Bate boca entre vereadores de oposição esquentou na ultima sessão ordinária

Assessoria CMB

Sessão na Câmara da cidade de Brasiléia foi agitada entre os vereadores - Foto: oaltoacre/arquivo
Sessão na Câmara da cidade de Brasiléia foi agitada entre os vereadores – Foto: oaltoacre/arquivo

A sessão que aconteceu nessa ultima terça-feira (5),  Contou com a presença de 10 parlamentares e uma grande plateia. A mesma foi presidida pela vice-presidente da Câmara, a vereadora Tereza Xavier (PT). O presidente, vereador Mário Jorge (PSB), estava participando de um seminário do Tribunal de Contas do Acre na Capital.

Os trabalhos dos edis começaram por volta das 08:30, onde nove vereadores usou a tribuna, com exceção do vereador marquinhos. Era pra ter sido uma sessão pacífica, mas se tornou-se uma sessão conturbada.

Vereador Banadito "Bil", do PMDB - Foto: Assessoria
Vereador Banadito “Bil”, do PMDB – Foto: Assessoria

O vereador Bil (PMDB), foi primeiro a usar a tribuna no grande expediente, fazendo suas indicações. Pediu que a secretaria de obras fizesse reparos na Rua Praia Linda, e que a Câmara envie documento para resolver a situação dos bancos, pois os clientes estão insatisfeito com o atendimento e o espaço físico.

Solicitou que a secretaria de obras faça limpeza na quadra Dona Ica e pediu reparos da rua 5 de Dezembro no entorno da quadra. Voltou a falar da situação da avenida Manoel Marinho Montes. O vereador disse ainda que em visita a Escola Socorro Frota, presenciou a situação de bueiros estourados e o mal cheiro de fezes.

Solicitou  melhorias no Ramal do Porto Carlos na ladeira do km 11 e 12. Finalizou seu pronunciamento parabenizando o Governo do Estado pelos recursos que serão disponibilizado ao município de Brasiléia.

Vereador Carlinho do Pelado, do PSB - Foto: Assessoria
Vereador Carlinho do Pelado, do PSB – Foto: Assessoria

O vereador Carlinhos do Pelado (PSB), deu inicio a seu pronunciamento pedindo que a prefeitura em parceria com a Secretaria de Obras, faça reparos no km 18, solicitou que desobstrua um bueiro na Avenida Rui Lino próximo a Unopar, pois o mesmo acumula muita agua.

Pediu que o Governo do Estado junto com o Depasa, faça melhorias na rua Gorete Castro e que a Prefeitura envie informação de quanto o Município arrecada de ISS. O vereador pediu que a prefeitura informe em qual situação esta a o projeto de duplicação da avenida Doutor Manoel Marinho Montes.

Colocou que a prefeitura crie no município o “BRTRANS” um órgão que fiscaliza a manutenção das ruas e de placas. Reivindicou a Prefeitura que seja feito um paliativo no ramal Santa Luzia e Arraial dos Burros, falou da necessidade de um box da PM na comunidade do km 26 e dos circulares para transporte de pessoas.

Vereadora Erizete Lima, do PT - Foto: Assessoria
Vereadora Erizete Lima, do PT – Foto: Assessoria

A vereadora Erizete Lima (PT), iniciou prestando uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher aproveitou seu tempo na tribuna para ler uma linda mensagem de amor e carinho. Comentou da emenda do projeto dos motos taxi, criticou as condições dos ramais e mais uma vez pediu que fosse dada melhorias dos que transportam alunos, pois eles ficam numa situação difícil para ir à escola. Finalizou parabenizando os recursos disponíveis para o município.

Vereadora Fernanda Hassem do PT - Foto: Assessoria
Vereadora Fernanda Hassem do PT – Foto: Assessoria

A vereadora Fernanda Hassem (PT), falou do Projeto do Plano Diretor e do Código Sanitário para o Município. Falou do investimento de 145 milhões de reais para Brasiléia e cobrou as proposta de ações de 2013 da prefeitura.

Outra vez foi colocado à questão do serviço de ultrassonografia e fisioterapia para os postos.

