fbpx
Conecte-se conosco

Geral

A coluna desta semana pra vocês novidades. Fiquem ligados.

Publicado

em

coluna-thay_211

Miss Brasil está chegando, vamos juntos torcer para nossa candidata linda e acreaníssima, Raissa Campelo, daqui de Brasiléia para o mundo. Será neste sábado, dia 28 de setembro.

1236318_565264903522927_1879644157_n

59352_654921367858930_886025531_n1240067_654921401192260_932186239_n998974_654670977883969_276673172_n

 


Esta coluna social parabeniza os Estudante de medicina Wesley Medeiros e Kelly Sacchi

No dia 20/09/13, foi realizado a semana de Medicina na faculdade UNITEPC  (COBIJA), onde aconteceu, a Farandula, e o trotes dos estudantes, e tem como destaque OS MELHORES alunos.

Wesley e Kelly são da cidade de Rio Branco e estão em busca dos seus sonhos. Parabéns! Que vocês continuem assim se destacando mais.


Moda de meninos para meninas (como usar e dicas de peças baratinhas)

Essas peças também podem estar no seu armário

Quem falou que meninas não podem usar peças masculinas?? Meninas podem tudo! O look misturadinho fica estiloso, com um quê de largado e bem descolado. Confira algumas ideias e corra para o seu guarda-roupa do seu namorado.

camisas44274

Camisetas masculinas

Escolhas camisetas um pouco maior que o seu número e use com calça skinny ou shortinho jeans rasgado e uma bota. Fica supercool!

Camisas jeans, de algodão ou de flanela

Tá louca por uma camisa? As mais bonitas com certeza estão na parte masculina das loja! Você pode usá-la de várias maneiras: dá para amarrá-la na barriga sobre um vestidinho branco de seda e com a bota militar – fica bem grunge e lindo. Também rola usar com cinto de couro mais larginho por cima. Use sempre com as mangas arregaçadas! Assim você consegue um visual mais descolado e menos óbvio.

camisetas44258

Blusão sweatshirt e bermuda jeans masculina

Blusa quentinha oversized  com bermuda jeans é um look legal para um fim de semana com amigos. Você também pode tentar usar o blusão larguinho por cima de uma camisa jeans ou camisa com alguma estampa floral. É importante que a gola da blusa fique aparente. Use com chinelo, tênis para um look descontraído. Para uma festinha, coloque uma blusinha leve de seda e complete comuma sandália anabela.

Blusa é da loja gringa Topman e shortinho é da Levi’s

Gostou de alguma coisa? Arriscaria comprar roupa na seção masculina?

shorte-blusa44267

Aniversariantes da semana

Jader Amorim  23/09

Bruno Sales 23/09

Fernanda Ribeiro 23/09

Carol Martins 23/09

Sandra Lima 24/09

Wallyson Felipe 24/09

Zely Nogueira 24/09

Camilo Oliveira 24/09

Edyberto junyor 24/09

Polyane Araújo 24/09

Wellika Galli 24/09

Luan Afonso  25/09

Mayara Mesquita 26/09

Greice Keli  26/09

Christiane Araújo 27/09

Marlon Vieira 27/09

Bia  Lopes 28/09

Yasmin Carrilho 28/09

Comentários

Continue lendo

Geral

Infestação de bicudo e queda nas cotações preocupam produtores

Publicado

em

Por

A atual safra do algodão é uma das mais desafiadoras devido às condições climáticas adversas, com chuvas escassas durante o plantio em alguns municípios e excesso em outros desde fevereiro, além da presença do bicudo-do-algodoeiro e queda nas cotações internacionais.

Na safra 2023/24, Mato Grosso começou com otimismo, registrando um aumento de 16,84% na área destinada ao algodão, alcançando 1,405 milhão de hectares. Esse crescimento está relacionado, principalmente, à menor rentabilidade da cultura do milho, de acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Enquanto isso, o aparecimento do bicuto e a tendência de queda do mercado internacional, com cotações atingindo os menores patamares em quatro meses, devido a liquidações especulativas, tem frustrado os cotonicultores. Na bolsa de Nova York, os contratos para julho e dezembro encerraram com retrações de 5,5% e 4,2%, respectivamente.

Ao mesmo tempo, bicudo, segundo os técnicos tem prejudicado até 90% das lavouras. Para combater essa praga e outras, como o complexo de lagartas, pulgões e ácaros, os produtores são obrigados a realizar um número elevado de aplicações de agrotóxicos: em média, 26 aplicações de inseticidas e 8 aplicações de fungicidas por ciclo da cultura.

E não é só, além da praga, as condições climáticas também impactam negativamente a produção. A safra atual enfrenta um cenário climático adverso, marcado por escassez de chuvas durante o plantio em Mato Grosso e excesso de chuvas em alguns municípios desde fevereiro.

