fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Estudantes acreanos visitam estação de energia solar em Cobija

Publicado

em

Estudante acreanos foram recebido pelo engenheiro Pedro Jaldin, que explicou como o projeto funciona.

Alexandre Lima

Durante a manhã desta terça-feira, dia 18, acadêmicos de engenharia elétrica da Universidade Federal do Acre e Uninorte, estiveram visitando Cobija, capital do estado de Pando, lado boliviano, com intuito de conhecer a estação de captação de energia solar recém inaugurada.

A visita contou com o apoio do Governo do Acre através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis – SEDENS, Sindicatos dos Engenheiros do Acre – SENGE e CREA/AC, coordenados por Ruben Dário Soares Ortiz, responsável pelo setor de integração regional e internacional do Estado, onde abriram espaço para 14 acadêmicos de cada universidade, para que pudessem conhecer o projeto de perto.

Projeto tem mais de 17 mil placas distribuídas em 15 hectares e que está gerando energia para 60% da população de Cobija.

Segundo foi passado, o projeto iniciado em 2012, já está em pleno funcionamento desde 2014. Sendo possível graças ao convênio entre o governo da Bolívia com a Dinamarca, resultando num investimento de pouco mais de U$ 11 milhões de dólares, investidos em 15 hectares, demorando menos de um ano para ser instalado no vilarejo de Villa Bush, distante nove quilômetros da capital pandina.

Ruben Dário (e), do setor de integração regional e internacional do Estado do Acre, esteve com os 28 estudantes na cidade de Cobija.

Foram instalados 17.040 painéis solares que estão gerando uma potencia de 5MW, num sistema estabilizado de rede com 2.3MW, distribuídos por seis unidades de inversores e três geradores.

Dessa forma, a cidade de Cobija, com pouco mais de 100 mil habitantes, está com 60% de sua população recebendo energia limpa gerada pelo sol. A empresa responsável, ENDE Corporação, irá gerenciar o projeto por 20 anos.

O governo boliviano visa o uso eficiente dos recursos naturais, reduzindo de forma gradual, o uso do diesel em suas usinas termoelétricas além da economia de quase 50 mil litros por dia. O estado de Pando é talvez, o único da Bolívia que mais sofre com o isolamento do resto do país pela deficiência das estrada, sendo necessário o transporte de combustível pelo Peru e Brasil, através do Acre.

Com a produção de energia limpa e renovável, Pando estará gerando o impacto meio-ambiental positivo, evitando a emissão de mais de 5 mil toneladas de CO2 (dióxido de carbono) por ano, diminuindo a contaminação ambiental na cidade d Cobija, que atualmente precisa de óleo diesel para gerar eletricidade.

Estudante curso de engenharia de eletricidade, Taynara, ficou surpresa com o projeto que está beneficiando quase toda uma cidade.

Segundo a acadêmica da Universidade Federal do Acre – UFAC, que está no oitavo período do curso de engenharia de eletricidade, Taynara, ficou surpresa com o projeto que está beneficiando quase toda uma cidade, “para nós estudantes, podemos ver de perto que é um projeto que está dando certo, além de outros meios renováveis como biomassa e heólica, poderão ajudar muito num futuro próximo”, destacou.

Segundo o engenheiro assistente, Pedro Jaldin, o retorno para a cidade de Cobija será gradativo. Nos próximos 12 anos, não será necessários investimentos imediatos, uma vez que a atual estação está funcionando perfeitamente, mas, já estão estudando a ampliação para que possam chegar num patamar confortável de abastecimento de energia elétrica, sem a necessidade do uso de usinas termoelétrica.

Comentários

Continue lendo

Acre

Descaminho: 2280 desodorantes apreendidos em 02 (dois) veículos

Publicado

em

Por

Na tarde desta quinta-feira (25), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 2280 desodorantes, de procedência estrangeira, sem o desembaraço aduaneiro, na cidade de Senador Guiomard/AC.

Os produtos estavam distribuídos em dois veículos de passeio, abordados pela equipe da PRF, após acionamento da Central de Comando e Controle.

Os condutores de ambos veículos, informaram que a carga teve origem em Puerto Evo na Bolívia, entrando no país por Plácido de Castro/AC e que teria como destino final Rio Branco/AC.

Os veículos e a mercadoria foram encaminhados à Receita Federal na capital Acreana.

