fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Dengue: um problema dos governantes, um problema seu!

Publicado

em

Quando o Estado cumpre seu papel e um problema grave de saúde pública continua, cabe a cada cidadão olhar também para o seu dever. A dengue é sim um problema que cabe primeiro aos governantes avaliarem se estão fazendo o que têm por obrigação fazer. Assim tem sido no Acre, mas a própria guerra travada contra o Aedes aegypti mostra que de nada vale levar para as ruas homens, máquinas, um verdadeiro batalhão para retirar entulho até mesmo dos quintais de algumas residências, quando ainda detectamos que 66% dos casos de foco do mosquito são encontrados em caixas d’águas. Portanto, essa batalha só é vencida se cada cidadão fizer a sua parte.

A dengue infecta, anualmente, entre 50 e 100 milhões de pessoas em mais de cem países, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Dessas, cerca de 550 mil necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em consequência da doença.

No Acre, uma verdadeira operação de guerra foi travada assim que o governador Tião Viana assumiu seu mandato, em 1º de janeiro de 2011. O primeiro dia útil de trabalho teve como primeira agenda anunciar a “Guerra contra a dengue”. Os dados alarmantes apontavam mais de 2.400 casos de suspeitas da doença por semana. A batalha então começou, e cerca de 8.500 toneladas de lixo foram recolhidas em uma ação conjunta realizada pelo governo do Estado e Prefeitura de Rio Branco.

Em 4 de novembro do mesmo ano, cerca de 4.500 toneladas de lixo voltaram a ser retiradas de quintais e ruas. A população entendeu a gravidade do problema e a grande maioria se juntou para contribuir na diminuição desses números. O índice de infestação predial em dezembro de 2011 era de 10,1. Em novembro de 2012, caiu para 6,4. Nesses dois anos, foram 36 mil unidades de capa de caixa d’água adquiridas e distribuídas pelo Governo do Estado. Agora, mais 30 mil unidades de tampas de caixa d’água serão adquiridas, um custo de R$ 1,5 milhão.

No início do ano passado foi anunciado que “A guerra não pode parar” e todas as secretarias do governo estadual e municipal se mobilizaram com seus servidores para dar mais força a essa batalha. Também foram chamadas as associações de bairros de áreas com maiores índices de infestação. Afinal, era preciso ecoar que o momento não estava para se acomodar. O número assustador de 2.400 casos por semana, detectado em janeiro de 2011, caiu nas mesmas semanas de 2012 para cerca de 204 e, na última semana do mesmo ano, aumentou para 229 casos. Isso mostra que em período propício para a proliferação do mosquito não dá para baixar a guarda.

Agora, neste início de 2013, a Prefeitura de Rio Branco e o governo do Estado fazem outro apelo, informando que “A Guerra continua” e que precisam da colaboração de todos. Os dados mostram que tanta mobilização vale a pena, pois é você cidadão que faz a diferença, afinal, a caixa d’água está na sua casa, no seu quintal.

Mas não só os números mostram que todos devem se preocupar: agora a dengue ameaça voltar ainda mais perigosa, com o vírus tipo 4. Ou seja, aquele argumento de que se o cidadãojá pegou uma vez está imune não funciona. Pois a dengue tipo 4 torna novamente vítima aquele que já foi vítima. Então, cidadão, vamos lutar contra a dengue, ou você pode ser derrotado por ela.

Andréa Zílio, secretária adjunta de Comunicação

Comentários

Continue lendo

Acre

MPAC participa de reunião da Rede de Ouvidorias do Ministério Público

Publicado

em

Por

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Danilo Lovisaro do Nascimento, participou nesta quinta-feira, 18, da primeira reunião ordinária de 2024 da Rede de Ouvidorias do Ministério Público.

A reunião, realizada no plenário do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), foi o primeiro encontro da rede na gestão da atual ouvidora nacional, conselheira Ivana Cei, e contou com a participação presencial e remota dos ouvidores-gerais dos MPs, dos procuradores-gerais de Justiça e dos conselheiros do CNMP. Representando a Ouvidoria-Geral do MPAC, esteve presente o ouvidor-geral substituto, promotor de Justiça Romeu Cordeiro.

