fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Gladson Cameli diz que ponte do Rio Madeira será um marco para economia do Acre

Publicado

em

O senador Gladson Cameli (PP-AC) fez durante o dia de ontem (29) a segunda visita técnica às obras da Ponte sobre o Rio Madeira, no Distrito Vista Alegre, no Abunã (RO). Ele foi conferir de perto o cronograma de execução do projeto que recebe investimentos de R$ 128 milhões do governo federal.

Recepcionado no canteiro administrativo da empresa Arteleste pelos engenheiros Cleider Razzine, (responsável pela construtora), Fernando Arantes (supervisor da obra pelo DNIT), Antônio Carlos (analista em infraestrutura pelo DNIT-AC) e Jônatas Costa (analista em infraestrutura pelo DNIT-RO) Gladson conheceu toda logística de transporte do material específico para construção da ponte.

Depois os engenheiros mostraram uma das fases mais avançada da obra, o primeiro vão da ponte, construído do lado do Distrito Vista Alegre, às margens do rio. De barco, o senador seguiu pelo Rio Madeira para inspecionar a construção das 25 fundações, fase mais difícil do projeto, pois depende do nível das águas do manancial que tem apresentado índice elevado se comparado ao mesmo período do ano passado. Mesmo com as adversidades, 16 fundações estão prontas e segundo Cleider Razzine, “tudo está dentro do cronograma” disse.

“Isso tranquiliza todos porque esta obra é importante para Rondônia e Acre, mas também para a integração definitiva do Brasil com o Pacífico. Será um marco no desenvolvimento econômico do estado” comentou o senador.

Já em solo novamente, durante coletiva para a imprensa, Gladson Cameli garantiu que vai fincar pé no canteiro de obras até que tudo esteja concluído. Ele lembrou que o início da integração do Acre com o Pacífico foi feito pelo seu tio, o ex-governador Orleir Cameli, que construiu a BR 317 até o município de Brasileia – fronteira com a Bolívia – e começou a pavimentação do trecho Rio Liberdade da BR 364 sentido Cruzeiro do Sul/Acre.

Cameli_031

“Esse sonho é do meu tio Orleir, mas é o sonho de todo o povo acreano e brasileiro. Estamos vendo aqui o último desafio desse projeto que pode mudar de vez o rumo do desenvolvimento do nosso estado, trazendo enorme esperança para a nossa juventude,” acrescentou Cameli.

Ao se referir nos empregos gerados nos canteiros visitados, o senador disse que na volta do recesso do Senado vai procurar os senadores Jorge Viana (PT-AC) e Sérgio Petecão (PSD-AC), o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) e toda bancada federal do Acre para exigir a liberação dos recursos e evitar riscos de paralisação.

“No pico da obra serão gerados mais de 200 empregos diretos. Além de fiscal o nosso dever como legislador é garantir que o cronograma de repasses financeiros não seja desrespeitado pelo governo federal. É hora de unir todas as forças para que essa obra não pare e seja concluída dentro do prazo” destacou.

O senador voltará ao canteiro de obras entre os meses de outubro e novembro quando começará uma nova etapa na construção dos vãos da ponte. Quando estiver concluída, com as construção das cabeceiras, a extensão total será de 3,8 km.

O complexo de obras que ligará o Brasil ao Pacifico é composto ainda pela ponte sobre o rio Madeira, na BR-319, e a ponte Binacional Brasil/Bolívia sobre o rio Mamoré, vai ligar a Região Norte (brasileira) aos mercados da Bolívia, Peru, Equador, Venezuela e Colômbia, além do asiático, por meio dos portos do Peru.

Cameli_05

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco leva iluminação à Rodovia AC-40

Publicado

em

Por

A Prefeitura Municipal de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI), continua seu projeto “Cidade Iluminada” com a instalação de iluminação na Rodovia AC-40. Após o sucesso da inauguração de um trecho de 3km na BR 364 em fevereiro, a SMCCI agora se prepara para iluminar um trecho de 5km na AC-40, estendendo-se da corrente até o portal na entrada da cidade.

O projeto envolve a colocação de 250 postes novos do modelo Phoenix, equipados com duas luminárias LED, garantindo não apenas segurança aos moradores e visitantes, mas também contribuindo para a estética da capital. Claudia, coordenadora do departamento de iluminação pública, destaca a importância estratégica da AC-40 como uma das principais entradas da cidade, não apenas para os residentes, mas também para turistas vindos do Brasil, Bolívia, Peru e toda a América.

“A pedido do prefeito, colocamos iluminação pública em toda cidade de Rio Branco, e não poderia ser diferente na AC-40,que também é uma das entradas da cidade”, disse.

O Secretário de Cuidados com a Cidade, Wellington Chaves, enfatiza que além de tornar Rio Branco uma das capitais brasileiras completamente iluminadas com LED, a iniciativa também traz benefícios ambientais, como a redução das emissões de carbono e economia de energia devido à eficiência das novas lâmpadas.

Essa ação reflete o compromisso da prefeitura em proporcionar segurança, beleza e sustentabilidade à cidade, fortalecendo o direito de ir e vir dos cidadãos e promovendo um ambiente seguro para todos.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Caio Del Aquila Araújo

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Rio Branco manifesta profundo pesar pela morte do irmão da diretora de Iluminação Pública da SMCCI , Cláudia Del Aquila Sampaio, Caio Del Aquila Araújo, ocorrido hoje em São Paulo.

Que o Senhor Deus, em sua infinita bondade, conforte a família e amigos, com quem nos solidarizamos neste momento de perda irreparável.

Rio Branco, 23 de abril de 2024.

Tião Bocalom

Prefeito de Rio Branco

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

MPAC leva ferramenta RETINA para VIII Mostra de Soluções de Inovação e Tecnologia do Ministério Público

Publicado

em

Por

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) foi selecionado para apresentar a ferramenta RETINA, desenvolvida pelo Núcleo de Apoio Técnico (NAT), na VIII Mostra de Soluções de Inovação e Tecnologia do Ministério Público. As apresentações serão realizadas no dia 20 de junho, na sede do MP do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em Brasília.

A Mostra integra a programação do 2º Congresso de Inovação e Tecnologia do Ministério Público, promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e MPDFT entre os dias 19 e 21 de junho. As iniciativas foram selecionadas pelo Comitê Técnico organizador e estão distribuídas nas categorias Tecnologias Emergentes (IA, IA Generativa); Soluções área-meio; Soluções área-fim; e Estratégia, Planejamento e boas práticas.

O RETINA, selecionado entre as boas práticas da área-fim, é um banco de dados que reúne informações sobre integrantes de organizações criminosas, permitindo análises e relatórios para subsidiar investigações e ações de combate à criminalidade. A ferramenta, já apresentada no 1º congresso em 2023, vem sendo utilizada por outros Ministérios Públicos, promovendo a integração entre as instituições.

Para a coordenadora do NAT, promotora de Justiça Marcela Cristina Ozório, a participação do MPAC na Mostra é mais uma oportunidade de apresentar iniciativas inovadoras produzidas pela instituição.

“O RETINA, desenvolvido com recursos próprios do MPAC, é um exemplo da competência da nossa equipe de desenvolvedores para a criação de bons sistemas, que podem ser compartilhados com outras unidades e assim contribuir para a otimização do trabalho dos MPs de todo o país”, destacou.

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Continue lendo