fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Dimas Gurgel – Política economia e atualidades

Publicado

em

Entrevista Exclusiva com a Prefeita Fernanda Hassem


De frente com Dimas

Fernanda a situação pela qual se encontrava a prefeitura no momento em que assumiu?

Bom dia Dimas, primeiro quero te cumprimentar ao mesmo tempo em que parabenizo pelos cinco anos de Coluna, recebemos com problemas de todas as ordens, essa prefeitura passou 3 anos consecutivos na lista de inadimplentes, com uma divida global de 18 milhões, Brasiléia estava com 7 itens de inadimplência, com dívidas  trabalhistas, para se ter uma ideia  de todas as ações a prefeitura  perdeu praticamente todas, Além de trabalhar com todo esse cenário, administrativos, estruturantes, digo a você com todas as letras, aquilo que víamos fora, de buracos nas ruas, de prédios inacabados, de ramais  maus cuidados, é bem menor que os problemas encontrados aqui dentro, com convênios não prestado contas, com a prefeitura perdendo recursos, era como uma ferida aberta sangrando que precisava ser estancada, executamos convênios, demos a garantia aos parlamentares que destinaram convênios que todos seriam executados de forma que não houvesse nenhum tipo de prejuízo para o parlamentar e população e, sobretudo tirando a prefeitura da inadimplência.

Prefeita do município de Brasiléia, Fernanda Hassem (PT).

Você está na lista dos três prefeitos mais bem avaliados, como você recebeu essa noticia?

Recebo com um a responsabilidade muito maior, sei a importância nos dias de hoje receber essa avaliação das pessoas, elas que estão em suas casas, em seus trabalhos cotidianos, que manifestam esse carinho tão grande por mim, isso aumenta ainda mais o meu desejo de fazer pelo nosso município.

Zumba deu muito certo…

Dimas de fato  mudou o cotidiano da vida das pessoas sobretudo das mulheres, fico muito feliz quando passo  na praça Hugo Polli, que antes entre aspas “não tinha vida” e vejo  em torno de 300 a 400 mulheres, não quero ser prefeita só de infraestrutura,  precisamos cuidar da vida das pessoas culturalmente, com  bons hábitos, levando dignidade e cidadania para as pessoas,  a princípio era um programa apenas para os servidores da prefeitura,  segunda quarta e sexta,  a proporção foi tão grande que resolvemos aumentar os dias, contemplando não apenas aos servidores, mas a população de modo geral.

As enchentes

Dimas chove todos os dias nos municípios acreanos, é uma preocupação geral dos gestores aqui do estado e, Brasiléia como você disse, passou por duas grandes enchentes  2012 e 2015, uma enchente que quase destruiu nosso município, não teria como não  nos preparamos, nossa equipe de Defesa Civil está atenta, preparada não apenas com um plano de contingência geral, mas com planos segmentados, na área da saúde e da Assistência Social e da Secretaria de obras, estamos em contato com a Defesa Civil Estadual por meio do Coronel Batista para que a gente possa  socializar as informações, capacitando nossa equipe dentro de um núcleo que foi formado em nosso município  com a participação do cientista Foster e de várias pessoas,

Existe um projeto paralelo?

Dimas não havia anunciado antes  para não criar uma ansiedade na população, com exclusividade te afirmo que   estamos trabalhando em projetos paralelos do campo de vista da engenharia, pra que em breve possamos apresentar e pleitear aos nossos parlamentares, visitarei todos os nossos parlamentares, todos deputados federais e senadores. Brasiléia é uma cidade histórica e centenária, logo precisamos pensar grande, é algo natural Dimas, não podemos prever, mas é algo que podemos trabalhar na prevenção.

Emendas parlamentares…

Dimas visitei todos nossos parlamentares, absolutamente todos, independente das siglas partidárias, sempre levando o nome do município, não de partido, não da prefeita Fernanda, quando o parlamentar aloca uma emenda em nosso município, na realidade é para toda a população, não podemos esquecer que todos os parlamentares eleitos, tiraram votos em nosso município, é preciso que isso tenha um retorno em forma de trabalho, lamentavelmente em 2017 tivemos 2 parlamentares que não alocarão recursos para o nosso município.

Leila Galvão

Temos uma parceria muito boa, o município não tem condições de caminhar somente com recursos próprios e com o repasse do fundo de participação do município, a deputada Leila Galvão (PT), vestiu literalmente a camisa do Alto Acre, reivindica em prol da população de Brasiléia, está sempre buscando melhorias diante do governo do estado, na oportunidade que teve de alocar recursos o fez, com isso conseguimos implantar algumas ações, a deputada Leila é uma parceira.

Um projeto que queria executar em 2017 que por algum motivo não foi executado

Olha Dimas muitas coisas que não conseguimos avançar em 2017 foi por conta do financeiro, a prefeitura de Brasiléia passa por graves problemas, temos uma prefeitura que deve cerca de 18 milhões de reais, é muito dinheiro, dividas de todos os seguimentos dividas de encargos, trabalhistas, com credores, muitas pendências  que tivemos que superar em 2017.

2018

Estou otimista conversei com todos os parlamentares, onde todos firmaram parcerias, agora no dia 20 de fevereiro é o prazo para que eles definitivamente empenhem os recursos e direcionem aos municípios, certamente após essa data estarei anunciando todos os parlamentares que alocaram recursos e, os que não alocaram também RS, mas é um ano na qual estou otimista.

Juventude…

Tenho uma relação muito boa, converso, respondo mensagens, quando convidada participo de reuniões, palestras, já recebi muitos jovens em meu gabinete inserindo seu ponto de vista, criticando quando necessário, elogiando quando necessário,2017 foi bom, mas em 2018 queremos estreitar ainda mais o diálogo, estamos fazendo uma parceria com o governo do estado para que possamos reativar o centro da juventude, que é um espaço reivindicado por eles.

Mensagem para a população

Agradeço a confiança depositada nas urnas, e dizer que esperem trabalho, ainda mais trabalho da prefeita Fernanda Hassem e equipe, que possamos alcançar nossos objetivos e colocar Brasiléia no rumo do desenvolvimento, Brasiléia precisa muito de todos nós, tenho consciência de que há muito a se fazer, mas tenho plena consciência que já fizemos bastante, em apenas um ano conseguimos mudar um cenário assustador que havia em nosso município, as pessoas estão voltando a visitar o nosso município, a falar com orgulho, investimentos novos, acredito que estamos no rumo certo.

Considerações finais…

Agradeço a você Dimas Gurgel pela entrevista, na verdade um bate-papo muito dinâmico e, te desejo ainda mais sucesso com sua coluna, você que é um jovem que busca de algum modo sempre ajudar a população, que Deus possa continuar lhe iluminando.

Comentários

Continue lendo

Extra

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILÉIA – AVISO INTENÇÃO DE CONTRATAÇÃO DIRETA

Publicado

em

ESTADO DO ACRE

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILÉIA

AVISO INTENÇÃO DE CONTRATAÇÃO DIRETA

Torna-se público que o Município Brasiléia/AC, por meio da Secretaria Municipal de Obras, realizará Dispensa de Licitação, do tipo “menor preço”, com critério de julgamento “global”, em conformidade com o art. 75, inciso VIII, nos termos da Lei Federal nº 14.133, de 1º de abril de 2021, Decreto Municipal nº 088/2023 e exigências estabelecidas neste Aviso, conforme os critérios e procedimentos a seguir definidos, objetivando obter a melhor proposta, para a prestação de serviços de restabelecimento de bueiros, recuperação de pavimentação em via pública e restabelecimento de encosta, atendendo as necessidades da Prefeitura Municipal de Brasiléia/AC, conforme Projeto Básico e Planilhas Orçamentárias.

DATA LIMITE APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: 29/04/2024

HORÁRIO: 10:00 HORAS

LOCAL: Prefeitura Municipal de Brasiléia/AC

E-MAIL PARA PARTICIPAÇÃO E ENVIO DE PROPOSTAS:  [email protected]

Comentários

Continue lendo

Extra

Brasileiro morre afogado dentro de poço no presídio de Villa Busch em Cobija

Publicado

em

Um brasileiro identificado como Edinardo Feitosa Ramos, de 29 anos, que estava cumprindo pena no presídio de Villa Busch, localizado no interior do município de Cobija, foi encontrado morto por afogamento nesta terça-feira, dia 23.

Segundo foi informado, o brasileiro estaria cumprindo pena por homicídio no presídio pandino e nesta terça-feira, teria tentado retirar um anel de dentro de um poço existente dentro do presídio.

Edinardo estava na companhia de outros detendo quando desceu e mergulhou. Foi quando demorou para retornar e os colegas ficaram preocupados. Com a demora, resolveram ir atrás do brasileiro realizando mergulhos até o localizar já sem vida.

O corpo de Edinardo foi levado para o necrotério do hospital universitário Roberto Galindo, onde pesaria por necrópsia. Também foi divulgado que nenhuma marca foi encontrada pelo corpo do brasileiro, descartando agressões inicialmente.

O acontecimento foi registrado por volta das 14 horas – horário acreano, e somente no início da noite o corpo levado ao necrotério. A primeira hipótese leva a crer que teria sido uma fatalidade após o mergulho.

Os familiares que estiveram no hospital esperam que seja dada uma resposta o mais rápido possível. Não foi informado se o corpo do brasileiro será transladado para o lado brasileiro e ser sepultado pelos parentes.

VEJA VÍDEOS REPORTAGENS LOCAIS ABAIXO:

Comentários

Continue lendo

Extra

Amazon Cred e Banco da Amazônia inauguram unidade de Microfinanças do programa Amazônia Florescer em Brasiléia

Publicado

em

O superintendente do Banco da Amazonia (BASA), Edson Ferreira de Souza, esteve na manhã desta terça-feira, 23, participando do lançamento do escritório da Amazon Cred, e do programa Amazônia Florescer Urbano do Banco da Amazônia em Brasiléia.

“O programa irá oferecer linha de microcrédito voltada para pequenos empreendedores populares informais do campo ou da cidade, com taxas atrativas com até dois anos para pagar e limite de crédito de até R$ 21 mil reais”, conforme explicou a diretora da Amazon Cred, Graça Moura. Durante a solenidade foi assinado um cheque de R$ 3 milhões para o investimento inicial nos municípios da regional do Alto Acre.

O Superintendente do Banco da Amazônia, Edson Souza, esteve pessoalmente na solenidade, que contou com a presença de funcionários e convidados, falou da inauguração do escritório em Brasiléia; “A finalidade do projeto é fomentar o empreendedor ainda não formalizado como o feirante, costureira, peixeiro, até mesmo da confeiteira que ainda não tem a formalização feita, como o MEI ou ME ainda como pequeno empresário, mas, já desenvolve a atividade. Daí vem a Amazon Cred para fomentar, constituir e capacitar para o acesso ao crédito e trazer para o sistema bancário, esse cliente que ainda não tem crédito e assim possa crescer dentro de sua atividade”, destacou.

Para a Diretora da Amazon Cred, Graça Moura; “A Associação de Apoio de Economia Popular da Amazônia tem uma parceria com o Banco da Amazônia a 16 anos, sendo especialista em microcréditos produtivo e orientado, sendo responsáveis pela operacionalização junto com o programa ‘Amazônia Florescer’, que é um programa de microcrédito do Banco. (…) Essa unidade que está sendo inaugurada aqui em Brasiléia, é uma unidade urbana que vai estar atendendo microempreendedores”, destacou.

Para que o microempreendedor possa ter acesso ao microcrédito, deverá estar atuando como MEI a pelo menos seis meses com um grupo solidário, composto ao mínimo de três integrantes que não estejam com seus nomes inadimplentes, e assim, ter acesso ao crédito.

Para o gerente do Banco da Amazônia em Brasiléia, Solimar Gomes Ferreira, destaque que a Amazon Cred terá com intuito, de atender a população de forma em geral para que tenham acesso ao microcrédito, onde visa desenvolvimento dos micros e pequenos empreendedores no meio urbano, “esse será um passo importante para continuarmos desenvolvendo a região e aplicando, às vezes, onde o banco não consegue chegar. A empresa vai conseguir chegar nesse estágio e estaremos também, atendendo as regiões de Epitaciolândia, Assis Brasil e Xapuri”, destacou.

Apoio: Marcus José e Jonys DAvid

Veja vídeo reportagem.

 

Amazonia Florescer

Uma linha de microcrédito do Banco Amazônia 

Quem é microempreendedor informal sabe que pode contar com a parceria do Banco da Amazônia.

Amazonia Florescer fica localizada na Avenida Manoel Marinho Monte, 642 – Bairro Três Botequins – Brasileia/Acre.

A linha de microcrédito voltado para pequenos empreendedores populares informais do campo e da cidade.

Uma linha feita para esse público, com taxas atrativas, até dois anos para pagar e limite de crédito de até R$ 21 mil reais.

Vá até uma agência do Banco da Amazônia e saiba mais sobre o Amazônia Florescer!

Para atender o disposto na nova Lei 13.636, as operações de crédito do Amazônia Florescer são realizadas 100% de forma digital em parceria com a instituição que opera o microcrédito para o Banco da Amazônia.

O MPO Digital Amazônia Florescer é constituído de 4 aplicativos:

– App Administrativo da Parceira do Banco da Amazônia que opera o microcrédito

– App Assessor de Microfinanças

– App do Cliente do Banco da Amazônia

– App Administrativo do Banco da Amazônia

O MPO Digital Amazônia Florescer permite ao Assessor de Microfinanças enviar propostas de crédito diretamente do local do empreendimento do cliente para análise e aprovação de crédito no Banco da Amazônia, com ganho de tempo e reduzindo custos para o cliente.

Estiveram presentes o gerente do Banco da Amazônia de Brasileia, Solimar Gonsalves Pereira, o gerente executivo de micros e pequenos negócios, Esmar Prado, representantes de associações, sindicatos e empreendedores.

Descubra o programa que oferece o empurrãozinho extra de você precisa para o seu negócio a outro patamar

Com o Amazônia Florescer Urbano, você tem acesso a recursos financeiros, com as melhores taxas e prazos, para ter sucesso e crescer com o seu negócio.

Além de dar mais autonomia e liberdade para o pequeno empreendedor, o programa também incentiva o desenvolvimento econômico da região amazônica, fomentando novos negócios e atuando diretamente na geração de emprego e de renda.

Comentários

Continue lendo