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Fifa joga tradição no lixo e uniformes da Copa terão padrão monocromático

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Seleções de parceira da Fifa já apresentaram uniformes que vão contra suas tradições

Bruno Winckler – iG São Paulo

Será corriqueiro vermos em campo na Copa de 2014 aberrações como o Brasil de calção branco, a Alemanha toda de branco, a Espanha toda de vermelho. Mais do que uma ideia dos estilistas da bola, é a regra que a Fifa tem fortalecido nos últimos anos. Duas seleções não poderão ter peças da mesma cor, mesmo que sejam peças diferentes, como short e camisa, camisa e meia e por aí vai.

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A entidade confirmou ao iG que vai manter a linha de conduta na escolha dos uniformes das seleções nos jogos da Copa e com isso comprometer a tradição de algumas seleções. Em contato via assessoria, a informação é que qualquer “confusão” de cores deverá ser evitada. A Fifa entende como “confusão” qualquer parte do uniforme que tenha as mesmas cores do time rival, ainda que não seja a mesma peça.

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Na Copa das Confederações, Brasil e Itália jogaram com uniformes que desrespeitaram suas tradições. Foto: Wander Roberto/VIPCOMM

Um caso recente serve para ilustrar a situação. Na Copa das Confederações a Itália foi o time A no duelo contra Brasil em Salvador e por isso teve a preferência de atuar com seu uniforme principal. Porém, não só a camisa foi azul. Jogadores entraram em campo vestidos de azul dos “pés à cabeça”. E o Brasil trocou o tradicional short azul por um branco. Quem torce acha estranho, principalmente para quem se lembra das finais das Copas de 1970 e 1994, quando Brasil e Itália não alteraram nenhuma peça de seus uniformes e ainda assim não causaram “confusão”.

Todas as informações necessárias sobre os kits que as seleções usarão na Copa do Mundo serão enviadas às federações dos países participantes no final de novembro de 2013 pelo escritório da Fifa. Em seguida, as equipes serão obrigadas a enviar à FIFA todos os elementos de seus uniformes até o final deste ano. Posteriormente, os representantes das equipes serão convidados para a sede da FIFA, em Zurique, para uma reunião no final de janeiro.

Se qualquer artigo do kit oficial não estiver de acordo com os regulamentos de equipamento da Fifa, a associação responsável pela seleção será obrigada a mudá-lo de acordo e re-enviar os itens corrigidos no prazo de 30 dias da primeira decisão por escrito. Estas decisões não são passíveis de recurso.

“A Fifa fará o possível para garantir que cada equipe use seu kit oficial da equipe, pelo menos uma vez durante a fase de grupos”, diz a entidade no regulamento geral da Copa.

A Fifa quer que todas as seleções tenham um uniforme claro e um uniforme escuro. Entende que os dois uniformes devem ter um só tom em sua totalidade. Ou seja: a camisa amarela da seleção brasileira, clara, não combinaria com o calção azul escuro. Em cinco jogos da Copa das Confederações o Brasil jogou duas vezes com o short branco. Além do duelo contra a Itália, jogou também a final contra Espanha com o short branco.

Um Brasil x Itália assim, com as seleções usando seus uniformes tradicionais, como o da final da Copa de 1994, não vai se repetir em 2014 - Mike Hewitt/Getty Images 

Um Brasil x Itália assim, com as seleções usando seus uniformes tradicionais, como o da final da Copa de 1994, não vai se repetir em 2014 – Mike Hewitt/Getty Images

Ciente dessa situação, a Adidas, parceria da Fifa há mais de 40 anos, e responsável pelos materiais esportivos de seleções tradicionais como Argentina, Alemanha e Espanha, já apresentou uniformes monocromáticos destas seleções para a Copa do Mundo. A Alemanha trocou o tradicional short preto por um branco, assim como a Espanha, que jogará toda de vermelho. (veja as fotos). A Nike manteve os uniformes tradicionais tanto de Brasil como da França.

