Edição Especial de Natal 2012: TJ e Projeto Cidadão celebram a união civil de 1.100 casais

casamento_coletivo_tjac_edi_dez_12_13

Para celebrar a união civil de 1.100 casais, o Tribunal de Justiça do Acre e o Projeto Cidadão promoveram uma grande festa na noite de sexta-feira (21) no estádio Arena da Floresta. Mais de 3,5 mil pessoas acompanharam o evento, que reuniu, além dos 2.200 noivos, seus familiares e convidados.

Na abertura do tradicional evento do Projeto Cidadão, o público acompanhou a apresentação artística da quadrilha C.L. Na Roça e da banda e fanfarra da Escola da Escola Sebastião Pedrosa, que é a atual campeã do Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras.

“A família é uma instituição fundamental em nossas vidas, por isso destaco a valorização desse momento especial e a importância da oficialização do casamento. É uma honra para o Tribunal de Justiça se fazer presente e proporcionar esse dia para os senhores. Mais uma vez, reconheço e parabenizo o trabalho da equipe do Projeto Cidadão, que tornam o sonho de tantas pessoas uma realidade, oferecendo um serviço ao público com qualidade e dedicação, enaltecendo a marca do Poder Judiciário do Acre”, disse o presidente Adair Longuini.

A benção religiosa da noite, em atenção aos noivos evangélicos e católicos, foi feita pelo pastor Manoel Ferreira, seguida pela entoação da canção Ave Maria. Após a benção aos casais, a cerimônia foi conduzida pelo juiz de Direito Fernando Nóbrega, titular da 2ª Vara da Família de Rio Branco.

Os 2.200 noivos presentes foram representados diante do juiz pelo casal mais jovem, formado por Maria Elisabeth (16) e Gustavo Silva (16), e pelo casal mais maduro, formado por José Pereira da Silva (100) e Maria da Conceição da Silva (52).

O grande momento da cerimônia foi o “sim” simultâneo dos noivos e noivas. Após a troca de alianças, a cerimônia de Casamento Coletivo foi encerrada com uma queima de fogos.

casamento_coletivo_tjac_edi_dez_12_17

Tradição

Realizado desde 2004, geralmente com duas edições anuais, sendo uma no mês de agosto e outra em dezembro, o Casamento Coletivo reúne centenas de pessoas, entre noivos, familiares e convidados, que participam de uma cerimônia civil com direito a decoração especial de casamento e apresentações artísticas.

Essa é uma das atividades mais tradicionais e concorridas da programação anual do Projeto Cidadão. Ao longo dos últimos nove anos, nas edições do Casamento Coletivo, o Projeto Cidadão já realizou quase 12 mil casamentos.

Importância social

A lei brasileira assegura a gratuidade do serviço para noivos carentes, no entanto, as pessoas que desejam formalizar sua união civil encontram dificuldades no trâmite da documentação, além dos custos da cerimônia.

Desse modo, ao disponibilizar esse serviço, o objetivo do TJAC e do Projeto Cidadão é promover a união matrimonial de modo gratuito, rápido e fácil, contribuindo para estruturar os casais, fortalecendo os laços de união e responsabilidades, principalmente para aqueles que já possuem filhos.

Este ano, a distribuição de senhas e as habilitações dos casais aconteceram no período de 26 de novembro a 14 de dezembro, no Posto de Atendimento do Projeto Cidadão, instalado no Fórum Barão do Rio Branco, no Centro da Capital.

Parceria

Como em anos anteriores, a edição natalina do Casamento Coletivo 2012 está sendo promovida em parceria com os 1º, 2º e 3º Cartórios de Registro Civil da Comarca de Rio Branco, o Governo do Estado, o Acre Solidário e o Sindicato dos Fotógrafos do Acre.

Projeto Cidadão – 17 anos promovendo cidadania no Acre

Desde 1995 o Tribunal de Justiça do Acre promove, por meio do Projeto Cidadão, o acesso facilitado da comunidade a diversos serviços. Sua finalidade primordial é assegurar à população de menor poder aquisitivo o direito à documentação básica, bem como o acesso rápido e gratuito aos serviços públicos de saúde, educação, trabalho, meio ambiente e segurança.

O Projeto Cidadão é responsável por 40% dos casamentos realizados no Estado do Acre. Além disso, de acordo com a última pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Acre é o Estado com a maior taxa de casamentos do País.

Dos inúmeros serviços prestados pelo Projeto Cidadão, o Casamento Coletivo é um dos mais procurados pela população, já que representa uma forma inteiramente gratuita, rápida e desburocratizada de contrair matrimônio. Ao longo dos seus 17 anos de existência, o Projeto Cidadão registra a realização de mais de 32 mil casamentos em todo o Acre.

Comentários