Eliane não comparece à posse de Betinho para a entrega da faixa

Ao lembrar a infância pobre no interior de Assis Brasil, Betinho conta que desde criança queria ser médico, mas que também sempre sonhou em ser prefeito do seu município.

Agência ContilNet

A posse do médico Humberto Gonsalves Filho, 40 anos, o Doutor Betinho (PSDB) e de vice, Zé do Posto (PSD), foi prestigiada por um grande público e representantes de diversos segmentos sociais em Assis Brasil, na noite da última terça-feira (1º).

Doutor Betinho foi empossado nesta terça-feira como prefeito do município de Assis Brasil/Fotos: Wania Pinheiro
Doutor Betinho foi empossado nesta terça-feira como prefeito do município de Assis Brasil/Fotos: Wania Pinheiro

A ex-prefeita Eliane Gadelha (PT) não participou da cerimônia, juntamente com mais quatro vereadores do Partido dos Trabalhadores, entre eles o novo presidente da Câmara.

Em seu discurso, que durou cerca de 40 minutos, Betinho agradeceu à população do município pela vitória, mas também fez alguns desabafos.

“Há pouco mais de uma hora, participei da posse do novo presidente da Câmara, e agora, ele não está aqui, participando deste momento tão importante para todos nós”, disse o prefeito.

O médico Jakson Ramos, que representou o governo estadual, levou uma mensagem do governador Tião Viana aos moradores de Assis Brasil.

“O governo do Estado irá continuar com o programa Ruas do Povo e vai trabalhar em parceria com a administração do Doutor Betinho”, garantiu.

O deputado Márcio Bittar, que estava em Brasileia e Epitaciolândia, foi representado pela esposa, historiadora Márcia Bittar, que também levou uma mensagem otimista ao novo gestor da prefeitura de Assis Brasil.

Moradores de Assis Brasil participaram do evento, que aconteceu na principal avenida da cidade
Moradores de Assis Brasil participaram do evento, que aconteceu na principal avenida da cidade

Veja galeria de fotos da posse do Doutor Betinho e de seu vice, Zé do Posto

“Toda a estrutura do gabinete do Márcio estará à disposição deste município, onde ele obteve a maior votação do Estado, nas eleições de 2010. Neste ano que se inicia, ele vai se esforçar ao máximo para conseguir verbas para a compra de uma patrulha mecanizada para que o prefeito Betinho possa levar grandes benefícios para a zona rural”, disse.

O ex-presidente do Banacre e empresário Jorginey Ribeiro disse que está trabalhando um projeto de manejo sustentável que deverá gerar cerca de 300 empregos diretos no município.

O ex-deputado federal Sérgio Barros e o deputado Chagas Romão também estiveram presente no ato de posse. Durante a cerimônia, Betinho empossou todo o seu secretariado, e recomendou:

“Quero muito trabalho, competência e humildade. Não vou admitir que nenhuma pessoa, principalmente aquelas mais humildes, sejam tratadas com indiferença por nenhum representante da prefeitura. Não terei dificuldades em exonerar o secretário que não corresponder às expectativas da nossa população”, avisou.

Quem é o novo prefeito de Assis Brasil

O prefeito que irá administrar o município de Assis Brasil, a partir do dia 1º de janeiro de 2013, foi alfabetizado aos 11 anos de idade em uma modesta escola, no seringal Paraguaçu, localizado na zona rural do município.

Homberto Gonsalves Filho, 40 anos, o Doutor Betinho, é o caçula de uma família de nove irmãos. Aos três anos de idade, perdeu a mãe, dona Maria Celina Gomes, e a partir daí, foi criado pelo pai, Humberto, pela única irmã e seus sete irmãos.

Ao lembrar a infância pobre no interior de Assis Brasil, Betinho conta que desde criança queria ser médico, mas que também sempre sonhou em ser prefeito do seu município. Aos 14 anos, enfrentou as dificuldades e foi para a cidade, onde continuou estudando.

Aos 18 anos, Betinho foi morar em Rio Branco, onde trabalhou como office boy e em várias empresas, entre elas a JMB Prado.

“Sou muito grato por tudo o que fizeram por mim, quando cheguei em Rio Branco. Muitas pessoas me ajudaram a sobreviver em uma cidade que eu não conhecia, e graças a elas consegui continuar estudando”, lembra.

Ele concluiu o ensino médio no Colégio Estadual de Rio Branco (Cerb) e depois mudou-se para Santa Cruz, na Bolívia, onde conseguiu emprego e passou seis anos cursando medicina.

“Não era fácil trabalhar e estudar, mas eu tinha que me formar e voltar para a minha terra. Hoje estou na luta, como outros brasileiros, para conseguir a revalidação do meu diploma, e muito feliz por ter conseguido realizar o sonho de ser prefeito da terra onde nasci”, diz, emocionado.

Betinho disputou a prefeitura de Assis Brasil pela primeira vez em 2008, quando perdeu para a atual prefeita do município, Eliane Gadelha, por cerca de 500 votos. Neste ano, entrou na disputa novamente e ganhou a eleição com 504 votos de vantagem.

“Foi uma disputa muito acirrada, mas graças a Deus recebi o apoio dos partidos da oposição, de amigos, parentes e lideranças importantes como o deputado Márcio Bittar, Tião Bocalom, Major Rocha, Gladson Cameli, Chagas Romão, Flaviano Melo e o senador Sérgio Petecão”, conclui.

Betinho com a noiva, Aline Alves e amigos comemoram o novo momento em Assis Brasil
Betinho com a noiva, Aline Alves e amigos comemoram o novo momento em Assis Brasil

Comentários