Comunidade Baixa Verde no KM 84 é contemplada com o Programa Cidadania Itinerante em Brasiléia

DSC_0640

O programa atendeu quase 700 pessoas de várias comunidades da Reserva Chico Mendes que se deslocavam dos locais mais distantes da região

WILIANDRO DERZE, assessoria PMB

“Há muitos anos muitas famílias não sabia o que era atendimento do Poder Público nessa região. Agora temos um prefeito perto da população que tem nos respeitado e vem trazendo os beneficio como esse programa Itinerante. Nossa região só tem a agradecer o empenho do prefeito Everaldo Gomes”, disse Maria Francisca que compareceu aos atendimentos do Programa Cidadania Itinerante levado pela Prefeitura de Brasiléia nesse sábado, 15, ao Km 84, na comunidade Baixa Verde.

O Programa Cidadania Itinerante que está em sua 3º edição vem sendo solicitado pelas comunidades de várias regiões do município de Brasiléia. O que vem levando a Prefeitura a começar a agendar os possíveis locais que devem ser contemplados este ano.

Nessa edição o programa atendeu 683 pessoas, entre crianças, mulheres, homens e idosos. Os moradores da comunidade Baixa Verde dentro da reserva Chico Mendes e de outras regiões próximas tiveram atendimentos na área de saúde, cadastros e orientações na parte social, além de tiragem de carteira de trabalho e recreação com torneio de futebol entre outras várias atividades.

A solenidade de abertura do programa Cidadania Itinerante contou com a presença de todos os secretários municipais, além dos vereadores Bil, Rocha, Marivaldo Oliveira, Naldo Rufino, Marquinhos Tibucio e Joelso Pontes.

O prefeito Everaldo Gomes destacou o evento como essencial para levar dignidade e respeito principalmente à população da zona rural. “Sabemos que nessas comunidades existem famílias carentes e com dificuldades muitas vezes de chegar à cidade para se consultar. Muitas vezes essa população precisa adquirir alguns benefícios como até mesmo se regularizar com a tiragem de carteira de trabalho, e por conta da distancia acabam não conseguindo. Com o programa a prefeitura e os serviços estão chegando mais perto da população”, disse o prefeito.

 Saúde

Os serviços na área de saúde foram um dos mais procurados pela população da região. Com quadro médicos, enfermeiros e uma farmácia pronta para oferecer os medicamentos necessários para os pacientes à equipe também oferecia testes rápidos de hepatites e consulta do PCCU para as mulheres. O serviço de vacinação também estava sendo realizado e garantiu a imunização principalmente das crianças com relação a várias doenças.

Ação Social

Os atendimentos de cadastro do bolsa família e outros serviços disponível pelo Cras também estavam sendo oferecidos a população. A equipe da secretaria de Ação Social estava trabalhando com duas psicólogas com atendimento psicossocial, além dos serviços de corte de cabelo e são de beleza.

Trabalhador

A tiragem de Carteira de Trabalho estava sendo realizada pela equipe da secretaria de Administração. Vários homens e mulheres estavam tendo pela primeira vez o documento.

Esporte

Na área do esporte a atividade escolhida pela comunidade foi o futebol que contou com a participação de várias equipes das comunidades da região. A premiação aos atletas aconteceu no início da noite. O prefeito Everaldo Gomes e a presidente da Associação dos Moradores e Produtores da Reserva Chico Mendes – Amopreb, Luiza, fizeram a entrega dos troféus, jogo de camisa e bolas.

Próximo Itinerante

O próximo Cidadania Itinerante já está sendo analisado pela gestão do prefeito Everaldo e em alguns dias estará sendo divulgada. Os moradores de várias comunidades estão solicitando os atendimentos que serão agendados de acordo com as necessidades.

Comentários