No regulamento da Copa o texto sobre os uniformes é o seguinte: “A FIFA irá informar as equipes as cores que deverão usar para cada jogo. Na medida do possível, cada equipe deve usar suas cores oficiais, declaradas no formulário oficial da cor da equipe. Se as duas cores das equipes e dos árbitros causarem confusão, em princípio, a equipe A na programação oficial da competição terá o direito de usar seu kit oficial da equipe e da equipe B deverá utilizar sua reserva kit equipe ou, se necessário, as duas equipes podem ter de usar uma combinação dos seus uniformes 1 e 2.”

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Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

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A nova Política Nacional de implantação de Pontos de Parada e Descanso (PPD) em estradas federais prevê a oferta do serviço a partir de 2025. Instalações com infraestrutura para atender motoristas em viagem serão obrigatórias nos contratos e projetos de concessão das rodovias.

De acordo com o Ministério dos Transportes, além de garantir as condições adequadas de repouso para os profissionais, a medida busca ampliar a segurança e reduzir o número de acidentes nas rodovias federais.

Segundo a Confederação Nacional do Transporte, até 2023 já existiam 155 paradas em funcionamento nas rodovias federais, sendo 108 em estradas administradas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes e apenas 47 naquelas concedidas à iniciativa privada.

Com a política criada pelo governo por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (19), a Lei do Motorista (nº 13.103/2015) foi regulamentada e as mudanças começam a vigorar em 2 de maio.

Pelas regras, todo contrato de concessão de rodovia sob gestão da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deverá garantir a operação de, pelo menos, um ponto de parada e descanso funcionando no próximo ano. O serviço já deverá constar em novos projetos de concessão, com início do funcionamento até o terceiro ano de atuação da concessionária.

Para as estradas geridas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) foi determinado um estudo para identificar pontos que necessitem receber o serviço, com prioridade para os corredores logísticos, onde o tráfico de veículos comerciais é maior.

Os locais devem apresentar as condições mínimas de segurança sanitária e de conforto previstas em lei, como instalações com rede de iluminação, estacionamento, ambiente de refeições, água potável, banheiros separados por sexo, com sanitários individuais que disponibilizem cesto de lixo e papel higiênico, lavatórios com material para higienização das mãos, chuveiros com água quente e fria.

Nos casos de cobrança para permanência dos veículos, os locais de espera, repouso e descanso deverão ser cercados e o controle de acesso e permanência será realizado pelo operador do serviço.

Fonte: EBC GERAL

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Mulher que levou morto a banco em 2020 entra na Justiça e ganha pensão

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Banco do Brasil
Agência Brasil

Banco do Brasil

Uma mulher acusada de levar o cadáver do então marido, de 92 anos, a uma agência bancária de Campinas (SP), conseguiu o direito de receber pensão e ainda se livrou de uma denúncia. Ela teria levado o corpo ao local para sacar dinheiro da conta dele.

O caso aconteceu em outubro de 2020 e envolve Josefa de Souza Mathias, hoje com 61 anos. Na época, Laércio Della Colleta, companheiro com quem vivia há mais de uma década, foi levado pela mulher a uma agência do Banco do Brasil no centro da cidade. O idoso estava em uma cadeira de rodas, com um lenço amarrado na cintura.

Na época, Josefa afirmou que levou Laércio ao banco para realizar prova de vida e, assim, conseguir a senha da conta bancária do companheiro. Segundo a mulher, na manhã daquele dia (2 de outubro), ele ainda estava vivo e passou mal dentro da agência. Em seguida, ele veio a óbito.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e tentou reanimá-lo, mas ele já estava morto. Ainda, dois vizinhos acompanharam o casal até o banco e afirmaram que o idoso se queixou de dor antes de sair de casa e que começou a “babar” e “ficar amarelo” no caminho até a agência, mas Josefa decidiu não o levar ao hospital.

No entanto, o exame pericial apontou que Laércio havia morrido na noite anterior.

A polícia também desconfiou de Josefa, segundo testemunhas. Ao chegar na agência, ela subiu para o segundo andar e tentou desbloquear a senha, enquanto o idoso estava debilitado na cadeira de rodas. A mulher também não teria apresentado uma procuração para movimentar a conta em nome dele.

Em depoimento à polícia, ela apresentou duas versões. Na primeira, Josefa disse que ela e Laércio conversaram na manhã em que foram a agência. Na segunda, ela disse que o diálogo aconteceu na noite anterior. Por conseguinte, ela foi indiciada por estelionato e vilipêndio de cadáver (desprezar ou humilhar corpo).