Pediu mais apoio nas quadras de esportes nos bairros, solicitou que a Prefeitura em parceria com os órgãos competentes coloque guardas de transito nas escolas em horário de pico, principalmente na Vitória Salvatierra e Getúlio Vargas. A vereadora concluiu parabenizando o dia internacional da mulher.

Vereador Ivonaldo, do PRP - Foto: Assessoria
Vereador Ivonaldo, do PRP – Foto: Assessoria

O vereador Ivonaldo (PRP), usou seus 15 minutos falando da situação da ponte e no pequeno reparo que foi feito no hospital de Brasiléia, que precisa ser feito. Falou que a prefeitura já esta solucionando a situação da Escola Socorro frota na questão do mau cheiro causado pelos bueiros.

Pediu que a prefeitura em parceria com o Depasa, tome providencia na limpeza de esgotos, que secretaria de obras faça a manutenção do ramal do km 38 até a beira do Rio Acre, pois os alunos tem dificuldade de ir para escola, solicitou que a prefeitura em parceria com a oi empresa de telefonia esteja  viabilizando telefonia e internet no ramal do polo, pediu que a Seaprof envie o calendário de estoca deste ano, concluiu deixando a preocupação das condições salarias do ACSs.

Vereador Joelso Ponte, do PP - Foto: Assessoria
Vereador Joelso Ponte, do PP – Foto: Assessoria

O vereador Joelso Pontes (PP) deu inicio ao seu pronunciamento falando do piso salarial dos ACS, em seguida pediu que a prefeitura através da secretaria de saúde viabilize um agente de saúde para o assentamento porto Carlos no km 65, solicitou melhorias e iluminação nos bairros principalmente na praça da sumaúma  próximo as mangueiras. Falou dos problemas na telefonia e que seja feita a manutenção dos orelhões principalmente o do km 52,Pois muitos estão com problemas, e que seja colocado um orelhão no km 60. Pediu a manutenção da Rua Enestino Amaral, falou da preocupação com a ambulância do município, pediu que seja feito uma reunião com os órgãos de produção para uma debate para melhorias dos produtores, finalizou parabenizando o dia da mulher.

Vereador Marivaldo, do PMDB - Foto: Assessoria
Vereador Marivaldo, do PMDB – Foto: Assessoria

O vereador Marivaldo do (PMDB) iniciou falando dos problemas que vem acontecendo com relação aos esgotos próximo a escola Socorro Frota e disse que o tatuzão já esta na cidade para realizar os problemas de esgotos.

O vereador falou do plano de ação que já esta sendo elaborado pela Prefeitura, se pronunciou a respeito da Avenida Manoel Marinho Montes. Pediu  fiscalização a respeito dos livros achado no lixo da escola KJK e reivindicou que a prefeitura coloque luz nos box, localizados atrás do mercado.

Vereador Rosildo, do PT - Foto: Assessoria
Vereador Rosildo, do PT – Foto: Assessoria

O vereador Rosildo (PT) falou a respeito da Semana da Mulher e das condições do piso salarial dos ACS. O vereador falou também da Feira do Peixe que será realizado no Município. Deu inicio a suas indicações pedindo uma comissão para fiscalizar os recursos da Prefeitura e mais uma vez pediu ao Poder Público uma campanha de conscientização do motorista de caminhão, segundo o representante municipal, os profissionais levam combustível em meio de alimento juntamente com crianças, etc.

Por sua vez, falou das condições dos ramais que transporta alunos e pediu um plano estratégico para o comércio de Brasiléia, concluiu pedindo que seja criado a Secretaria da Mulher no Município de Brasiléia.

Vereadora Tereza Xavier, do PT - Foto: Assessoria
Vereadora Tereza Xavier, do PT – Foto: Assessoria

A vereadora Tereza Xavier (PT),  que estava como Presidente da Câmara na ausência do presidente Mário Jorge, se pronunciou prestando Homenagem ao Dia da Mulher, em seguida pediu que crie um Projeto de Lei que beneficie os idosos no transporte de caminhão, falou da transparência que trará a suspenção do Decreto com relação as licitações, cobrou da Prefeitura que apresente documentos para os vereadores.

Comentários