fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Apresentação de indicações e votação de projeto marca última sessão antes do recesso na Câmara de Brasileia

Publicado

em

DSC_0720

Assessoria de Comunicação – CMB

A Câmara Municipal de Brasileia realizou na manhã desta terça-feira (30), a Décima oitava sessão ordinária do ano de 2015. Estavam presentes os vereadores Rosildo Freitas (PT), Erizete Lima (PT), Fernanda Hassem César (PT), Carlos Armando (PSB), Joelson Pontes (PP), Bil Rocha (PMDB), Marivaldo Oliveira (PMDB), Rogério Pontes (PMDB), Tereza Xavier (PT), Marquinhos Tibúrcio (PSDB) e o presidente, Mário Jorge (SDD).

Vereador Bil Rocha (PMDB)

Vereador Bil Rocha (PMDB)

Em uso a Tribuna o vereador Bil Rocha (PMDB) iniciou seu pronunciamento parabenizando o prefeito de Epitaciolândia, Handré Hassem, pela realização da III Expolândia. “O prefeito e sua equipe realizou uma festa muito bonita e organizada, onde a comunidade pôde prestigiar três dias de uma bela festa cultural”, elogiou. E solicitou Moção de aplauso ao atleta Alcione Marcelino pelo empenho na área do esporte. “Essa homenagem à ele é muito justa, uma vez que o mesmo representa muito bem o esporte”. Solicitou que o Executivo realize trabalho paliativo na Rua Olegário França. “Não precisa nem mesmo ser engenheiro para saber o que precisa ser feito naquela rua”, enfatizou. O vereador solicitou que a prefeitura coloque tela no campo localizado no residencial Jatobá. E apresentou indicação para que a prefeitura de Brasileia providencie areia para a quadra localizada no parque centenário. “As pessoas tem que se deslocar para Epitaciolândia para fazer suas caminhadas, e os atletas estão indo para a quadra do bairro José Braúna para jogar bola, uma vez que naquele parque não há mais condições”, afirmou. O vereador pediu que a secretaria de obras realize trabalho de limpeza na Travessa Bujarí e que reponha as lâmpadas dos postes do bairro José Braúna. Que seja enviado documento às empresas que estão realizando trabalho de calçamento em Brasileia, para que a mesma informe o motivo de a obra ter parado E apresentou indicação para que a Prefeitura coloque a tampa de um bueiro localizado no final da praça do ginásio de Brasileia.

Vereador Carlos Armando (PSB)

Vereador Carlos Armando (PSB)

O vereador Carlos Armando (PSB) apresentou indicação para que a prefeitura de obras realize trabalho de melhoramento na Rua da antiga Maçonaria. “Após a alagação somente foi feita a retirada de lixo, mas a rua não foi contemplada com nenhuma melhoria”, disse. E solicitou que a prefeitura realize trabalho no parque centenário, sobretudo em relação a limpeza. “Estão tirando areia da passarela e jogando na grama. Ou seja, limpando um local e sujando outro”. Pediu que seja realizado trabalho de limpeza no quilômetro 26. “Da mesma forma ali, a limpeza foi feita em alguns locais. A equipe tem que voltar lá e realizar o trabalho completo”, afirmou. Que a Eletrobrás retire a taxa de iluminação pública para os moradores da zona rural, que está sendo cobrada indevidamente. E apresentou indicação para que o Deputado Federal César Messias aloque recursos para construção de uma rampa para os ribeirinhos. E parabenizou o DNIT pelo trabalho de reparo na BR-317. E solicitou operação tapa buracos no bairro Ferreira Silva. Apresentou indicação para que a Secretaria Estadual de Obras Públicas (SEOP) informe como ficará os trabalhos referentes a encosta do Rio Acre. E que o Governo do Acre realize serviço de manutenção no serviço do programa Floresta Digital. E finalizou solicitou que também seja feita manutenção do Canal 2, em Brasileia. Solicitou que a OI informe o motivo da não abertura de sinal de internet no município. “Nós gostaríamos de saber quando a empresa abrirá sinal para novas redes de internet para atender a comunidade que procura esse serviço”, finalizou.

Vereadora Erizete Lima (PT)

Vereadora Erizete Lima (PT)

Em uso à Tribuna a Vereadora Erizete Lima (PT) apresentou indicação para que seja retirado o lixo entulhado na Avenida Manoel Marinho Monte. “A avenida tem um aspecto de abandono, com acúmulo de muito lixo, o que é muito ruim para nossa cidade”, afirmou. E solicitou que a secretaria de obras disponibilize um carro pipa para aguar a quadra de esportes do quilômetro 26. “Foi colocada a grama e com o sol a mesma já está ficando comprometida para a prática esportiva”. A vereadora falou a respeito do aniversário de Brasileia e criticou a falta de divulgação a respeito se há ou não alguma comemoração. “É um desrespeito com esta Casa e com a comunidade, que não tem conhecimento sobre os festejos em alusão ao aniversário de Brasileia”, criticou.

Vereadora Fernanda Hassem César (PT)

Vereadora Fernanda Hassem César (PT)

A vereadora Fernanda Hassem César (PT) apresentou indicação para que a Eletroacre informe os critérios utilizados pela empresa para o corte de energia elétrica. “Não estou aqui falando de isenção, mas sim dos critérios para a realização da suspensão do fornecimento de energia”. Solicitou que o DEPASA realize ampliação da rede de água no loteamento José Peixoto. A vereadora apresentou indicação para que a prefeitura de Brasileia informe o que foi feito com os equipamentos existentes na antiga pousada Vila Brasília. “Não sei até que ponto vamos ficar vendo os desmandos nessa administração”, comentou. A vereadora falou a respeito do processo licitatório da construção do Centro Cultural Sebastião Dantas, e apresentou indicação pedindo informações. Fernanda Hassem solicitou que a secretaria de Agricultura informe a respeito do calendário de mecanização. E que a mesma secretaria informe sobre o programa Horta Familiar. E que a prefeitura, através da secretaria de agricultura retome o serviço do caminhão para atender a comunidade do quilômetro 13. E que a secretaria de Obras providencie iluminação pública para os bairro que estão às escuras. Sobre o quilômetro 19, a vereadora mencionou a situação do aterro no referido local. “Aquela escola, a população não pode receber sem que seja revisto aquele aterro”. Com relação ao maquinário que chegou na secretaria de obras e foi entregue para a comunidade, a vereadora mencionou o descaso com alguns maquinários do município.

Vereador Joelson Pontes (PP)

Vereador Joelson Pontes (PP)

O vereador Joelson Pontes (PP), no Grande Expediente, apresentou indicação para que o Procon móvel venha ao município de Brasileia, uma vez que o código de defesa do consumidor não tem sido cumprido por parte de algumas empresas. E parabenizou o prefeito de Epitaciolândia, André Hassem, pela realização da III Expolândia. O vereador solicitou que a empresa OI providencie manutenção no orelhão localizado no quilômetro 52. E finalizou sugerindo à Câmara de Brasileia que promova alguma solenidade em comemoração ao aniversário do município de Brasileia.

Vereador Marquinhos Tibúrcio (PSDB)

Vereador Marquinhos Tibúrcio (PSDB)

O vereador Marquinhos Tibúrcio (PSDB) usou a Tribuna para apresentar indicação solicitando que a secretaria de obras providencie troca de lâmpadas na Rua José Aon. E solicitou do gabinete do Senador Gladson Cameli para que o mesmo aloque recurso para a construção da sede dos taxistas. E que a secretaria de obras realize trabalho de melhoria na quadra da escola do quilômetro 26. Solicitou trabalho de reposição de lâmpadas na quadra do bairro Ferreira Silva. E apresentou indicação para que o Governo do Estado informe sobre a construção da nova ponte que ligará Brasileia a Epitaciolândia. Marquinhos utilizou a Tribuna para solicitar que o DETRAN fiscalize o trânsito na ponte José Augusto, sobretudo nos horários de maior fluxo de veículos. Que o coordenador do Programa Luz Para Todos informe quais os ramais que foram contemplados com o referido programa.

Vereador Rosildo Freitas (PT)

Vereador Rosildo Freitas (PT)

O vereador Rosildo Freitas (PT) solicitou que o município realize trabalho de melhoramento na academia do parque centenário. Que providencie conserto da ambulância do quilômetro 26. E sobre o transporte destinado a tratamento de saúde, o vereador disse que constantemente pede apoio das pessoas que tem que se deslocar a Rio Branco. E apresentou indicação solicitando que a prefeitura dê continuidade a construção do posto de saúde do quilômetro 19. E solicitou que o Governo do Estado dê auxílio aos produtores de frango em relação a taxa de energia. “Da forma que está sendo cobrada a energia, ficará inviável os produtores de frango continuar com esse trabalho, visto que o talão vem muito caro”, disse.

O presidente da Câmara de Brasileia, Mário Jorge Gomes Fiesca (SDD) apresentou indicação para que a secretaria de educação providencie merenda suficiente para a escola rural Osana Sales. E que a secretaria de saúde tome providência em relação ao material que o agente comunitário de saúde deve entregar à comunidade. “Segundo os moradores, há alguns meses não estão sendo distribuídos matérias como preservativos para a comunidade”. O presidente falou da importância da construção de uma ponte no ramal do quilômetro 59. E solicitou que a prefeitura realize trabalho de melhoramento no trecho entre a residência do Senhor Zé Maria Peruano, até a residência do senhor Maranhão, no quilômetro 59. Com relação ao bairro Marcos Galvão, Mário Jorge falou que mesmo tentando solucionar o problema da ponte no referido bairro, mas a demora nesse tipo de trabalho é preocupante. Sobre a iluminação pública do bairro Marcos Galvão, Mário Jorge falou da necessidade de reposição das lâmpadas, em caráter de urgência. “Aproximadamente a metade do bairro está às escuras, o que requer providências urgentes por parte do poder público”, finalizou.

Mário Jorge Gomes Fiesca (SDD)

Mário Jorge Gomes Fiesca (SDD)

 

 

 

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Polícia investiga causa da morte de colono encontrado em ramal de Brasiléia

Publicado

em

A Polícia Civil do município de Brasiléia está investigando a causa da morte de um colono, cujo corpo foi localizado em um ramal dentro da selva, que tem acesso pelo km 19 da BR 317 (Estrada do Pacífico), sendo mais 60 quilômetros até o local.

Segundo foi informado, a vítima que foi identificada como Irineu Ferreira, de 44 anos, estaria caminhando pelo ramal sozinho e pode ter sofrido um mal súbito e caído, indo a falecer momentos depois.

Somente foi localizado no final do dia desta terça-feira (26), quando uma pessoa passava pelo local. Acreditam que possa ter sido uma morte natural, uma vez que seus pertences estavam próximo ao corpo e não havia sinais de luta, ou perfurações pelo corpo.

Juntamente com apoio de uma guarnição da Polícia Militar, o corpo do colono foi resgatado e levado para o Instituto Médico Legal – IML, na Capital, onde passará por uma equipe médica forense, para tentar descobrir a verdadeira causa da morte.

Somente após os procedimentos, o corpo seria liberado aos familiares para realizarem seu sepultamento.

Comentários

Continue lendo

Acre

OCA passa a oferecer serviços do TRE nas unidades de Cruzeiro do Sul e Xapuri

Publicado

em

A Organização em Centros de Atendimento (OCA), firmou, nesta segunda-feira, 25, mais uma vez seu compromisso com o atendimento público, por meio da parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desta vez visando ampliar os serviços eleitorais aos moradores de Cruzeiro do Sul e Xapuri.

OCA e TRE assinam termo de cooperação entre instituições. Foto: Arquivo/TRE

Assim, o secretário de Estado de Administração do Acre, Paulo Roberto Correia da Silva; a diretora da OCA, Fran Brito; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), desembargador Júnior Alberto; o vice-presidente e corregedor, desembargador Laudivon Nogueira; realizaram a assinatura do termo de cooperação entre as instituições, expandindo a oferta de serviços eleitorais. Louise Santana, juíza auxiliar da presidência, também esteve presente no evento.

Os atendimentos operacionais nas unidades de Cruzeiro do Sul e Xapuri iniciaram nesta terça-feira, 26, e já contavam com grande procura da comunidade. Vale ressaltar que a demanda dos serviços eleitorais é significativa. Apenas no primeiro trimestre de 2024 mais de 4 mil cidadãos já foram atendidos na Central de Rio Branco.

“Essa iniciativa é de grande importância para a população. Por meio dela ampliamos as oportunidades para que os cidadãos de Cruzeiro do Sul e Xapuri assegurem seus direitos eleitorais de forma prática e acessível”, enfatizou o secretário de Administração, Paulo Roberto Correia.

Atendimentos operacionais nas unidades de Cruzeiro do Sul e Xapuri iniciaram nesta terça-feira, 26. Foto: Arquivo/TRE

“Nosso objetivo é garantir comodidade e qualidade ao cidadão. Ter a parceria do TRE é muito importante, porque é um serviço muito procurado pela população” afirmou a diretora da OCA, Fran Brito.

“É muito importante toda iniciativa que amplie as possibilidades de as pessoas garantirem seus direitos. É isso que nós temos buscado aqui no TRE. Agradecemos ao secretário de Administração e à diretora da OCA por firmar mais uma parceria, e que possamos continuar oferecendo serviço de qualidade para a população”, ressaltou o presidente do TRE-AC, desembargador Júnior Alberto.

Apenas no primeiro trimestre de 2024 mais de 4 mil cidadãos já foram atendidos na Central de Rio Branco. Ludymila Maia/OCA

O vice-presidente e corregedor eleitoral frisou a importância da parceria estabelecida. “Neste momento a parceria é imprescindível, pois ampliamos a oportunidade de o cidadão regularizar sua situação eleitoral antes do fechamento do cadastro eleitoral, que será em 8 de maio”, enfatizou o desembargador Laudivon Nogueira.

Comentários

Continue lendo

Acre

Terremoto de magnitude 5,1 é registrado no interior do Acre; moradores sentiram tremor

Publicado

em

Um abalo sísmico de magnitude 5,1 atingiu Marechal Thaumaturgo, no interior do Acre, nesta manhã de quarta-feira (27). O terremoto foi detectado pelo Centro Sismológico Euro-Mediterrânico por volta das 9h16, a uma profundidade de 35 km.

Nathielle Menezes, funcionária de uma mercearia local, relatou ao portal G1 Acre que estava trabalhando quando sentiu o abalo, mas ela e seus colegas inicialmente pensaram se tratar de um deslizamento na margem do Rio Juruá.

“Só que não foi um balanço comum, porque a gente está acostumado aqui em Marechal com tremor de terra mais fraco. Hoje, não. Foram duas pancadas, mas foram bem fortes”, relembra. Ela ainda disse que pensou que uma janela de vidro do estabelecimento onde ela trabalha iria quebrar durante o tremor.

Outros moradores também perceberam o terremoto. Segundo ela, o tremor durou menos de um minuto, mas “pensava em iria morrer”. “No momento a gente nem se tocou que era um tremor, a gente achava que era o barranco que ia caindo, depois entendemos que era um terremoto”, completa.

Comentários

Continue lendo