Direito a pensão

Em janeiro de 2021, a promotora Daniela Merino, do Ministério Público de São Paulo (MPSP), pediu o arquivamento do caso. Ela alegou que Laércio teve morte natural e Josefa “jamais conseguiria movimentar a conta da vítima” porque a companheira do falecido não tinha uma procuração para isso, o que foi reconhecido pelo banco. As informações são do Metrópoles.

“Trata-se, então, de crime de furto mediante fraude cuja consumação, da forma como pretendia a investigada, se mostra impossível”, destacou a promotora.

Merino ressaltou ainda o fato de Laércio não ter herdeiros e Josefa ter firmado união estável com ele um ano antes, deixando ela como beneficiária do dinheiro na conta do idoso.

A Promotoria também descartou a acusação de crime de vilipêndio de cadáver, justificando que, “apesar de reprovável”, a conduta de Josefa “não caracteriza crime”. ‘O cadáver foi transportado, mas nenhum outro ato de ultraje foi praticado”.

A denúncia então foi retirada e Josefa entrou com uma ação na Justiça, garantindo o pagamento de uma pensão por morte, de R$ 5,8 mil. Ela ainda recebeu um retroativo de R$ 191 mil.

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Fonte: Nacional

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Exposição debate espaço para pessoas negras na arte contemporânea

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A presença de pessoas negras nos espaços elitizados da arte contemporânea é o tema da série Novo Poder: Passabilidade, do artista carioca Maxwell Alexandre. Crescido na favela da Rocinha, o artista tem explorado o assunto em pinturas desde 2021.

“Para isso, dou ênfase a três signos básicos: as cores preta, branca e parda. Em Novo Poder, a cor preta atua como o corpo preto manifestado pela figuração de personagens; a cor branca aponta para o cubo branco espelhando o espaço expositivo; e a cor parda representa a obra de arte e também faz autorreferência ao próprio papel que é o suporte principal da série”, explica.

Com 56 trabalhos, a série pode ser vista a partir deste sexta-feira (19) no Sesc Avenida Paulista, na região central da capital.

Os contrastes que envolvem as pessoas negras transitando pelo “cubo branco”, jargão que determina espaços expositivos tradicionais, são atenuados pelo fator da “passabilidade”, como explica o artista.

“‘Passar’ é o mesmo que ser reconhecido na vida cotidiana como alguém que está de acordo com as normas, sejam elas sociais, raciais ou de gênero’, disse Maxwell em entrevista à Agência Brasil.

Por isso, a “‘passabilidade’ é a forma segura e tranquila de pessoas pretas caminharem pelo cubo branco” afirma. No entanto, na visão de Maxwell, as possibilidades se afunilam a depender do lugar social. “Acredito que existam limites sim, dependendo de onde você vem, qual fenótipo você tem, a cor da sua pele, você não vai conseguir alcançar certos lugares. Sobretudo dentro do mercado da arte contemporânea”, comenta.

Trajetória

O artista afirma enxergar na própria trajetória, com ampla circulação em instituições internacionais e nacionais, como um sinal de mudança nas estruturas atuais. “Acredito que eu mesmo seja uma profecia de ‘Novo Poder’ que está se cumprindo”, diz o artista de 34 anos.

Em 2021, Maxwell foi vencedor do prêmio Pipa, um dos mais importantes da artes visuais do país, e, em 2020, foi eleito artista do ano pelo Deutsche Bank. Em 2018, recebeu o Prêmio São Sebastião de Cultura da Associação Cultural da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Esteve no Museu de Arte Contemporânea de Lyon, na França, com a exposição Pardo é Papel, e no Palais de Tokyo, em Paris, com a Novo Poder. Em Marraquexe, no Marrocos, participou da mostra coletiva Have You Seen A Horizon Lately, no Museu de Arte Contemporânea Africana Al Maaden.

Os trabalhos expostos no Sesc foram executados em um período de um mês em meio, em que o artista se baseou em fotografias, mas também em memórias próprias de cenas que presenciou.

Fonte: EBC GERAL

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