fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Everaldo Gomes debate com comunidades melhoramento de ramais, escola e PNHR

Publicado

em

DSC_0596

Acompanhado dos vereadores Naldo Rufino, Marivaldo Oliveira e Joelso Pontes, além do secretário de Agricultura, Reginaldo Guerra e Ação Social, Lindaci Franco o prefeito fez questão de prestigiar as comunidades no sábado e domingo

WILIANDRO DERZE, assessoria PMB

A população rural continua sendo ouvida pela administração atual do município de Brasiléia. Neste final de semana as comunidades dos ramais dos km 59 e 88 tiveram a presença do prefeito Everaldo Gomes. O encontro teve o objetivo de debater melhoramento de ramais, acesso a escola para as crianças, além de receberem explicações sobre o Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR.

O prefeito Everaldo que acompanha de perto as reivindicações dos produtores rurais e debate a viabilidade das melhorias de imediato ou de forma programada, ouviu de perto as dificuldades que as famílias das regiões vêm passando com a falta de ramais, escolas e apoio a produção.

Acompanhado dos vereadores Naldo Rufino, Marivaldo Oliveira e Joelso Pontes, além do secretário de Agricultura, Reginaldo Guerra e Ação Social, Lindaci Franco o prefeito fez questão de prestigiar as comunidades no sábado e domingo, onde dividiu sua agenda para contemplar os ramais do 59 e 88 e adjacentes.

Para o prefeito o dever do gestor público é ouvir de perto as comunidades que a muitos anos está abandonada. “Temos uma grande tarefa que é resgatar a alta estima da população rural que estava desacreditada. Assumimos a prefeitura dia primeiro de janeiro e tenho visitado e acompanhado as reivindicações dos moradores. Vamos de forma planejada procurara atender as solicitações. Quero meu povo de Brasiléia, seja ele da zona urbana ou rural com perspectiva de vida e desenvolvimento. Estamos trabalhando sempre junto com as comunidades ouvindo e sabendo de perto suas necessidades”, explicou o prefeito.

O vereador Naldo Rufino destacou que todo o trabalho realizado pelo prefeito de ouvir os produtores e olhar de perto suas necessidades é de estrema importância. “Só assim a gestão do prefeito terá uma analise correta do que cada comunidade precisa”, disse.

A produtora rural, Raimunda silva disse ao prefeito e aos vereadores que a mais de 12 anos nenhum político tinha comparecido em uma reunião nas comunidades. “O prefeito Everaldo Gomes está de parabéns por está se preocupando com a população da zona rural e visitando todos nós”, comentou.

A secretária de Ação Social que também acompanhou as visitas do prefeito explicou como funciona o PNHR, que viabiliza por meio da Caixa Econômica, em parceria com a prefeitura de Brasiléia financiamento para reforma ou construção de residências.

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Enfermeira de confiança da gestão assume Secretaria de Saúde em Epitaciolândia no lugar de Sérgio Mesquita

Publicado

em

Jessica Moraes da Silva, Enfermeira de confiança do Prefeito, assume o desafio de liderar a Saúde Municipal

No dia 1º de abril, Epitaciolândia recebeu uma nova líder para sua Secretaria de Saúde. Jessica Moraes da Silva, uma jovem enfermeira de 26 anos, assumiu o cargo, trazendo consigo não apenas sua experiência profissional, mas também a confiança do prefeito Sérgio Lopes.

Jessica não é uma estranha para os corredores da saúde municipal. Sua jornada começou em 2021, quando foi chamada pelo prefeito para coordenar o setor de imunização. Sua dedicação e competência logo se destacaram, levando-a a ser transferida para a área de atenção básica em 2022.

A transição para o cargo de secretária de saúde é um novo marco em sua trajetória profissional. Ela assume o posto deixado por Sérgio Mesquita, que agora busca uma vaga como vereador. A continuidade das atividades deixadas por seu antecessor é uma das prioridades de Jessica, que pretende manter o ritmo e a qualidade dos serviços prestados à população de Epitaciolândia.

Ao assumir essa responsabilidade, Jessica enfrenta diversos desafios, desde a gestão dos recursos disponíveis até o enfrentamento de eventuais crises de saúde pública. Sua juventude aliada à sua experiência e comprometimento são características que despertam esperança e confiança na comunidade local.

O prefeito Sérgio Lopes expressou sua confiança na nova secretária, destacando sua capacidade de liderança e sua dedicação à causa da saúde pública. Para ele, Jessica é a pessoa certa para conduzir a Secretaria de Saúde neste momento crucial.

Comentários

Continue lendo

Acre

TJAC lança projeto ” Cidadania e Justiça na Escola” em Jordão

Publicado

em

Por

Inédita no município, ação educativa ocorre nesta sexta-feira, 26, na Escola Municipal Manoel Rodrigues

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), lança o projeto “Cidadania e Justiça na Escola” no município de Jordão. A iniciativa chega à cidade nesta sexta-feira, 26, às 10h, na Escola Municipal Manoel Rodrigues, localizada na Rua Tadeu Teixeira, bairro Centro.

No lançamento estarão presentes a desembargadora-presidente do TJAC, Regina Ferrari, juízas e juízes das Varas da Infância e Juventude, representantes do Ministério Público do Acre (MPAC), da Secretaria de Esporte e Educação do Acre (SEE) e da Prefeitura de Jordão.

Pela primeira vez realizado  no município, o projeto busca oferecer noções básicas sobre o Poder Judiciário e suas atribuições, como também os direitos e deveres de toda cidadã e cidadão brasileiro. O objetivo é transformar os participantes, majoritariamente alunos do 5° ano do ensino fundamental,  em agentes multiplicadores de informação e paz.

Durante este ano, o projeto planeja desenvolver diversas ações, como palestras, visitas guiadas aos fóruns, distribuição de material educativo lúdico, concurso de redações e entrega de premiações. 

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

MPAC promove reunião em Brasileia para discutir políticas públicas educacionais a indígenas em contexto urbano

Publicado

em

Por

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Cível de Brasileia, com apoio do Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera), realizou, na última segunda-feira (23), uma reunião para discutir os desafios enfrentados pela população indígena em contexto urbano do município no acesso à educação.

O encontro foi conduzido pelo promotor de Justiça Juleandro Martins e contou com a participação da secretária Municipal de Educação, Francisca da Silva Oliveira, do secretário Municipal de Meio Ambiente, Valdemir da Silva, da liderança indígena Marilza Jaminawa, além de representantes da Secretaria Estadual de Educação e Secretaria de Assistência Social do Estado do Acre.

Durante a reunião, foram discutidos temas como o alto índice de evasão escolar, a distorção idade-série, adequação do ensino à cultura indígena e promoção da tolerância e respeito à diversidade entre os demais estudantes.

O promotor de Justiça destacou a importância do diálogo para a construção de soluções para os problemas enfrentados pelos indígenas. “Nosso objetivo foi discutir sobre os desafios e caminhos para o acesso e permanência na escola dos indígenas em contexto urbano, bem como monitorar as pactuações que foram feitas nas edições anteriores em relação aos eixos saúde e assistência social”, afirmou.

Entre os encaminhamentos, destacam-se a realização de ações de conscientização com familiares sobre a importância da escolarização, mapeamento das crianças que estão fora da escola e envio da lista de evasões ao MPAC, além de levantamento de alunos que tenham perfil para Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Sobre o Projeto TXAI – Atuação do MPAC na defesa dos povos indígenas

O Projeto Txai é uma iniciativa da Promotoria de Justiça Cível de Brasileia e das Promotorias de Justiça de Manoel Urbano e Assis Brasil, em parceria com o Natera. A iniciativa visa fortalecer a capacidade de execução das políticas públicas de proteção e defesa dos direitos fundamentais da população indígena do Acre, por meio de um conjunto articulado de ações e iniciativas, dentro da atribuição do MP acreano, visando conferir maior resolutividade à ação ministerial na temática indígena.

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Continue lendo