Na ocasião, foram tratados assuntos estratégicos para a atuação da Rede de Ouvidorias neste ano, entre os quais a apresentação e discussão do Plano de Gestão para 2024; da estratégia de atuação das Ouvidorias nas Eleições de 2024, a partir da experiência das Eleições de 2022; e das proposições do Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público (CNOMP).

A ouvidora nacional e conselheira do CNMP apresentou a proposta de atuação da Ouvidoria Nacional, correspondente ao período de março de 2024 a abril de 2025, com o objetivo de debater as ações apresentadas e ouvir contribuições dos participantes, respeitando suas experiências e o diálogo com o sistema de ouvidorias do MP.

Ivana Cei também anunciou, na reunião, a apresentação do plano de trabalho do Sebrae relativo ao protocolo de intenções que foi assinado no ano passado com o CNMP, para promover ações de prevenção e combate à violência contra a mulher. O plano foi apresentado pela diretora nacional de Finanças do Sebrae, Margarete de Castro Coelho.

Além do procurador-geral de Justiça e do ouvidor-geral substituto, pelo MPAC também esteve presente o procurador-geral adjunto para Assuntos Jurídicos, Celso Jerônimo de Souza.

Com informações do CNMP
Fotos: Sergio Almeida (Secom/CNMP)

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco e Compir realizam encontro sobre letramento racial

Publicado

em

Por

Na manhã dessa quinta-feira (18), o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), órgão vinculado à Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), realizou um encontro formativo no Museu dos Povos Acreanos.

Com o tema central o “Letramento Racial Crítico”, o evento contou com a presença de representantes do Compir, da sociedade civil, do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) e da Prefeitura de Rio Branco, além de outros atores das políticas de direitos humanos.

O encontro foi ministrado pelos mestres, Andressa Queiroz e Danilo Rodrigues, ambos da Universidade Federal do Acre (Ufac), representando o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi/Ufac).

Durante as palestras, os professores abordaram questões relacionadas ao racismo estrutural e institucional, destacando a necessidade de enfrentamento por meio de políticas públicas e conscientização social coletiva.

“Agradecemos a parceria do Compir na realização desse encontro educativo que promove entendimento sobre as relações raciais presentes na sociedade, preconceitos, discriminações e injustiças, além de valorizar a equidade entre as pessoas”, afirmou Rila Freze, diretora de Direitos Humanos da SASDH.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeito assina ordem de serviço para revitalização da unidade de saúde no Rui Lino

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou assinatura da ordem de serviço para reforma da UBS Francisco Eduardo Paiva. A reforma completa será executada pela prefeitura através de empresas terceirizadas de construção civil. Os serviços vão desde a troca do forro, parte elétrica, portas, pias, melhoramento da acessibilidade entre outros serviços.

Antágoras: “A reforma vem para otimizar os serviços” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“A reforma vem para otimizar a oferta dos serviços. Vamos ter a oportunidade de separar alguns serviços, de ofertar os serviços um pouquinho melhor pra comunidade, ampliar a oferta de serviços. Então, o prédio necessita de várias intervenções, desde a parte de pintura, de troca de pias, reforma de banheiros, enfim”, destacou o diretor da Unidade, Antágoras Mesquita.

A obra é fruto de emenda da ex-deputada federal Jessica Sales no valor de R$ 199.866,32. Durante a atual gestão já foram reformadas 26 unidades de saúde e atualmente estão com obras em andamento em mais 8 unidades. Todas serão entregues totalmente reformadas ainda este ano para a população.

Bocalom: “Já reformamos 26 das 58 unidades” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“Nós já reformamos 26 das 58 unidades que temos. Essa é a oitava que nós estamos dando ordem de serviço já para reformar esse ano. Evidentemente que quando se faz uma reforma, você tem que fechar a unidade, mas normalmente se arranja algum campo para poder continuar fazendo atendimento e distribuir também para as outras unidades. Por isso que eu digo, é impossível a gente reformar todas as unidades rapidamente, pois nós temos o problema de que não poder prestar todos os dados na reforma, e aí vai faltar atendimento. Eu espero que essa reforma que não é muito grande seja concluída rapidamente para que a população possa ser atendida”, destacou o prefeito.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo