fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Enfermeiro espera a cinco meses por remédio do Estado para tratar doença degenerativa

Publicado

em

 Raimundo mostra os exames que fez até descobrir a doença que pode atingir seus filhos - Foto: Alexandre Lima

Raimundo mostra os exames que fez até descobrir a doença que pode atingir seus filhos – Foto: Alexandre Lima

Alexandre Lima

Vídeo: Marcus José e Marquinho Filho

A cerca de sete meses atrás, o técnico em enfermagem começou a perceber um cansaço no corpo e a língua pesada, fato esse que até lhe causou desconforto no local de trabalho por comentários de terceiros, por achar que o mesmo poderia estar trabalhando sob efeito de álcool no hospital de Brasiléia.

Foi quando Raimundo Rodrigues do Nascimento, de 47 anos, iniciou uma bateria de exames pelo corpo para tentar descobrir que estaria lhe causando esses problemas. Quando recebeu o diagnostico definitivo, viu que estaria mudando por completo sua vida.

O físico vivo, Stephen Hawking, descobriu que tem a doença debilitante aos 21, foi diagnosticado com Esclerose lateral amiotrófica (ELA).

O físico vivo, Stephen Hawking, descobriu a doença debilitante aos 21. Foi diagnosticado com Esclerose lateral amiotrófica (ELA).

Raimundo descobriu que está com uma doença rara e degenerativa, que irá lhe tirar os movimentos do corpo até ficar de vez numa cadeira de roda ou numa cama. O enfermeiro soube que está desenvolvendo uma doença rara que atinge um em cada 100 mil.

O mais renomado físico vivo, Stephen Hawking, descobriu que tem a doença debilitante e sem cura. Aos 21, foi diagnosticado com Esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença degenerativa do sistema nervoso, que acarreta paralisia motora progressiva e irreversível.

É difícil exagerar a letalidade dessa doença, afinal, a ELA traz primeiro fraqueza muscular e, então, paralisia, interrompendo a capacidade de falar, engolir e até mesmo de respirar.

Casa e a moto que Raimundo está vendendo para comprar o remédio. Contato: 9962-1237

Casa e a moto que Raimundo está vendendo para comprar o remédio. Contato: 9962-1237

A Associação ELA diz que a média de vida de alguém diagnosticado com a doença é entre dois a cinco anos. Mais de 50% vive até depois do terceiro ano, 20% consegue depois do quinto ano. A partir daí, o número cai. Menos de 5% sobrevive depois de duas décadas.

Diante da notícia, Raimundo iniciou a busca pelo tratamento e soube que, o remédio Riluzol, que serve para o retardo do avanço da doença, não existe no Estado e deve ser fornecido pela Secretaria de Saúde do Acre, através do Sistema Único de Saúde – SUS.

Raimundo está a espera do remédio que poderá retardar que a doença que poderá paralisar seu corpo - Foto: Alexandre Lima

Raimundo está a espera do remédio que poderá retardar que a doença que poderá paralisar seu corpo – Foto: Alexandre Lima

Pare seu desespero, está a cinco meses a espera do remédio, onde uma caixa com 60 capsulas custa cerca de R$ 1.080 reais, sendo que necessita de duas por mês. “Estou preocupado, pois tenho dois filhos e essa doença pode ser hereditária, segundo os médicos”, disse Raimundo.

Em sua luta para poder obter o remédio nestes meses, já procurou o Ministério Público, onde recebeu respostas dizendo que num prazo de 20 dias, estaria em suas mãos mas, não chegou até agora. Além do remédio, Raimundo irá precisar de acompanhamento de um psicólogo, fonoaudiólogo e um neurologista.

Para poder continuar o tratamento por conta própria, Raimundo está se desfazendo de uma casa e uma moto, e poder comprar os remédios. O jornal oaltoacre.com, entrou em contato com a Assessoria da Sesacre, que se prontificou em dar retorno sobre o caso mais breve possível.

VEJA VÍDEO REPORTAGEM ACIMA.

Matérias relacionadas:

Governo diz que investiu R$ 176 milhões em Saúde

Com construção de hospital atrasado e outro sucateado, governo diz gastar 176 milhões em saúde

Comentários

Continue lendo

Acre

Operação Arco Verde: caminhão que transportava animais sem guia é apreendido no interior do Acre

Publicado

em

Por

Operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF-AC) que ocorreu no Acre. Três pessoas foram presas durante a operação.

Animais estavam sendo transportes sem autorização — Foto: Arquivo/PRF-AC

Um caminhão com 19 bois foi apreendido e quatro motocicletas recuperadas durante a Operação Arco Verde da Polícia Rodoviária Federal (PRF-AC) que ocorreu no Acre. Três pessoas foram presas durante a operação.

__________________

Além do Acre, a segunda etapa da ação foi realizada também no Amapá (AP), Rondônia (RO), Pará (PA) e Maranhão (MA) ao longo do mês.

__________________

Sobre a ocorrência envolvendo os bois, a PRF-AC informou que o motorista não tinha Guia de Transporte Animal (GTA). A ocorrência foi registrada em Sena Madureira, interior do estado acreano, no último dia 23.

