Contas de energia no Acre ficam quase 9% mais caras após reajuste

Reajuste, aprovado pela Aneel, entrou em vigor na quarta-feira (30).
Consumidor deve sentir efeitos do aumento a partir de janeiro.

Quésia Melo

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou um reajuste médio de 8,37% nas tarifas da Eletrobras Acre. O valor foi aprovado no último dia 22 de novembro e entrou em vigor na quarta-feira (30). Em 2015, o reajuste foi de 9,5%.

Ao G1, Roberto Monteiro Filho, gerente do departamento comercial da companhia, explica que por ter entrado em vigor no último dia do mês, o reajuste será cobrado proporcionalmente nos próximos dois meses. Desta forma, segundo ele, o consumidor vai sentir os efeitos do reajuste na conta de energia somente em janeiro.

“O reajuste é anual e os cálculos são feitos pela Aneel a partir de dados encaminhados pela Eletrobras-AC. Isso sempre ocorreu no dia 30 de novembro, o reajuste ocorre até mesmo para fazer a reposição inflacionária”, alega.

O gerente também lembra que no mês de novembro a bandeira tarifária no Acre era amarela. Porém, em dezembro, a bandeira será verde, ou seja, sem custos adicionais para o consumidor. “O reajuste é feito dentro da legalidade. Quem tiver qualquer dúvida pode procurar a sede da Eletrobras e estaremos a disposição”, finaliza.

Comentários