Escola José Hassem Hall Filho encerra projeto de Folclore com festa na comunidade

Na noite deste sábado, a Escola Municipal José Hassem Hall Filho realizou a feira do Folclore. Com várias apresentações culturais feitas pelos alunos, contou também com a participação e ajuda dos pais e funcionários.

Segundo a Diretora da Escola Professora Rosicleide Ferreira da Silva, o dinheiro arrecadado será para a realização da festa do dia das crianças na escola.

Entende-se por folclore o conjunto de crenças, lendas, festas, superstições, artes e costumes de um povo. Tal conjunto normalmente é passado de geração a geração por meio dos ensinamentos e da participação real dos festejos e dos costumes. De origem inglesa, o folclore é uma palavra originada pela junção das palavras folk, que significa povo; e lore, que significa sabedoria popular. Formou-se então a palavra folclore que quer dizer sabedoria do povo.

O folclore assume grande importância na história de todos os povos, pois por meio desse conjunto pode-se conhecer a antiga cultura e a formação da cultura presente nos dias de hoje. Dentre as características que possui é possível identificar os fatos folclóricos a partir do anonimato, já que todos os componentes folclóricos são de autoria desconhecida; da aceitação coletiva, já que cada pessoa absorve a essência folclórica e a repassa aos outros a partir de seu entendimento próprio; e da transmissão oral, já que antigamente não havia meios de comunicação como na atualidade. Para manter vivo o folclore típico de cada região existem datas específicas para a realização dos festejos e artes.

 

Comentários