de promover a integração nacional, ele desenvolve trabalhos de saneamento básico, educação, saúde, energia, transporte e defesa, melhorando a qualidade de vida das comunidades mais carentes deste pedaço estratégico do país, Acre também é contemplado com projetos em municípios fronteiriços no caso de Epitaciolândia por exemplo.

 

Comentários