fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Bate boca entre vereadores de oposição esquentou na ultima sessão ordinária

Publicado

em

Assessoria CMB

Sessão na Câmara da cidade de Brasiléia foi agitada entre os vereadores - Foto: oaltoacre/arquivo

Sessão na Câmara da cidade de Brasiléia foi agitada entre os vereadores – Foto: oaltoacre/arquivo

A sessão que aconteceu nessa ultima terça-feira (5),  Contou com a presença de 10 parlamentares e uma grande plateia. A mesma foi presidida pela vice-presidente da Câmara, a vereadora Tereza Xavier (PT). O presidente, vereador Mário Jorge (PSB), estava participando de um seminário do Tribunal de Contas do Acre na Capital.

Os trabalhos dos edis começaram por volta das 08:30, onde nove vereadores usou a tribuna, com exceção do vereador marquinhos. Era pra ter sido uma sessão pacífica, mas se tornou-se uma sessão conturbada.

Vereador Banadito "Bil", do PMDB - Foto: Assessoria

Vereador Banadito “Bil”, do PMDB – Foto: Assessoria

O vereador Bil (PMDB), foi primeiro a usar a tribuna no grande expediente, fazendo suas indicações. Pediu que a secretaria de obras fizesse reparos na Rua Praia Linda, e que a Câmara envie documento para resolver a situação dos bancos, pois os clientes estão insatisfeito com o atendimento e o espaço físico.

Solicitou que a secretaria de obras faça limpeza na quadra Dona Ica e pediu reparos da rua 5 de Dezembro no entorno da quadra. Voltou a falar da situação da avenida Manoel Marinho Montes. O vereador disse ainda que em visita a Escola Socorro Frota, presenciou a situação de bueiros estourados e o mal cheiro de fezes.

Solicitou  melhorias no Ramal do Porto Carlos na ladeira do km 11 e 12. Finalizou seu pronunciamento parabenizando o Governo do Estado pelos recursos que serão disponibilizado ao município de Brasiléia.

Vereador Carlinho do Pelado, do PSB - Foto: Assessoria

Vereador Carlinho do Pelado, do PSB – Foto: Assessoria

O vereador Carlinhos do Pelado (PSB), deu inicio a seu pronunciamento pedindo que a prefeitura em parceria com a Secretaria de Obras, faça reparos no km 18, solicitou que desobstrua um bueiro na Avenida Rui Lino próximo a Unopar, pois o mesmo acumula muita agua.

Pediu que o Governo do Estado junto com o Depasa, faça melhorias na rua Gorete Castro e que a Prefeitura envie informação de quanto o Município arrecada de ISS. O vereador pediu que a prefeitura informe em qual situação esta a o projeto de duplicação da avenida Doutor Manoel Marinho Montes.

Colocou que a prefeitura crie no município o “BRTRANS” um órgão que fiscaliza a manutenção das ruas e de placas. Reivindicou a Prefeitura que seja feito um paliativo no ramal Santa Luzia e Arraial dos Burros, falou da necessidade de um box da PM na comunidade do km 26 e dos circulares para transporte de pessoas.

Vereadora Erizete Lima, do PT - Foto: Assessoria

Vereadora Erizete Lima, do PT – Foto: Assessoria

A vereadora Erizete Lima (PT), iniciou prestando uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher aproveitou seu tempo na tribuna para ler uma linda mensagem de amor e carinho. Comentou da emenda do projeto dos motos taxi, criticou as condições dos ramais e mais uma vez pediu que fosse dada melhorias dos que transportam alunos, pois eles ficam numa situação difícil para ir à escola. Finalizou parabenizando os recursos disponíveis para o município.

Vereadora Fernanda Hassem do PT - Foto: Assessoria

Vereadora Fernanda Hassem do PT – Foto: Assessoria

A vereadora Fernanda Hassem (PT), falou do Projeto do Plano Diretor e do Código Sanitário para o Município. Falou do investimento de 145 milhões de reais para Brasiléia e cobrou as proposta de ações de 2013 da prefeitura.

Outra vez foi colocado à questão do serviço de ultrassonografia e fisioterapia para os postos.

Pediu mais apoio nas quadras de esportes nos bairros, solicitou que a Prefeitura em parceria com os órgãos competentes coloque guardas de transito nas escolas em horário de pico, principalmente na Vitória Salvatierra e Getúlio Vargas. A vereadora concluiu parabenizando o dia internacional da mulher.

