fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Após polêmica, Acre e São Paulo entram em acordo para envio de imigrantes

Publicado

em

São Paulo reclama do transporte de imigrantes sem comunicação do Acre

Fábio Pontes

Os governos do Acre e de São Paulo, além da prefeitura paulistana, entraram em acordo sobre o envio de imigrantes caribenhos e africanos que ingressam em território brasileiro em busca de trabalho. O acordo foi fechado em reunião realizada nesta quarta-feira (27) no Ministério da Justiça, em Brasília.

Na sexta-feira, Acre encerra as 22 viagens de ônibus com imigrantes custeadas pelo Ministério da Justiça

Na sexta-feira, Acre encerra as 22 viagens de ônibus com imigrantes custeadas pelo Ministério da Justiça

A partir de agora será criada uma rede entre os Estados envolvidos para ser adotada as medidas necessárias de acolhimento dos imigrantes enviados do Acre para outras regiões do País.

O acordo foi fechado após as autoridades de São Paulo voltarem a reclamar do transporte de imigrantes para a cidade sem a devida comunicação por parte do governo do Acre, o que acabou por levar o governo estadual a procurar outros destinos para os estrangeiros, como Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS).

O secretário estadual de Desenvolvimento Social do Acre, Gabriel Maia, disse que a partir da rede, gerenciada por Brasília, haverá a integração entre todos os governos envolvidos com problemas decorrentes do fluxo migratório que se estabeleceu há cinco anos.

“O encontro foi muito positivo. São Paulo mostrou disposição em voltar a receber os imigrantes”, afirmou o secretário. Maia não soube informar quando as viagens serão retomadas. “Isso dependerá do Ministério da Justiça”, acrescentou.

O governo do Acre  anunciou que o último ônibus com imigrantes haitianos e senegaleses, com destino a Florianópolis (SC), sai de Rio Branco (AC) nesta sexta-feira (29). Com isso, o governo encerra as 22 viagens previstas custeadas por convênio com Ministério da Justiça, no valor de R$ 1 milhão.

De acordo com o secretário De Desenvolvimento Social, o objetivo é tirar o Acre da rota dos imigrantes. O governo federal promete ampliar o numero de vistos emitidos pela embaixada brasileira na capital do Haiti, Porto Príncipe.

“Desta forma, esperamos que os imigrantes desembarquem direto nas cidades de destino, sem a necessidade de fazer a rota passando pelo Panamá, Equador, Peru e Bolívia até o Acre”, disse o secretário.

Na próxima semana, funcionários do Ministério da Justiça irão se encontrar com autoridades dos três países vizinhos para ações conjuntas de combates aos “coiotes” que aliciam os haitianos para entrar no Brasil.

Comentários

Continue lendo

Acre

Procon realiza palestra sobre direitos básicos do consumidor para estudantes de instituição de ensino superior

Publicado

em

Por

Abordando os direitos básicos do consumidor, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC), por meio do Núcleo de Educação para o Consumo, realizou na última terça-feira, 7, uma palestra para alunos da Universidade da Amazônia (Unama), na sede da instituição de ensino.

Alunos puderam adquirir conhecimentos sobre os direitos dos consumidores. Foto: Emely Azevedo/Procon

A atividade teve como objetivo principal orientar os discentes, além de explicar e reforçar o papel do Procon/AC na proteção e defesa dos consumidores e de seus interesses. Na ação, os alunos puderam adquirir conhecimentos sobre a leis, direitos e deveres, além dos métodos para participar ativamente e com segurança no mercado de consumo, sabendo, se necessário, empreender a ação efetiva para resolver eventuais problemas que possam surgir nas relações de consumo. A atividade também contou com a presença do mascote do Procon/AC, Procônsu, entrega de material educativo e orientação acerca do atendimento realizado pelo Procon  para os alunos.

O chefe de fiscalização do Procon/AC, John Lynneker, ministrou a palestra e destacou que a ação cumpre a função do Procon/AC, que também é levar conhecimentos acerca da pauta consumerista às instituições de ensino, para conscientização do público em formação.

“É um papel fundamental que está previsto na defesa do consumidor, visando a harmonização das relações de consumo, que é levar conhecimento para o público de ensino superior, pois será ele que, no futuro, irá trabalhar com a defesa do consumidor, principalmente os operadores do Direito que irão atender os anseios da população e defendê-la no que for possível”.

A aluna do 7º período do curso de Direito, Erolayne Rodrigues, participou da ação e destacou que, para ela, a atividade teve um  grande significado por conta das informações que foram repassadas.

“Por intermédio do Procon, conhecemos mais sobre nossos direitos e como lutar para defendê-los. Como acadêmica de Direito, posso afirmar que irá ajudar bastante na minha vida profissional, e que devemos exigir o respeito que as leis asseguram”, enfatizou.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo do Acre participa do 6º Simpósio Internacional de Segurança

Publicado

em

Por

O Estado do Acre, por meio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), participou nesta quarta-feira, 8, do 6º Simpósio Internacional de Segurança, em Brasília.

Acre participa do 6º Simpósio Internacional de Segurança. Foto: Ascom/Sejusp

Nesta edição, o encontro discute inteligência, inovação e tecnologia no combate à criminalidade. O titular da Sejusp, coronel José Américo Gaia, destaca que a busca por um Estado cada vez mais moderno e que possa atuar de maneira efetiva no combate à criminalidade torna o simpósio um evento único, que debate barreiras e encontra soluções.

Simpósio teve a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski (à esquerda). Foto: Ascom/Sejusp

“Estamos aqui reunidos com objetivo de termos um futuro mais seguro e inovador, e destacamos a importância dessa troca de experiências com especialistas de segurança pública de outros países, além de podermos também contribuir, mostrando o que o Acre tem de inovador no âmbito do combate à criminalidade”, explicou.

Secretário de Justiça e Segurança Pública do Acre, coronel José Américo Gaia. Foto: Ascom/Sejusp

O simpósio reuniu centenas de especialistas em segurança pública, empresários, representantes de instituições policiais e organizações da sociedade civil, todos com intuito de debater e difundir informações que promovam o aperfeiçoamento do combate ao crime nas cidades e nas fronteiras.

A reunião está totalmente focada em apresentar e demonstrar as mais modernas soluções tecnológicas de segurança existentes no Brasil e no mundo.

Entre as autoridades estavam o delegado-geral da Polícia Civil do Acre José Henrique Maciel, que prestigiou os painéis e apresentações. O ministro da Justiça e segurança pública, Ricardo Lewandowski, também participou do evento e destacou a importância da segurança pública para o país.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Procurador-geral preside reunião ordinária do GNCCRIM

Publicado

em

Por

O Grupo Nacional dos Coordenadores de Centros de Apoio Operacional Criminal (GNCCRIM) realizou nesta terça-feira, 7, uma reunião ordinária em formato virtual. O procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro do Nascimento, que coordena o grupo, presidiu a reunião, acompanhado da promotora de Justiça Aretuza de Almeida, coordenadora do Caop Criminal do MPAC.

O encontro teve como tema principal a implementação da figura do juiz das garantias, introduzida pelo Pacote Anticrime de 2019. Foram discutidos os desafios trazidos pela implementação para a atuação do Ministério Público brasileiro, especialmente no que diz respeito à organização do órgão para o acompanhamento nas diferentes fases do processo criminal.

Danilo Lovisaro, que preside o GNCCRIM desde maio de 2023, ressaltou a importância das interações promovidas pelo grupo para o aperfeiçoamento da atuação na área criminal.

“É sempre uma grande satisfação participar dos encontros deste seleto grupo, que possui grande importância dentro do CNPG. O papel do GNCCRIM é fundamental para formarmos posições em diversas questões, e os encontros proporcionam um grande crescimento profissional devido ao alto nível das discussões”, afirmou.

Sobre o GNCCRIM

O Grupo Nacional de Coordenadores de Centro de Apoio Criminal (GNCCRIM), órgão do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG), foi criado por deliberação do CNPG em reunião ordinária realizada em 09/10/2018. É composto pelos coordenadores de Centro de Apoio Operacional Criminal dos Ministérios Públicos dos Estados ou órgãos equivalentes do Ministério Público dos Estados e da União.

Atuando em âmbito nacional, o grupo tem por finalidade promover a unificação de entendimentos para a atuação articulada e planejada do Ministério Público na esfera criminal, formular estratégias para melhor combater a criminalidade, estimular a produção de material de apoio, artigos científicos, notas técnicas e diretrizes de atuação, manter permanente interlocução e desenvolver parcerias com a sociedade civil organizada, especialmente com as entidades não governamentais, inteirar-se nas esferas nacional, estadual e municipal das políticas fixadas em matérias criminais, e enviar ao CNPG propostas de anteprojetos de lei que tenham por objetivo aprimorar ou redefinir matérias e procedimentos criminais.

Texto: Hudson Castelo
Fotos: Deyvisson Gomes
Agência de Notícias do MPAC

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Continue lendo