Previsto no art. 334 do Código Penal, o crime de Descaminho que é o ato de iludir, no todo ou em parte, o pagamento de direito ou imposto devido pela entrada, pela saída ou pelo consumo de mercadoria, representa uma concorrência desleal com os comerciantes regularmente instalados e diminui os empregos com Carteira de Trabalho assinada no país.

Fonte: PRF AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Vereador Samir Bestene defende revisão no Plano Diretor de Rio Branco

Publicado

em

Por

O vereador Samir Bestene cobrou do Executivo o envio do Plano Diretor de Rio Branco para análise na Câmara Municipal. O parlamentar defende uma revisão detalhada a fim de se adequar as necessidades atuais da Capital. “A cidade já cresceu demais, tem muita coisa o que se fazer, o que se mudar neste plano diretor, e ser discutido aqui na câmara de vereadores”, disse ele.

O vereador citou exemplos de problemas enfrentados devido à falta de atualização do Plano Diretor, como a irregularidade de comerciantes que operam sem alvará de funcionamento e as restrições impostas aos postos de combustíveis.

“Os empresários não podem investir porque nas ruas também não é permitido, então isso precisa ser debatido, isso é um atraso para a nossa economia, nós já moramos num município que dependemos muito do poder público e ele tem que facilitar a vida das pessoas que querem investir.”

Ele também mencionou a dificuldade de investimento em determinadas regiões e destacou a importância do plano na geração de empregos e renda, mas questionou a falta de ações para realizar esse objetivo. “A função social da cidade de Rio Branco é promover a geração de emprego e renda, estimulando investimento em funcionamento das atividades, no papel isso é muito lindo, mas cadê isso na prática?”

O vereador finalizou pedindo para que a gestão municipal envie a atualização do Plano Diretor para a Câmara Municipal, para ser discutida, a fim de desbloquear oportunidades de investimento e impulsionar a economia local. “Fica essa cobrança, que a gestão mande para essa casa o mais rápido possível a atualização do Plano Diretor para facilitar a vida dos empreendedores do município para gerar emprego e renda que é o que tanto nós precisamos.”

(Por Fernanda Maia, estagiária de Jornalismo na CMRB)

Fonte: Câmara Municipal de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

João Marcos Luz destaca avanço na execução do programa Asfalta Rio Branco

Publicado

em

Por

O vereador João Marcos Luz pontuou sobre as obras do programa Asfalta Rio Branco. A fala ocorre durante a sessão ordinária na Câmara Municipal de Rio Branco, na quinta-feira, 25. De acordo com o parlamentar, a execução está ocorrendo em alguns bairros da cidade, entre eles, Tancredo Neves, Jorge Lavocat e Defesa Civil, e também nas regiões do Irineu Serra, Alto Alegre e Montanhês.

“De fato, agora, concretamente, o Asfalta Rio Branco está a pleno vapor na região do Irineu Serra, e na região do Alto Alegre e Montanhês.”

O vereador alegou ainda que no momento a gestão municipal está priorizando os corredores de ônibus e as transversais, com o intuito de melhorar a mobilidade urbana. Segundo João Marcos Luz, o trabalho de obras na região, está sendo um trabalho de qualidade.

“É muito importante que a população entenda que neste primeiro momento as prioridades são os corredores de ônibus, e posterior, é obviamente as transversais, hoje finalizou a rua sete de setembro do alto alegre, e agora começou na rua principal do montanhês, nós já estamos verificando que de fato, pelo menos até agora, o trabalho é de muita qualidade.”

Ele também enfatizou a importância das obras de infraestrutura, como a revitalização de praças e espaços de lazer, e citou a revitalização da praça na região da Defesa Civil e a inauguração de uma quadra no Tancredo Neves, comentando que proporciona entretenimento e bem-estar para os moradores locais.

João Marcos Luz finalizou argumentando que, apesar dos desafios enfrentados, como a burocracia para liberação de recursos, a gestão municipal tenta atender as expectativas da população. “Isso mostra que o poder público atende as expectativas das pessoas, e é isso que nós queremos, cada vez mais Rio Branco feliz, as comunidades felizes, com segurança, e tudo isso só se faz com dinheiro e investindo bem o pouco que nós temos.”

(Por Fernanda Maia, estagiária de Jornalismo)

Fonte: Câmara Municipal de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo