fbpx
Conecte-se conosco

Extra

13 anos sem Raimundo Rocha, o ‘Poeta da fronteira’…

Publicado

em

Quem foi Raimundo Rocha…

O poeta da fronteira, como também é chamado nascido no dia 1 de setembro de 1951 na cidade de Rio Branco (Acre), filho de BELCHIOR ROCHA e de DONA FRANCISCA GUEDES DA ROCHA é um dos melhores poetas populares do acre dono de obras invejáveis como a letra do hino de BRASILEIA em 1979 e EPITACIOLÂNDIA em 1992 uma de suas obras que que hoje faz parte do folclore acreano é a BALSA DA AMARGURA que em 1994 encantou o acre com destaque no estado. Com poesias bastante conhecidas por todas as camadas sociais principalmente pelos menos favorecidos para os quais sempre escreveu, no final da década de 70 produziu seus famosos cordéis revolucionários tais como.

Raimundo Rocha - Arquivo familiar

Raimundo Rocha – Arquivo familiar

– A GUERRILHA DO ARAGUAIA – ESPARTACUS – NÓS OS POBRES VOCÊS OS RICOS e muitas outras, publicada em vários jornais do acre também na imprensa nacional uma de suas mais originais e populares poesia é ALVORADA TROPICAL um verdadeiro HINO AMAZONICO como a classificou um critico de RENOME NACIONAL, foi vereador de BRASILEIA no período de (1984/ 1988) chefe da CASA DA AGRICULTURA por vários anos hoje conhecido como IDAF, se destacando com uma boa administração CRIADOR DAS FEIRAS LIVRES se destacou ajudando o homem do campo a trazer sua produção para a cidade com transportes e feiras livres para os agricultores, ou seja um homem conhecido tanto no campo como na cidade. Vem de uma família humilde, muito sofrido na sua infância saiu de casa logo cedo na adolescência, aos 14 anos com muito sacrifício conseguiu cursar os estudos primários e depois com cursos por correspondência terminou o secundário apos passar por toda uma via sacra em casas de parentes criou coragem, e conseguiu sair de casa e ir aos seringais da Bolívia que nesse tempo era em sua totalidade habitado por seringueiros brasileiro passado vário anos começou a se interessar por politica, onde se destacou muito pois com seu conhecimento poético,trazia muitos a seu encontro fez muitas amizades e foi quando conheceu varias pessoas e começou a manter contato, como o ex padre e ex deputado MANOEL PACIFICO, CHICO MENDES E VARIOS OUTROS, que militavam juntos e organizadamente cada um fazia sua parte. Cabia-lhe então uma arma fantástica a poesia com o pensamento ilustrado pelas ideias geniais da esquerda internacional saiu do acre pelo brasil a fora de rixa em rixa de defesa em defesa certo é que foi parar junto aos camaradas da guerrilha do Araguaia. É dessa experiência que vem o que de mais belo produziu o poeta RAIMUNDINHO até hoje.

EM 1975 RAIMUNDO ROCHA escreve a peleja do SAPATO COM ABOTA trata-se de uma sátira contra a DITADURA MILITAR e contra os civis que traíram o povo como o ex-senador MAGALHAES PINTO que se aliou ao militarismo e junto a muitos políticos de direita passou a trabalhar para a derrocada de muitas conquistas populares conseguidas até então entre 1970 e 1974 RAIMUNDINHO empreende pesquisa seria e chega a região do rio Araguaia para encontra com figuras hoje também heroicas como DUCA GERALDAO, DIRA , VALQUIRIA, CARLOS LAMARCA GERALDO MARIGHELA e outros ai, o poeta sacou de sua potente arma a poesia e fez A GUERRILIA DO ARAGUAIA numa homenagem aqueles que com ele lutavam pelo ideal da DEMOCRACIA plena e sem restrições RIMANDO ASSIM “nas nossas grandes cidades, a repressão era dura. Lamarca e Marighela sem trégua a ditadura com seus grupos de ação combatiam a repressão lutando com bravura”.

É dai que o poeta sofre um atentado contra a sua capacidade enquadram-no na lei de segurança, nacional e mantêm-no preso em rio branco até o advento da anistia.

É de 1977 uma obra sua denominada ESPÁRTACO, daí Raimundinho alerta contra as artimanhas da DITADURA MILITAR BRASILEIRA ao comparar a imoralidades política do ACRE a indecência da antiga ROMA, uma outra obra importante a favor dos pobres e menos favorecidos que em 1976 o poeta RAIMUNDO ROCHA conhecido como o poeta da FRONTEIRA escreveu é NÓS OS POBRES E VOCÊS OS RICOS onde chama a atenção para o desnível social entre as camadas da população aquela época já algo preocupante inclusive no acre.

Passados os tempos o poeta começou a fazer teatro, mesmo sabendo das dificuldades pois sem ajuda, seu pensamento era tirar os jovens das ruas e tentar levar a eles o amor no tetro se destacarem e verem a vida como ela é, criador de varias peças teatrais ,uma delas sobre ANGELINA GONÇALVES, A SERINGUEIRA HEROINA que foi destaque no estado do acre ganhado o primeiro lugar no festival de teatro acreano, que teve noticia em varios jornais nacionais.

Cito RAIMUNDO ROCHA pela sua humildade experiência inteligência e simplicidade, quantas vezes me acordava e na madrugada estava ali aquele simples e humilde homem com uma caneta e umas folhas de papeis escrevendo e rimando suas poesias em defesa dos pobres e menos favorecidas na sua profissão fazia de coração lá se ia Raimundinho levando no ombro seu filho Belchior para Bolívia consertar fogões e geladeiras, tinha grande paixão pelo que fazia muitas vezes me falava meu querido pai, essas palavras, que as levo comigo. Filho seja o que você é e não o que os outros são.

