Dimas Gurgel – Política, economia e atualidade

Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.

Paulo Freire

 

Bom para o Acre

A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) debateu nesta terça-feira (18) o relatório final de viabilidade técnica e econômica da ferrovia Bioceânica. Além de integrar a região norte da América do Sul, a ferrovia poderá criar um dos principais corredores de exportação do continente para a Ásia. O trecho brasileiro começa em Campinorte de Goiás e cruza Mato Grosso, Rondônia e Acre antes de chegar à fronteira peruana.

Frente a Frente

No próximo 3 de maio, Lula prestará depoimento, pela primeira vez, ao juiz Sérgio Moro, no caso que investiga se o ex-presidente, que é réu no processo, foi beneficiado por desvios da Petrobras para comprar e reformar o tríplex no Guarujá.

De um lado

A Frente Brasil Popular, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e até a Nação Hip Hop estão entre os grupos que farão coro a favor de Lula.

Do outro

Já do lado anti-PT,  além do boneco “pixuleco”, vestindo roupa listrada de presidiário, os movimentos Nas Ruas e Revoltados Online organizam atos que vão desde comboios customizados até uma “motocicletada”, que prometem ter até 10 mil motos.

Todos por um e um por todos

Em discurso a ministros e deputados, o presidente Michel Temer fez um apelo para que sua base aliada não fique intimidada com a “situação delicada” criada pelas acusações de corrupção contra políticos no âmbito da Operação Lava Jato.

Até o Papa

Em uma carta na qual recusa um convite para visitar o Brasil, o Papa Francisco cobrou o presidente Michel Temer para evitar medidas que agravem a situação da população carente no país.

Palavras dele

“Sei bem que a crise que o país enfrenta não é de simples solução, uma vez que tem raízes sócio-político-econômicas, e não corresponde à Igreja nem ao Papa dar uma receita concreta para resolver algo tão complexo”, escreveu o Pontífice, após ser convidado formalmente para as celebrações dos 300 anos da aparição de Nossa Senhora Aparecida, comemorados em 2017.

Não pode ser de qualquer forma

Oposição sempre foi importante no processo de desenvolvimento de uma cidade, estado ou País, mas deve ser feito sempre com responsabilidade e embasamento.

Até entendo

O anseio de alguns navegantes mirins que querem mostrar serviço para a comunidade, mas não  pode ser de forma leviana e sem fundamento.

Política e Politicagem

Para muitos a concepção de política é político corrupto, lavagem de dinheiro, atos ilícitos, fraudes, desvio de dinheiro mas isso não é política e sim “politicagem”, servem de artifícios políticos se beneficiar somente uma pessoa ou um grupo de pessoas.

Politicagem

Politicagem são atos antiéticos, que visam o benefício próprio e não a sociedade, são ações de politiqueiros que querem se dar bem às custas do povo.

Política é coisa séria

A política é muito seria para ser lembrado em todos os momentos e não somente na época de eleição, ela é a grande protagonista da história e veio para melhorar e beneficiar a população.

Tensão

Um alto oficial da Coreia do Norte acusou, nesta terça (18), os EUA de criar “uma situação perigosa na qual uma guerra termonuclear pode explodir a qualquer momento”.

Otimista

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles disse nesta terça-feira, 18, que não chegou a avaliar as projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI) em relação ao crescimento da economia brasileira. Mas disse que os números estão melhorando. “Não chegamos ainda a fazer uma avaliação dos números do FMI, mas as nossas projeções preveem o último trimestre de 2017 sobre o último trimestre de 2016 em cerca de 2,7% e nós vamos entrar o ano de 2018 crescendo a um ritmo superior a 3%”, disse.

A gigante Odebrecht  

Em 1944 na cidade de Salvador, Bahia, o jovem engenheiro Norberto Odebrecht cria a empresa que dá origem à Organização Odebrecht. Desde a fundação, havia uma ideia simples, que até hoje está na base da filosofia da Organização: identificar, integrar e desenvolver jovens com talento e disposição para o ramo empresarial.

Fundação‎: ‎1944‎ (73 anos)

Fundador(es)‎: ‎Norberto Odebrecht

Faturamento‎: ‎R$ 132,5 bilhões (‎2015‎)

Empregados‎: ‎128.000 mundial (2016)

Organograma da Corrupção

Foto/Reprodução

País das maravilhas

O empresário Marcelo Bahia Odebrecht confessou que ordenou, em 2014, com a Operação Lava Jato nas ruas desde março, a transferência de toda estrutura física do Setor de Operações Estruturadas, o departamento das propinas, para a República Dominicana, país da paradisíaca ilha Hispaniola, nas águas azuis do Caribe.

O Poderoso Chefão

O chefão do setor de propinas, Hilberto Mascarenhas da Silva Filho confirmou que o setor foi transferido por ordem de Marcelo e que foi ele e equipe que definiram a República Dominicana. Decisão. “Foi uma decisão de Marcelo”, afirmou o chefe do setor de propinas. Questionado pelos procuradores, se ele sabia o motivo da mudança, ele respondeu: “Segurança”.

Estamos juntos

Dia 20 de abril acontecerá um grande movimento reivindicando o avanço e conclusão das obras do hospital regional do Alto Acre, a concentração será na praça dos seringueiros as 15:00 horas.

A Coluna agradece o carinho de todos os leitores, em especial ao Bené, um jovem batalhador que está sempre em busca de seus sonhos.

Comentários