Vereador Ivonaldo, do PRP - Foto: Assessoria

Vereador Ivonaldo, do PRP – Foto: Assessoria

O vereador Ivonaldo (PRP), usou seus 15 minutos falando da situação da ponte e no pequeno reparo que foi feito no hospital de Brasiléia, que precisa ser feito. Falou que a prefeitura já esta solucionando a situação da Escola Socorro frota na questão do mau cheiro causado pelos bueiros.

Pediu que a prefeitura em parceria com o Depasa, tome providencia na limpeza de esgotos, que secretaria de obras faça a manutenção do ramal do km 38 até a beira do Rio Acre, pois os alunos tem dificuldade de ir para escola, solicitou que a prefeitura em parceria com a oi empresa de telefonia esteja  viabilizando telefonia e internet no ramal do polo, pediu que a Seaprof envie o calendário de estoca deste ano, concluiu deixando a preocupação das condições salarias do ACSs.

Vereador Joelso Ponte, do PP - Foto: Assessoria

Vereador Joelso Ponte, do PP – Foto: Assessoria

O vereador Joelso Pontes (PP) deu inicio ao seu pronunciamento falando do piso salarial dos ACS, em seguida pediu que a prefeitura através da secretaria de saúde viabilize um agente de saúde para o assentamento porto Carlos no km 65, solicitou melhorias e iluminação nos bairros principalmente na praça da sumaúma  próximo as mangueiras. Falou dos problemas na telefonia e que seja feita a manutenção dos orelhões principalmente o do km 52,Pois muitos estão com problemas, e que seja colocado um orelhão no km 60. Pediu a manutenção da Rua Enestino Amaral, falou da preocupação com a ambulância do município, pediu que seja feito uma reunião com os órgãos de produção para uma debate para melhorias dos produtores, finalizou parabenizando o dia da mulher.

Vereador Marivaldo, do PMDB - Foto: Assessoria

Vereador Marivaldo, do PMDB – Foto: Assessoria

O vereador Marivaldo do (PMDB) iniciou falando dos problemas que vem acontecendo com relação aos esgotos próximo a escola Socorro Frota e disse que o tatuzão já esta na cidade para realizar os problemas de esgotos.

O vereador falou do plano de ação que já esta sendo elaborado pela Prefeitura, se pronunciou a respeito da Avenida Manoel Marinho Montes. Pediu  fiscalização a respeito dos livros achado no lixo da escola KJK e reivindicou que a prefeitura coloque luz nos box, localizados atrás do mercado.

Vereador Rosildo, do PT - Foto: Assessoria

Vereador Rosildo, do PT – Foto: Assessoria

O vereador Rosildo (PT) falou a respeito da Semana da Mulher e das condições do piso salarial dos ACS. O vereador falou também da Feira do Peixe que será realizado no Município. Deu inicio a suas indicações pedindo uma comissão para fiscalizar os recursos da Prefeitura e mais uma vez pediu ao Poder Público uma campanha de conscientização do motorista de caminhão, segundo o representante municipal, os profissionais levam combustível em meio de alimento juntamente com crianças, etc.

Por sua vez, falou das condições dos ramais que transporta alunos e pediu um plano estratégico para o comércio de Brasiléia, concluiu pedindo que seja criado a Secretaria da Mulher no Município de Brasiléia.

Vereadora Tereza Xavier, do PT - Foto: Assessoria

Vereadora Tereza Xavier, do PT – Foto: Assessoria

A vereadora Tereza Xavier (PT),  que estava como Presidente da Câmara na ausência do presidente Mário Jorge, se pronunciou prestando Homenagem ao Dia da Mulher, em seguida pediu que crie um Projeto de Lei que beneficie os idosos no transporte de caminhão, falou da transparência que trará a suspenção do Decreto com relação as licitações, cobrou da Prefeitura que apresente documentos para os vereadores.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura encerrou atendimento humanitário no Parque de Exposição às vítimas da enchente

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco concluiu oficialmente o atendimento humanitário no Parque de Exposição, com um custo de aproximadamente R$ 35 milhões, em despesas relacionadas à enchente e assistência aos desabrigados. A medida foi anunciada pelo prefeito, acompanhado de secretários e diretores municipais, durante uma coletiva de imprensa realizada na tarde dessa terça-feira (26).

Na ocasião, o prefeito prestou contas dos trabalhos realizados nos 11 abrigos mantidos pelo Poder Público Municipal, destacando a construção de 935 boxes para abrigar famílias e 235 para animais domésticos. Ele expressou gratidão aos envolvidos e elogiou a condução das operações.

“Garantimos o recurso necessário para amenizar a situação” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“Essa é minha função, minha função não é tirar fotografia dentro da água para dizer que estou ali ajudando na alagação. Ajudar na alagação é botar dinheiro e é isso que, como prefeito, eu procurei fazer, garantir o recurso necessário para amenizar a situação crítica de cada morador”, afirmou o prefeito.

Além do suporte financeiro, o Município disponibilizou o aluguel social para famílias que não puderam retornar para suas residências. As últimas famílias deixaram o parque de exposição no último sábado (23).

Os recursos enviados pelo Governo Federal serão direcionados para a segunda fase da assistência humanitária, coordenada pela Defesa Civil Municipal, que incluirá distribuição de alimentos, kits de higiene e mapeamento de áreas de risco.

Frank: “Estivemos o mais próximo possível das pessoas” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“Nós tomamos a decisão de transferir o gabinete do prefeito para dentro do parque, para que pudesse estar mais próximo possível daquelas pessoas que estavam passando por situação de vulnerabilidade”, explicou Frank Lima, chefe de gabinete da prefeitura.

Os esforços foram divididos entre as secretarias, com cada uma delas responsável por uma área específica, desde os primeiros atendimentos da Defesa Civil até os cuidados com os animais pela Secretaria de Saúde.

“A Secretaria de Saúde também atendeu nos abrigos. Nós estávamos todos os dias, visitando, realizando consultas, levando atendimento a todas as pessoas que estavam abrigadas também nas escolas”, destacou Sheila Andrade, secretária municipal de Saúde.

O encerramento das atividades no parque de exposição marca uma etapa importante no apoio às famílias afetadas pela enchente, evidenciando a atuação conjunta e coordenada do poder público em momentos de crise.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre terá equipe no Campeonato Brasileiro Júnior e Elite em Palmas

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Endril Lima é um dos ciclistas acreanos na disputa do Brasileiro

O ciclismo acreano terá uma equipe na disputa do Campeonato Brasileiro de Ciclismo Júnior e Elite, competição programada entre os dias 26 e 30 de junho em Palmas, Tocantins.

Segundo o presidente da Federação Acreana de Ciclismo (FAC), Tuxauá Marques, os atletas foram surpreendidos com a informação no início da noite desta sexta, 28, no Parque do Tucumã.

“Convocamos os atletas para uma reunião surpresa. Eles não sabiam da formação da equipe para o Brasileiro. Sem dúvida essa é mais uma grande notícia para o nosso ciclismo na temporada de 2024”, afirmou Tuxauá Marques.

Provas definidas

Tuxauá Marques confirmou as disputas com provas de Estrada e Circuito.

“Vamos com uma equipe fortíssima para um Brasileiro com os melhores atletas. Temos uma nova geração trabalhando com estrutura e melhores condições de treinamento. A nossa meta é começar a conquistar resultados em nível nacional”, avaliou o presidente.

Equipe acreana

Alannis Victória (Viking)

Letícia Macedo (Casa Araújo)

Marcos Daniel (Viking)

Rian Pereira (Viking)

Danilo Araújo (RBR Racing)

Mauro Henrique (Honda)

Carlos Eduardo (Honda)

Endril Lima (Mega Giro)

Comentários

Continue lendo

Acre

Polícia militar realizou passagem de comando do 5º Batalhão do Acre

Publicado

em

Na manhã desta terça-feira, 26 de março, a Gestora de Organismos de Políticas para Mulheres (OPM), Suly Guimarães, marcou presença representando a Prefeita Fernanda Hassem na cerimônia de transição de comando do 5º Batalhão de Polícia Militar. O evento, que teve lugar em Brasiléia, foi prestigiado por diversas autoridades dos âmbitos estadual, municipal e federal.

O destaque da ocasião foi a passagem de comando do Major Wallace para o Capitão Thales Rafael, que assumirá o posto de comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar. Natural de Brasiléia, o Capitão Thales retorna à corporação pela segunda vez e expressou gratidão ao comando da Polícia Militar do Acre por confiar-lhe essa importante missão.

A cerimônia representou não apenas uma mudança de liderança na unidade militar, mas também um momento de reconhecimento e apoio das autoridades presentes às forças de segurança do estado.

Comentários

Continue lendo