ESSA BIOGRAFIA CITA ALGUMAS DAS LINDAS OBRAS FEITAS POR RAIMUNDO ROCHA

‘Paizão do coração’

Meu paizão do coração escrevo, essas palavras com muita emoção de sempre poder dizer que tenho muito orgulho de ser filho de você.

Nos momentos de tristeza me lembro dessa riqueza que é poder falar e até se quiser gritar que sou filho de Raimundo rocha um dos melhores poetas popular.

Escrevo essa poesia que é uma homenagem pra você que não esta, mas aqui comigo mas das coisas que aqui ficou posso falar com amor, meu pai que muito amo e que nunca me abandonou.

Aqui vou terminando essas palavras rimando tendo certeza de uma coisa que você está me escutando e que enquanto aqui eu estiver estarei te representando.

Dos filhos,

Belchior Rocha

Barbara Keli

Juninho Rocha


FIZ ESSA HOMENAGEM AO POETA DA FRONTEIRA
Raimundo Rocha – Fizemos algumas poesias juntos.

Foi um amigo que muito me orgulhou,
também fiquei triste
por não terem dado a ele
o seu legítimo valor.

Ainda muito jovem
pelo mundo andou
ao retornar a terra natal
a bandeira por melhores dia o empunhou.

Jovem e mal trapilho
o chamaram de anarquista;
porém seu ódio o fazia bem
e ajudava a poucos na sua conquista.

A raiva da ditadura
era o seu grande legado
mas a queda da mesma
o fez decepcionado.

Perambulando triste
sem a vontade de sorrir
só lhe restando a escrita
como vontade de seguir.

O poeta cansado e insistente
se desesperou,
decepcionado,
na lama se jogou.

Ele gritou por mim e por ti
o que temos medo de falar
sendo um porta voz de todos
até o seu fim chegar.

Por Carlos Portela
(Tentei descrever o início, meio e fim desse grande Poeta)

Comentários

Continue lendo

Extra

Gianecchini, Mariana Ximenes, Agatha Moreira, Sabrina Sato; Douglas Richer bomba entre os famosos em SP

Publicado

em

Assessoria

A 57ª edição do São Paulo Fashion Week foi marcada por uma presença inusitada e vibrante: o jornalista Douglas Richer, que trouxe consigo o brilho e a energia do Acre para a cobertura do renomado evento de moda. Pela primeira vez, o estado deixou sua marca no mundo fashion, graças ao trabalho arrojado de Richer.

Sua missão era clara: mostrar não apenas as tendências da moda, mas também os bastidores do evento. E ele não apenas cumpriu essa missão, como a superou, levando consigo um alto astral contagiante que conquistou celebridades e influenciadores, arrancando elogios, risadas e momentos descontraídos.

Com um estilo único e espontâneo, Douglas Richer realizou entrevistas marcantes ao lado de grandes nomes como Renato Gianecchini, Rodrigo Simas, Agatha Moreira, Mariana Ximenes, Mariana Rios e Ticiane Pinheiro. Nas redes sociais, trocou risadas e experiências com influenciadores como Thaynara OG, Jaqueline (campeã de A Fazenda), Arlindo Grund, Isabella Fiorentino e Raissa Barbosa.

Além de destacar as estrelas, Richer valorizou também os estilistas, promovendo marcas como Cria Costura, Led, Silvério e Walério Araújo nos grandes desfiles. Sua cobertura se estendeu até a Expo Ótica, onde apresentou as novidades do mercado ótico.

Para fechar com chave de ouro, o jornalista teve a oportunidade de conversar rapidamente com a apresentadora da Globo, Sabrina Sato, que lançou sua coleção na feira.

Douglas também fez história ao ser o primeiro acreano na casa do ídolo do fisiculturismo, Ramon Dino. Richer gravou uma entrevista exclusiva na casa do fisiculturista Ramon Dino, recebido calorosamente por Ramon e sua esposa, Vitória Viana.

Ao todo 18 celebridades foram entrevistas pelo acreano em sua primeira agenda em São Paulo.

Comentários

Continue lendo

Extra

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA – AVISO DE LICITAÇÃO

Publicado

em

ESTADO DO ACRE

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA

COMISSÃO DE CONTRATAÇÃO

AVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO ELETRÔNICO N° 90002/2024

OBJETO: Registro de Preços para fornecimento parcelado de Medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica, visando atender as necessidades da Secretaria de Saúde do Município De Brasileia – AC.

Data da Abertura: 06 de maio de 2024, às 09h30min (horário de Brasília).

O Edital e seus anexos encontram-se a disposição dos interessados para consulta a partir do dia 19/04/2024 nos seguintes endereços eletrônicos:

Brasiléia/AC, 17 de abril de 2024.

Thaísa Batista Monteiro Pontes

Pregoeira

Comentários

Continue lendo

Extra

Governo concede isenção de ICMS aos atingidos por enchentes no Acre

Publicado

em

O governo do estado publicou no Diário Oficial desta quarta-feira, 17, a ampliação do prazo para pagamento do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias (ICMS) para as empresas que realizam operações em áreas atingidas pelas enchentes deste ano no Acre.

A gestão estadual concede a isenção do ICMS, nas operações internas e em relação à diferença entre as alíquotas interna e interestadual, incidente nas aquisições de bens destinados ao ativo imobilizado dos contribuintes estabelecidos nas áreas em que foram declaradas a situação de emergência em razão do atingimento da cota de transbordamento dos rios.

Por conta das enchentes, o governo do estado decretou situação de emergência em 17 municípios: Assis Brasil, Brasileia, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Porto Walter, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira, Tarauacá, Xapuri e a capital, Rio Branco.

Comentários

Continue lendo