Cootac ganha Prêmio Chico Mendes de Florestania

O reconhecimento veio pela realização do Projeto socioambiental na Bacia Hidrográfica do Riozinho do Rôla.

Iryá Rodrigues

thumbl_630x351[3]A Cooperativa de Trabalho do Acre (COOTAC) será uma das agraciadas com o Prêmio Chico Mendes de Florestania, promovido pelo governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour. O reconhecimento é pela realização do Projeto “Construção Participativa e Sustentabilidade Hídrica”. A solenidade de entrega da premiação será realizada neste sábado, 15, no Palácio Rio Branco.

A premiação tem por objetivo reconhecer e estimular as atividades, programas, ações e iniciativas que trazem como objetivo consolidar o conceito de Florestania. A COOTAC foi selecionada na Categoria Estadual.

O Projeto

Realizado desde 2011, na bacia hidrográfica do Riozinho do Rôla, o Projeto recebe um patrocínio Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental. Ao todo estão sendo trabalhadas 10 comunidades rurais, denominadas por Áreas Piloto com o propósito de revitalizar nascentes e recuperar áreas da bacia, como matas ciliares, pastos e quintais das escolas que estejam em fase de degradação.

Esse processo conta com a participação ativa das populações rurais que residem no interior da Bacia, por meio da mobilização social. Cerca de 430 famílias estão sendo atendidas diretamente, o que corresponde a 2.160 pessoas. Ao todo serão plantadas 26.800 mudas em áreas de nascente, quintais de escolas rurais e áreas de pasto degradadas.

O projeto tem apoio de instituições parceiras como o Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Rio Branco, Xapuri e Brasiléia, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Associação de Moradores e Produtores da Reserva Extrativista Chico Mendes (AMOPREX).

A COOTAC

A Cooperativa de Trabalho do Acre (Cootac), criada em dezembro de 2001, é composta por técnicos especializados e aptos ao desenvolvimento de diversas atividades voltadas para o desenvolvimento rural sustentável, com ênfase em três linhas estruturantes: Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), consultoria e assessoria voltadas para o meio ambiente, nas áreas de produção agroextrativista, agropecuária, comercialização e desenvolvimento regional.

A cooperativa tem trabalhos executados pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), governo do Estado do Acre, através de seus diversos programas, Secretaria de Agricultura e Floresta de Rio Branco (Safra), Secretaria de Meio Ambiente de Rio Branco (Semeia) e Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

Iryá Rodrigues é Assessora de comunicação do Projeto Construção Participativa e Sustentabilidade Hídrica; Mais informações no site: www.nascentedoriozinho.org.br.

Fonte: Xapuri Agora

 

Comentários