Acre comemora redução de mortes em acidentes em 2012

A redução de acidentes ganhou força em 2012. As diminuições de mortes em ocorrências de trânsito em todo o Estado foram registradas nos meses de março (50%), abril (36%), maio (69%), junho (45%), julho (23%), agosto (10%), setembro (25%) e novembro (46%). Foram sete meses de sucessivos decréscimos nos índices. Os números são da seção de estatística do Detran.

Ainda de acordo com os dados da autarquia de trânsito, em Rio Branco, no Natal de 2011, foi registrada uma vítima que veio a óbito em decorrência de acidente. Porém, no mesmo período de 2012, nenhuma morte no trânsito foi contabilizada no que diz respeito às rodovias estaduais e vias municipais acreanas.

A diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho, atribui o êxito às ações de educação e fiscalização, com o destaque para a operação Álcool Zero. “O apoio da população é fundamental para alcançarmos esses resultados positivos e nós vemos isso por boa parte dos cidadãos acreanos, que vestem literalmente a camisa e propagam essa ideia”, diz.

Sawana explica ainda que a partir da vigência das novas regras, que preveem o endurecimento das penalidades a quem for flagrado dirigindo depois de ingerir bebidas alcoólicas, possam ainda fazer com que a redução seja mais expressiva em 2013. Além disso, ressalta que educar os motoristas de forma preventiva e salvar vidas é essencial.

Desde 2011, a Operação Álcool Zero tem sido desenvolvida com o intuito de combater a união de álcool e direção. Além da fiscalização, são realizadas palestras educativas e abordagens educativas em estabelecimentos comerciais, escolas, igrejas e associações.

Igor Martins (Assessoria Detran)

Comentários