Everaldo e Coordenadora da AMAC realizam vistorias em prédios da saúde

Em 2013 será construído posto de saúde no ramal do 19, (Quatro Bocas) e reforma e ampliação do Fernando Azevedo Correia.

Posto Fernando Azevedo Correia terá reforma e ampliação. Foto: Assessoria
Posto Fernando Azevedo Correia terá reforma e ampliação. Foto: Assessoria

O prefeito Everaldo Gomes recebeu na última terça-feira (15), a visita da Coordenadora Executiva da AMAC Telma Chaves e equipe, a fim de conhecer a nova administração e colocar a AMAC à disposição da prefeitura na captação de recursos através de projetos apresentados em diversos ministérios no anseio de contribuir para o desenvolvimento do município, principalmente na área de saúde da cidade de Brasileia.

A Coordenadora Telma Maria S. Chaves juntamente com o Prefeito Everaldo Gomes, Secretária de Saúde Aldenice Ferreira e os vereadores: Naldo (PRP), Marquinhos (PSDB), Joelson Pontes (PP), Marivaldo (PMDB) e Bill (PMDB) no Centro de Saúde Fernando Azevedo Correia, bairro Raimundo Chaar, onde foi feito levantamento técnico do atual prédio, como também da área disponível, já que o mesmo passara por reforma e ampliação ainda este ano.

Na ocasião os representantes da AMAC, Prefeitura e vereadores se deslocaram para a zona rural de Brasileia, ramal do 19 (Quatro Bocas), para conhecer de perto o Posto Saúde da Comunidade Chico Leal desativada há mais de 8 anos.

Saúde abandonada e tristeza para a comunidade do km 19. Foto: Assessoria.
Saúde abandonada e tristeza para a comunidade do km 19. Foto: Assessoria.
Saúde abandonada e tristeza para a comunidade do km 19. Foto: Assessoria.
Saúde abandonada e tristeza para a comunidade do km 19. Foto: Assessoria.

Já na localidade, foram realizadas vistorias técnicas do prédio em ruínas, e foi imediatamente condenada e descartada a possibilidade de uma reforma do mesmo pelos engenheiros da AMAC, já que a demanda será grande por parte das mais de 500 famílias da localidade, o prédio em si, se encontra com  as paredes rachadas, estrutura física deterioradas, 95% da cobertura inexistente, sistema hidráulico e sanitário sem funcionar, consultórios odontológicos e médico sem condições de atendimento básico, pias e vasos totalmente tomados por fezes de morcego nos consultórios e equipamentos inexistente.

Esse é o quadro da saúde da localidade do Chico Leal (Quatro Bocas), ramal do 19, a cerca de 34 Km da sede  do Município de Brasileia, assim, há situação de saúde facilitam também a identificação de necessidades e prioridades em saúde, como a identificação de intervenções e a situação de abandono prejudicando centenas de moradores rurais.

A visita das autoridades ao ramal do km 19 chegou com uma boa notícia para os moradores da localidade formulada pelo prefeito, representante da Amac, secretaria de saúde e vereadores com o entendimento da construção de um novo prédio para atender as mais de 500 famílias, onde entrara em funcionamento uma Unidade da Saúde da Família, com médicos, enfermeiros, auxiliares técnicos e dentistas, como também todos os tipos de atendimentos que e oferecidos na cidade, em um curto período de tempo.

Assessoria PMB

Comentários