fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Após mais de 25 milímetros de chuva, nível do Rio Acre aumenta quase 4 metros na fronteira da amizade

Em Xapuri, o Rio Acre está com 6,57 metros neste sábado (24), uma subida de 95 centímetros em relação ao dia anterior, quando chegou a 5,62 metros

Publicado

em

Defesa Civil de Brasileia diz que situação está sob controle ainda e que não tem nenhuma família atingida. Em Rio Branco, rio apresentou sinais de vazante.

Com o registro de chuvas nos últimos dias, o nível do Rio Acre vem oscilando nas cidades do estado. Em Brasileia, interior do Acre, o manancial aumentou quase quatro metros nas últimas 24 horas e está com 6,50 metros na medição das 9h deste sábado (24).

Na sexta-feira (23), o rio estava com 2,62 metros, segundo dados da Defesa Civil Estadual. Nas últimas 24h choveu 25,2 milímetros na cidade de fronteira com a Bolívia.

Mesmo com o aumento no nível, a situação ainda está sob controle, de acordo com o coordenador da Defesa Civil em Brasileia, Francisco Lima. Até o momento, nenhuma família foi atingida ou está desabrigada.

__________________

“As famílias começam a sair das casas aqui em Brasileia a partir dos nove ou 10 metros. Até o momento, está tudo tranquilo, estamos monitorando”, disse Lima.

__________________

Na capital acreana a situação foi de vazante. Neste sábado (24), o manancial diminuiu 14 centímetros nas últimas 24 horas. Dados da Defesa Civil Estadual apontam que na medição das 9h, o rio marcou 12,28 metros, sendo que no mesmo horário na sexta-feira (23), ele estava com 12,42 metros.

Mesmo estando mais de um metro abaixo da cota de alerta, que é de 13,50 metros, as cinco famílias que foram levadas para o abrigo,montado no Parque de Exposições Wildy Viana, vão permanecer no local.

Rio Acre estava com 2,62 metros, segundo dados da Defesa Civil Estadual. Nas últimas 24h choveu 25,2 milímetros na cidade de fronteira com a Bolívia (Foto: Marcus José)

O coordenador do órgão em Rio Branco, coronel George Santos, informou que uma das famílias pediu para voltar para casa, mas a situação deve ser avaliada.

“Até o momento, as cinco famílias continuam no abrigo. Uma família demonstrou interesse de sair. Como o rio está com 12 metros e pouco e a dois metros e pouco da cota de transbordamento, a gente está analisando se é viável o retorno”, afirmou Santos.

___________________

O rio em Assis Brasil está com 5,17 metros neste sábado, mais de 1,5 metro abaixo da marca registrada na sexta (23), quando o rio chegou a 6,74 metros.

___________________

Em Xapuri, o Rio Acre está com 6,57 metros neste sábado (24), uma subida de 95 centímetros em relação ao dia anterior, quando chegou a 5,62 metros.

No município de Capixaba, o manancial diminuiu 26 centímetros em 24 horas e chegou a 6,23 metros neste sábado. O Riozinho do Rola subiu 21 centímetros e chegou a 13,28 metros neste sábado.

Rio Iaco sai da cota de alerta

Em Sena Madureira, o Rio Iaco também apresentou sinais de vazante e saiu da cota de alerta, que é de 14 metros. Neste sábado (24), o rio está com 13,78 metros e na sexta ele marcava 14,36 metros na medição das 9 horas.

O manancial chegou a ultrapassar a cota de alerta no último sábado (17) e ficou acima da cota de transbordo, 15,2 metros, na quarta-feira (21), quando chegou a 15,58 metros.

Cerca de 20 pessoas foram levadas para dois abrigos que foram montados no Ginásio do Messias e no Ginásio Hermilton Gadelha.

Os bairros atingidos, conforme a prefeitura, são Praia do Amarílio, Cafezal, Vitória e Cidade Nova.

