Eleitores têm até o dia 25 de abril para regularizarem pendência

título de eleitorO número de atendimentos do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) na Organização em Centros de Atendimento (OCA) cresceu em torno de 14% nos últimos dias, em razão do prazo para regularização de título dos eleitores faltosos às últimas três eleições.

Desde o dia 25 de fevereiro, dia em que teve início o prazo para regularização, 974 pessoas buscaram atendimento no guichê do TRE na OCA, o que equivale a 160 atendimentos por dia útil.

A orientação é que os eleitores que deixaram de votar nos últimos três pleitos procurem os cartórios eleitorais até o dia 25 de abril a fim de regularizarem a pendência. Lembrando que cada turno equivale a uma eleição.

No Acre, a relação de eleitores pendentes com a Justiça Eleitoral chega a 8.754 nomes. Quem desejar consultar a lista basta acessar ao portal do Tribunal, cujo endereço é www.tre-ac.jus.br. Para regularização, basta portar documento oficial com foto e/ou título eleitoral.

O não comparecimento ao cartório eleitoral para comprovação do exercício do voto, da justificativa de ausência ou do pagamento das multas correspondentes implicará no cancelamento automático do título de eleitor, que será efetivado entre 10 e 12 de maio de 2013.

Os prazos e procedimentos para cancelamento de inscrições e regularização da situação de eleitores que não votaram nos últimos três turnos eleitorais foram definidos em provimento publicado pela Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral.

Vale ressaltar que eleitor irregular fica impedido, por exemplo, de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público, participar de concorrência pública ou administrativa, contrair empréstimo em instituição financeira pública e ser nomeado, caso passe em concurso público.

Comentários