Os policiais acionaram os fiscais do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) da cidade.

Já na última sexta-feira (26), os policiais do Acre apreenderam quatro motocicletas com registro de roubo e furto no município de Boca do Acre, no Amazonas. Três pessoas foram presas com os veículos roubados.

Uma quarta motocicleta foi achada abandonada na estrada.

Operação resultou na apreensão de motocicletas roubadas e furtadas – Foto: Arquivo/PRF-AC

Operação

A operação Arco Verde é uma iniciativa do Governo Federal que, em parceria com Estados e municípios, busca estimular a prevenção e combate ao desmatamento e à grilagem de terras na Amazônia Legal, propondo um novo modelo de desenvolvimento para a Amazônia.

Comentários

Continue lendo

Acre

Embaixador peruano destaca potencial econômico e turístico durante Podcast

Publicado

em

Walter Heredía Martínez ressalta oportunidades de cooperação entre Acre e Peru em meio às transformações do cenário internacional

Embaixador IMBRICS+Peru, Walter Heredía Martínez, ressaltou a importância do bloco BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) na construção de uma nova ordem econômica global

Willamis Franca

No último dia 30, o embaixador IMBRICS+Peru, Walter Heredía Martínez, esteve em uma reunião na Assembleia Legislativa do Estado do Acre, acompanhado de autoridades locais e empresários. O encontro teve como objetivo discutir questões econômicas e oportunidades de colaboração entre Acre e Peru, em um contexto de mudanças no cenário internacional.

Durante uma prévia do podcast “Conversa Franca”, que será transmitido na próxima segunda-feira (6), o embaixador Martínez compartilhou suas perspectivas e expectativas após a reunião. Ele ressaltou a importância do bloco BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) na construção de uma nova ordem econômica global, destacando o potencial de acesso a mercados diversificados, como a Índia e a China

Consul peruana Martínez, enfatizou vontade das autoridades locais: “As condições estão dadas. O que precisamos fazer é fortalecer essa tendência com a vontade política de nossas autoridades e aproveitar essas oportunidades.”

Martínez destacou os avanços na infraestrutura logística peruana, incluindo a inauguração de um mega porto e a aprovação de projetos para construção de novos portos, que facilitarão o comércio com países vizinhos, como o Brasil. Ele também enfatizou a importância estratégica dos aeroportos na região, ressaltando a proximidade de três aeroportos com capacidade internacional: Acre, Madre de Dios e Cobija, na Bolívia.

Além disso, o embaixador salientou o potencial turístico da região, com suas vastas áreas naturais protegidas e florestas exuberantes. Ele destacou a tendência crescente do turismo ecológico, afirmando: “O turismo de visitar áreas naturais, e essa é uma região que tem a maior parte de seu território coberto por florestas, tem áreas naturais protegidas. (…) Temos os atrativos naturais para atrair turistas e temos a infraestrutura de acesso para que isso seja possível.”

O encontro teve como objetivo discutir questões econômicas e oportunidades de colaboração entre Acre e Peru

Em suas palavras finais, Martínez enfatizou a importância da vontade política das autoridades locais em aproveitar as oportunidades: “As condições estão dadas. O que precisamos fazer é fortalecer essa tendência com a vontade política de nossas autoridades e aproveitar essas oportunidades.”

A entrevista completa com o embaixador Walter Heredía Martínez será transmitida na próxima segunda-feira, às 11h30, nos canais de rádio e televisão Juruá. Não perca essa oportunidade de conhecer mais sobre as perspectivas de cooperação entre Acre e Peru.

Comentários

Continue lendo

Acre

Câmara de segurança mostra assalto e fuga de bandidos em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

O assalto foi captado pelas câmeras de segurança e a fuga foi filmada por pessoas que estavam em um prédio próximo. As imagens servirão para a identificação dos criminosos.

Toda a ação foi registrada. Foto Montagem

Dois homens assaltaram uma Bomboniere na noite dessa terça-feira, 30, na Avenida Boulevard Thaumaturgo, em Cruzeiro do Sul. Os dois, usando roupas esportivas, entram no local onde havia vários clientes. Um deles aponta a arma para a cabeça do empresário e o outro pega todo o dinheiro do caixa.

Após o crime os dois saem correndo. Um deles deixa cair algo e volta para buscar, mas o que parece ser um celular, é deixado para trás. Eles correm pela Boulevard Thaumaturgo nas proximidades do Sebrae e sobem até a Avenida 25 de Agosto, quando sobem em um carro de carroceria que já esperava a dupla. Um deles entra na parte dianteira do veículo e o outro segue na carroceria.

Toda a ação foi registrada. Dentro do comércio, o assalto foi captado pelas câmeras de segurança e a fuga foi filmada por pessoas que estavam em um prédio próximo. As imagens servirão para a identificação dos criminosos.

Os dois homens que aparecem nas imagens e um cúmplice foram presos em flagrante pela polícia Civil.

Veja o vídeo da ação:

Comentários

Continue lendo