fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Acre deve ter 30 escolas de tempo integral até 2018, segundo Educação

Publicado

em

Ao menos mil alunos têm extensão de jornada de até 7h, diz secretário.
Pasta ainda não estima custos da educação de tempo integral no estado.

G1

Secretário falou sobre impacto da reforma do ensino médio no Acre (Foto: Aline Nascimento/G1)

Secretário falou sobre impacto da reforma do ensino médio no Acre (Foto: Aline Nascimento/G1)

O secretário de Educação do Acre, Marco Brandão, estima que até 2018 o estado deva ter ao menos 30 escolas de ensino integral. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (23), durante coletiva para falar sobre a medida provisória (MP) que reforma o ensino médio anunciada pelo governo federal.

Brandão explicou que embora não o Acre ainda não tenha instituições com ensino em tempo integral, ao menos mil alunos já possuem extensão de jornada de até 7h em todo o estado. A Secretaria Estadual de Educação (SEE-AC) contabiliza 40 mil alunos no ensino médio no Acre, desses, 15 mil estudam na capital, Rio Branco.

O secretário diz que ainda contabiliza o impacto que a adoção do sistema de tempo integral deve ter nas finanças da pasta. Ele também salienta que não é contra a reformulação do ensino médio, mas possui ressalvas quanto a aplicação da medida.

“Vamos continuar perseguindo o trabalho que vinha sendo feito pela base nacional curricular comum e respeitando esse processo de ouvir as pessoas, fazer uma construção coletiva, democrática e amplamente discutida. A grande questão não só o que vamos colocar dentro da escola, mas como, quais as finalidades e qual a importância disso no processo de formação dos alunos”, disse.

Outro ponto abordado pelo gestor é quanto ao aumento de carga horária, que segundo ele, não significa consequentemente que os alunos queiram passar mais tempo nas unidades escolares.

“Em que medida o aluno se enxerga nesse processo ? Ele vê a relevância desse processo? Vê a relevância do que está aprendendo para seu projeto de vida? Esse é o cerne do que nos movimenta o tempo inteiro, porque senão o aluno vai sempre ver a escola não como um lugar de investimento, mas de sacrifício”, finaliza.

Comentários

Continue lendo

Acre

Judiciário acreano realiza 10ª edição do Projeto Cidadania e Justiça

Publicado

em

Por

O objetivo do projeto é levar conhecimento aos alunos sobre justiça e cidadania, além de seus direitos e deveres, para poderem ser agentes multiplicadores de informações, através da sabedoria adquirida

O projeto Cidadania e Justiça, desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), destinado aos estudantes do 5º ano do ensino fundamental dos municípios do Estado, chega a 2024 realizando a sua 10ª edição.

Na última semana, a equipe da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), dirigida pela desembargadora Waldirene Cordeiro, realizou reunião de alinhamento com as coordenadoras e coordenadores das escolas estaduais e municipais, que neste ano conta com 12 instituições de ensino e acontece nos dias 7 a 23 de maio.

O objetivo é levar conhecimento aos alunos sobre justiça e cidadania, além de seus direitos e deveres, para poderem ser agentes multiplicadores de informações, através da sabedoria adquirida. O conteúdo também aborda noções de bullying, crimes pela internet, a Lei Maria da Penha, o meio ambiente, as relações homoafetivas, alienação parental, guarda compartilhada e a Justiça Restaurativa.

O projeto conta apoio institucional da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Rede de Proteção à Infância e Juventude, municípios do Estado, pela Secretaria Estadual e Municipal de Educação, com a participação de magistrados, promotores de Justiça e colaboradores, bem como outros parceiros governamentais e não governamentais.

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Presidente do TJAC recebe visita do prefeito de Jordão

Publicado

em

Por

Terá lançamento das novas instalações do Centro de Justiça e Cidadania (Cejuc) e a instalação Ponto de Inclusão Digital da Justiça (PIDJus) em Jordão

A desembargadora-presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), Regina Ferrari, recebeu na última quarta-feira, 11, o prefeito de Jordão, Naudo Ribeiro, que veio agradecer a parceria e a realização de mais uma edição do Projeto Cidadão, que neste ano, acontece nos dias 26 e 27 de abril, véspera do aniversário de 32 anos do município.

O prefeito veio acompanhado com sua equipe e destacou que a população do município está aguardando com grande expectativa a oferta de importantes serviços públicos da área social, saúde, educação, meio ambiente, segurança e trabalho.

A edição deste ano, acontece nos dias 26 e 27 de abril e conta com a parceria do Ministério Público Estadual (MPAC), Defensoria Pública (DPE), o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Regional (TRT 14ª) e o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC).

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Epitaciolândia: Prefeitura avança na recuperação de ramais, comunidade do Baixa Verde é atendida

Publicado

em

Dando sequência ao programa de recuperação de ramais, a prefeitura de Epitaciolândia avança na recuperação de ramais e reconstrução de pontes, os serviços de limpeza e piçarramento já estão sendo concluídos no Ramal da Baixa Verde.

Dezenas de famílias estão sendo atendidas, além disso, vai garantir o transporte escolar, segundo o prefeito Sérgio Lopes, a meta é aproveitar bem o verão e avançar cada vez mais.

“Estamos trabalhando de forma intensa na recuperação de pontes e melhoramento de ramais, estamos concluindo os serviços de limpeza e piçarramento do ramal da Baixa Verde, além disso, estamos trabalhando em outros ramais e reconstruindo várias pontes para garantir o direito de ir e vir e o escoamento da produção aos nossos produtores rurais. ” Pontuou

 

Comentários

Continue lendo