Corinthians paga R$ 40 milhões e confirma acerto com Pato por quatro anos

Folha de São Paulo

O Corinthians confirmou o acerto por quatro anos com o atacante Alexandre Pato, 23, contratado junto ao Milan. O clube paulista fez o comunicado em sua página oficial nesta quinta-feira.

Corinthians divulga fotos de Alexandre Pato com a camisa do time
Corinthians divulga fotos de Alexandre Pato com a camisa do time

Pato é o principal reforço do atual campeão mundial para a temporada 2013. No Milan, ele sofreu com uma sequência de lesões (leia mais abaixo).

O Corinthians, que também se reforçou com o meio-campista Renato Augusto (Bayer Leverkusen), diz que adquiriu 100% dos direitos econômicos do atleta e que pagou 15 milhões de euros [equivalente hoje a R$ 40,5 milhões].

“Como o atacante abriu mão de luvas para defender o Timão, ficou com 40% dos direitos. Ou seja: em uma futura venda, o Corinthians terá 60% dos direitos e o atleta os outros 40%”, diz a nota da equipe paulista.

Alexandre Pato, que começou a carreira no Inter-RS, usará a camisa 7, que pertenceu a Martinez na temporada passada.

LESÕES

Um exame feito pelo fisiologista Turíbio Leite de Barros, em julho, concluiu que o atacante Alexandre Pato, 23, não tem lesões crônicas nas pernas, o que demandaria tratamento prolongado, sem garantia de sucesso.

Neste ano, ele defendeu o clube italiano apenas em 13 oportunidades, e sua última partida foi em 21 de novembro. Em 4 de dezembro, foi sacado da equipe, que afirmou que o atleta sentia dores.

Na análise, o fisiologista, que atuou na seleção brasileira e no São Paulo, afirma que Pato tem um desequilíbrio muscular nas pernas.

Por questões éticas, o fisiologista não quis revelar detalhes do problema detectado. Segundo ele, o desequilíbrio causa lesões porque o atleta exige mais de uma das pernas para compensar a força inferior que tem na outra.

“Para o tratamento, é preciso um reforço muscular e até um reequilíbrio muscular em outras partes do grupo. Há também suplementos alimentares que ajudam nessa manutenção”, disse Turíbio Leite, ressaltando que não se refere ao caso de Pato.

O empresário do atacante, Gilmar Veloz, minimizou a procura pelo fisiologista no meio do ano. “Turíbio fez uma manutenção muscular com o Pato. Temos de agradecer a várias pessoas e clubes nessa recuperação.”

Foi a pedido do empresário que Pato foi examinado pelo fisiologista pouco antes de o jogador se apresentar à seleção brasileira para os Jogos de Londres, em julho.

12362737

Comentários