Fonte: Pensar Agro

Comentários

Continue lendo

Geral

STF suspende lei que instituiu o Marco Temporal e abre nova discussão

Publicado

em

Por

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu suspender as ações que debatem a validade da lei que instituiu o marco temporal para demarcação de terras indígenas. Essa lei, que prevê que os povos indígenas têm direito de ocupar apenas as terras que ocupavam ou já disputavam até 5 de outubro de 1988, tem sido alvo de controvérsia e debate intenso.

Mendes determinou um prazo de 30 dias para que o Governo Federal, representantes do Congresso, além da Advocacia-Geral da União (AGU) e da Procuradoria-Geral da República (PGR), apresentem propostas no contexto de uma nova abordagem do litígio constitucional discutido nas ações.

O ministro reconheceu a existência de um “aparente conflito” entre a decisão do Supremo sobre o tema em setembro do ano passado e o que foi aprovado posteriormente pelo Congresso, o que poderia gerar uma situação de grave insegurança jurídica.

Diante dessa divergência, Mendes destacou a importância de se evitar um conflito social e apontou para a necessidade de uma mudança na cultura do litígio constitucional, enfatizando a importância dos métodos “autocompositivos”, em que as próprias partes envolvidas no litígio buscam uma solução para o problema, sem a necessidade de uma intervenção da Justiça.

Em setembro do ano passado, o STF derrubou a tese do marco temporal, estabelecendo que a proteção constitucional aos direitos originários sobre as terras indígenas independe da existência de um marco temporal em 5 de outubro de 1988. No entanto, o Congresso aprovou uma lei que instituiu o marco temporal, contrariando essa decisão do Supremo.

Apesar de alguns dispositivos da lei terem sido barrados pela Presidência da República, os vetos foram derrubados pelo Congresso e a nova lei foi promulgada em dezembro.

Fonte: Pensar Agro

Comentários

Continue lendo

Geral

MPF e Governo fazem acordo para evitar mudanças no calendário do vazio sanitário da soja

Publicado

em

Por

O Ministério Público Federal (MPF) e a Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), firmaram um acordo de não autorizar mudanças no período do vazio sanitário para controle da Ferrugem Asiática, sem o embasamento técnico previsto no art. 10, da Portaria SDA/MAPA nº 865.

A medida busca evitar a “relativização” do calendário do plantio da soja e do vazio sanitário, mecanismos técnicos que têm gerado conflitos entre diferentes setores do agronegócio brasileiro. Segundo o MPF, a antecipação do plantio ou a ampliação do período de plantação podem levar à necessidade de maior uso de fungicidas, além de aumentar o risco de resistência da praga aos produtos utilizados.

O acordo entre o MPF e a SDA demonstra o compromisso de ambos os órgãos com a agricultura sustentável e com a proteção do meio ambiente. A medida busca fortalecer o diálogo entre os diferentes setores do agronegócio e encontrar soluções consensuais para os desafios do setor.

Pontos do acordo:

  • Autorização de alterações no calendário da soja apenas em situações excepcionais: As alterações só serão permitidas mediante a apresentação de estudos, pesquisas, pareceres e outros dados empíricos que demonstrem a necessidade da medida e a ausência de riscos ambientais.
  • Especificação das condições de excepcionalidade: O MAPA deverá especificar, de forma clara e objetiva, quais são as situações excepcionais que poderão motivar alterações no calendário da soja.
  • Complementação da Portaria SDA/MAPA nº 865: O MPF recomenda que a Portaria seja complementada para esclarecer as condições de excepcionalidade que autorizam a relativização do vazio sanitário e do calendário de plantio da soja.
  • Acompanhamento do MPF: O MPF em Mato Grosso instaurou um novo procedimento administrativo para acompanhar a alteração da portaria e garantir que o acordo seja cumprido.

O objetivo é estabelecer um novo procedimento para a análise de pedidos de relativização do vazio sanitário e do período de semeadura da soja, garantindo embasamento técnico consistente que demonstre a excepcionalidade da medida solicitada e a ausência de prejuízos ambientais.

A procuradora da República Marianne Cury Paiva, autora da recomendação, explica que a excepcionalidade deve ser justificada com elementos técnicos que comprovem a mínima incidência de riscos ambientais e a não comprometimento das medidas de combate à ferrugem asiática, conforme prevê a portaria.

Em agosto de 2023, o Mapa autorizou o cultivo excepcional de soja em Mato Grosso a partir de 1º de setembro, visando mitigar o risco climático na cultura de algodão segunda safra, após solicitação da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa). No entanto, o MPF ressaltou a importância de especificar claramente as condições excepcionais que motivam alterações no calendário de plantio e vazio sanitário.

Fonte: Pensar Agro

Comentários

Continue lendo