Rio Acre. Brasiléia/Epitaciolândia (Foto: Marcus José)

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre tem uma das maiores taxas de casos de malária e registra mais de 5 mil em 2023

Publicado

em

Acre está entre os estados com as maiores taxas de malária e representou 3,9% do total de números de casos da doença registrados na região amazônica

Comentários

Continue lendo

Acre

Caminhão carregado de farinha cai em rio e bombeiros fazem resgate a 15 metros de profundidade

Publicado

em

O Corpo de Bombeiros realizou na última semana o resgate de um caminhão carregado de farinha que caiu dentro do Rio Juruá, na cidade de Porto Walter.

O veículo, avaliado em cerca de R$ 100 mil estava carregado com 180 sacas de farinha e ao tentar descer a rampa de acesso à balsa, para descarregar a carga, perdeu os freios e caiu dentro do rio.

O veículo ficou a 15 metros de profundidade da superfície/ Foto: Corpo de Bombeiros

Os mergulhadores do Corpo de Bombeiros realizaram diversos mergulhos para fazer as amarrações necessárias para retirar o caminhão, que ficou a cerca de 15 metros de profundidade da superfície.

Os trabalhos de resgate duraram 14 horas e com o apoio de máquinas pesadas e de moradores da região, a equipe conseguiu retirar o caminhão do fundo do rio.

Comentários

Continue lendo

Acre

Vereador João Marcos Luz rebate críticas a gestão municipal

Publicado

em

Por

Durante a sessão na Câmara Municipal de Rio Branco, realizada na quarta-feira, 24, o vereador João Marcos Luz, líder do prefeito Tião Bocalom, utilizou a tribuna para rebater as declarações feitas pelo vereador Fábio Araújo em relação à gestão municipal.

“No início deste ano, por ser ano eleitoral, obviamente o debate político vai ser prioridade, porque o que nós queremos é alertar o cidadão de Rio Branco das mentiras propagadas durante 20 anos, que hoje o vereador Fábio Araújo representa aqui nesta casa.”

O vereador fez críticas ao partido de Araújo e também refutou a acusação de que o prefeito prometeu asfaltar todas as ruas da cidade, declarando que o programa em questão se chama “Asfalta Rio Branco”, e não teve promessas exageradas. “O prefeito Bocalom criou com o apoio desta casa aqui o programa asfalta Rio Branco, o nome do programa é asfalta Rio Branco, em nenhum momento ele disse vou asfaltar todas as ruas de Rio Branco, o vereador Fábio veio aqui mentir.”

Luz declarou sobre a gravidade dos problemas enfrentados pela cidade, como a insegurança e o desemprego, e criticou a oposição usando como justificativa a falta de conteúdo dela, que, segundo ele, se limita a desgastar a gestão atual. “Já disse aqui que não tem conteúdo, eles querem apenas desgastar, o vereador chamou quatro vezes o prefeito aqui de mentiroso, olha só a oposição, a postura de um opositor, não tem postura, faz oposição de qualquer jeito, atacando, querendo que não aconteça.”

Em relação ao projeto “Mil e Uma Dignidades”, Luz defendeu a atuação do prefeito e destacou os desafios enfrentados, como as enchentes e a burocracia. Ele declarou que as casas serão entregues.

“Então, se não foi possível entregar agora, certamente vai ser possível entregar no momento oportuno, e eu tenho certeza que o Ministério Público jamais será contra um projeto como esse até porque é um projeto magnífico, o prefeito Bocalom é um homem de visão e é isso que tem incomodado a população.”

Por fim, o vereador criticou a tentativa de atribuir todos os problemas ao atual governo municipal, e alegou que muitos deles foram herdados de gestões anteriores

“Querer jogar tudo nas costas da prefeitura, quer dizer que então a prefeitura tem que corrigir a lambança que o governo do estado fez, e é bom que se diga, não foi no governo do governador Gladson Cameli não, foi no governo do PT, e isso é muito grave.”

Fonte: Câmara Municipal de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo