fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Associação acusa Saúde do Acre de negligência em morte de bebê

Publicado

em

Bebê de 11 meses com sopro no coração aguardava transferência.
Gerente de hospital diz que vaga no TFD é escolhida por sistema nacional.

G1/ac

O presidente da Associação Nacional de Defesa do Consumidor (Andecon) Rodnei Lafaete vai entrar com uma representação junto ao Ministério Público Estadual (MPE) por eventual prática de improbidade administrativa por parte da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre). Para ele, houve negligência do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) no caso da bebê de 11 meses, portadora de síndrome de Down e com um sopro no coração de 1 mm, que aguardava transferência do Acre para um hospital fora do estado.

Isabella morreu no dia 19 deste mês (Foto: Ismael Ferreira / Arquivo Pessoal)

Isabella morreu no dia 19 deste mês (Foto: Ismael Ferreira / Arquivo Pessoal)

Isabela foi internada no dia 14 de maio na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital da Criança de Rio Branco.  Segundo Lafaete, apesar de a criança ter uma vaga garantida no Instituto do Coração (Incor) na cidade de São Paulo, para a realização da cirurgia de correção do problema cardíaco, o TFD não realizou os trâmites burocráticos necessários para garantir a transferência da criança a tempo. O bebê morreu no último dia 19.

“Eu posso afirmar com certeza que houve negligência por parte da Secretaria Estadual  de Saúde do Acre, tendo em vista que retardaram, demoraram, burocratizaram um ato que deveria ter sido feito de imediato. Eu vou representá-los (os pais de Isabela) e tenho como provar que se o TFD do Acre tivesse sido competente, e feito a parte dele, ela teria sido transferida muito antes”, afirma.

Em entrevista concedida ao G1 no último dia 20, após a morte da criança, Ana Carvalho, coordenadora do Complexo Regulador da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) afirmou que a viagem de Isabela já estava autorizada, no entanto, ela não viajou pois não havia vaga na UTI do hospital para onde a paciente seria transferida, na cidade de Recife.

Porém, de acordo com o presidente da Andecon,  o médico pediatra que acompanhava o bebê já havia enviado desde o dia 10 de maio um encaminhamento recomendando a transferência da paciente para o Incor em caráter de urgência, dado a gravidade do caso.

“Com esse laudo do médico, mais um relatório do Hospital da Criança, o TFD deveria mandar a documentação para São Paulo, o que não foi feito. Por que estavam tentando vaga em Recife se em São Paulo já estava garantida?”, questiona.

Saúde rebate
A gerente-geral do Hospital da Criança do Acre, Lorena Seguel, explica que o local para onde o paciente deve ser encaminhado para fazer o tratamento fora de domicílio não é escolhido à nível local, mas por meio de um sistema de regulação. “No sistema de regulação que a gente tem por obrigação de seguir, os nomes são lançados e o próprio sistema regula o paciente. A gente não interfere no sistema, automaticamente ele procura o local mais próximo e onde a vaga está disponível mais cedo”, fala.

Sobre o quadro de saúde do bebê, Lorena garante que houve todo o acompanhamento necessário. E além de ser aguardada a vaga, Isabella apresentava um problema de broncoespasmo, falta de ar, que deixava a viagem um pouco mais delicada. O avião precisava ser equipado com ôxigênio.

“Aguardávamos duas coisas: a vaga e que o avião com oxigênio estivesse disponível. Nesse ínterim, a criança teve uma piora no quadro infeccioso, mesmo porque ela não tinha só o problema da cardiopatia, mas tinha um broncoespasmo, que é a falta de ar. E a infecção dela não regredia. Por isso, naquele momento, a criança não estava em condições de viajar”, explica.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura encerrou atendimento humanitário no Parque de Exposição às vítimas da enchente

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco concluiu oficialmente o atendimento humanitário no Parque de Exposição, com um custo de aproximadamente R$ 35 milhões, em despesas relacionadas à enchente e assistência aos desabrigados. A medida foi anunciada pelo prefeito, acompanhado de secretários e diretores municipais, durante uma coletiva de imprensa realizada na tarde dessa terça-feira (26).

Na ocasião, o prefeito prestou contas dos trabalhos realizados nos 11 abrigos mantidos pelo Poder Público Municipal, destacando a construção de 935 boxes para abrigar famílias e 235 para animais domésticos. Ele expressou gratidão aos envolvidos e elogiou a condução das operações.

“Garantimos o recurso necessário para amenizar a situação” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“Essa é minha função, minha função não é tirar fotografia dentro da água para dizer que estou ali ajudando na alagação. Ajudar na alagação é botar dinheiro e é isso que, como prefeito, eu procurei fazer, garantir o recurso necessário para amenizar a situação crítica de cada morador”, afirmou o prefeito.

Além do suporte financeiro, o Município disponibilizou o aluguel social para famílias que não puderam retornar para suas residências. As últimas famílias deixaram o parque de exposição no último sábado (23).

Os recursos enviados pelo Governo Federal serão direcionados para a segunda fase da assistência humanitária, coordenada pela Defesa Civil Municipal, que incluirá distribuição de alimentos, kits de higiene e mapeamento de áreas de risco.

Frank: “Estivemos o mais próximo possível das pessoas” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“Nós tomamos a decisão de transferir o gabinete do prefeito para dentro do parque, para que pudesse estar mais próximo possível daquelas pessoas que estavam passando por situação de vulnerabilidade”, explicou Frank Lima, chefe de gabinete da prefeitura.

Os esforços foram divididos entre as secretarias, com cada uma delas responsável por uma área específica, desde os primeiros atendimentos da Defesa Civil até os cuidados com os animais pela Secretaria de Saúde.

“A Secretaria de Saúde também atendeu nos abrigos. Nós estávamos todos os dias, visitando, realizando consultas, levando atendimento a todas as pessoas que estavam abrigadas também nas escolas”, destacou Sheila Andrade, secretária municipal de Saúde.

O encerramento das atividades no parque de exposição marca uma etapa importante no apoio às famílias afetadas pela enchente, evidenciando a atuação conjunta e coordenada do poder público em momentos de crise.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre terá equipe no Campeonato Brasileiro Júnior e Elite em Palmas

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Endril Lima é um dos ciclistas acreanos na disputa do Brasileiro

O ciclismo acreano terá uma equipe na disputa do Campeonato Brasileiro de Ciclismo Júnior e Elite, competição programada entre os dias 26 e 30 de junho em Palmas, Tocantins.

Segundo o presidente da Federação Acreana de Ciclismo (FAC), Tuxauá Marques, os atletas foram surpreendidos com a informação no início da noite desta sexta, 28, no Parque do Tucumã.

“Convocamos os atletas para uma reunião surpresa. Eles não sabiam da formação da equipe para o Brasileiro. Sem dúvida essa é mais uma grande notícia para o nosso ciclismo na temporada de 2024”, afirmou Tuxauá Marques.

Provas definidas

Tuxauá Marques confirmou as disputas com provas de Estrada e Circuito.

“Vamos com uma equipe fortíssima para um Brasileiro com os melhores atletas. Temos uma nova geração trabalhando com estrutura e melhores condições de treinamento. A nossa meta é começar a conquistar resultados em nível nacional”, avaliou o presidente.

Equipe acreana

Alannis Victória (Viking)

Letícia Macedo (Casa Araújo)

Marcos Daniel (Viking)

Rian Pereira (Viking)

Danilo Araújo (RBR Racing)

Mauro Henrique (Honda)

Carlos Eduardo (Honda)

Endril Lima (Mega Giro)

Comentários

Continue lendo

Acre

Polícia militar realizou passagem de comando do 5º Batalhão do Acre

Publicado

em

Na manhã desta terça-feira, 26 de março, a Gestora de Organismos de Políticas para Mulheres (OPM), Suly Guimarães, marcou presença representando a Prefeita Fernanda Hassem na cerimônia de transição de comando do 5º Batalhão de Polícia Militar. O evento, que teve lugar em Brasiléia, foi prestigiado por diversas autoridades dos âmbitos estadual, municipal e federal.

O destaque da ocasião foi a passagem de comando do Major Wallace para o Capitão Thales Rafael, que assumirá o posto de comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar. Natural de Brasiléia, o Capitão Thales retorna à corporação pela segunda vez e expressou gratidão ao comando da Polícia Militar do Acre por confiar-lhe essa importante missão.

A cerimônia representou não apenas uma mudança de liderança na unidade militar, mas também um momento de reconhecimento e apoio das autoridades presentes às forças de segurança do estado.

Comentários

Continue lendo