fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Haitianos em Brasiléia vivem no céu e o inferno ao mesmo tempo

Publicado

em

Quase 500 estão morando em uma casa com capacidade para família de até 6 pessoas

Alexandre Lima

Situação dos imigrantes quase está chegando ao caos devido a lotação na casa onde estão sendo abrigados cerca de 500 pessoas entre homens, mulheres e crianças - Fotos: Alexandre Lima

Situação dos imigrantes quase está chegando ao caos devido a lotação na casa onde estão sendo abrigados cerca de 500 pessoas entre homens, mulheres e crianças – Fotos: Alexandre Lima

A situação dos imigrantes que chegaram na cidade de Brasiléia, desde dezembro do ano passado, se pode dizer que para alguns pode até estar bom, mas para outros que moram pelas cercanias da casa que tem capacidade para uma família de 6 pessoas, a realidade não está agradando muito.

Quadra de esporte coberto próximo a casa, virou local de dormida para cerca de 40 haitianos que são alvos constantes de deliquentes na madrugada - Foto: Alexandre LIma

Quadra de esporte coberto próximo a casa, virou local de dormida para cerca de 40 haitianos que são alvos constantes de deliquentes na madrugada – Foto: Alexandre Lima

Na manhã desta quinta-feira, dia 31 de janeiro, uma proprietária de uma casa que faz fundos com a que está os haitianos, chegou no seu limite ao ter sua propriedade invadida pelo esgoto produzido pelos vizinhos imigrantes que lhe causaram prejuízos financeiros e estruturais.

Segunda a vizinha, perdeu um contrato de aluguel que deveria durar até meados do ano que vem. Se pode perceber que além da lama que invadiu o quintal, o seu poço também foi prejudicado já que a água ficou contaminada e de cor escura.

Mesmo com a complacência de alguns vizinhos, outros chegaram a assinar um baixo assinado para que fosse tomado providencias sobre a situação, além de ressarcimento financeiro junto a secretaria de direitos humanos do Acre.

Segundo Damião Borges, pessoa que representa a Secretaria na cidade e ‘cuida’ dos imigrantes, já comunicou a situação e teria pedido ajuda ao Município, através da Secretaria de Obras, para que possam juntos amenizar o caso nas redondezas.

Casa vizinha está tendo problemas estruturais e sanitários e proprietária quer resarcimento pelos prejuízos - Foto: Alexandre Lima

Casa vizinha está tendo problemas estruturais e sanitários e proprietária quer resarcimento pelos prejuízos – Foto: Alexandre Lima

A casa em que se encontram os pouco mais de 400 haitianos, se tornou um caos. O pouco espaço é divido entre sete crianças recém-nascidas e cerca de 90 mulheres. A alimentação é dividida conforme as doações feitas por empresários locais e de outras cidades que chegam em dias incertos.

Foi registrado o momento em que mais imigrantes acabava de chegar num taxi fretado, e iriam se juntar aos 34 nas últimas 24 horas. Na delegacia da Polícia Federal localizada na cidade de Epitaciolândia, foi montado uma espécie de ‘força tarefa’ para que fossem cadastrado todos os que haviam chegado nos últimos dois meses.

Segundo Damião, esse número já pode ter chegado próximo a 1000 imigrantes. Desses, 400 já conseguiram empregos principalmente nas regiões do Sul, fora àqueles que partiram por contra própria. Para a próxima semana, outros 40 irão embora já com trabalho formalizados.

Damião Borges lida diariamente com a situação dos aitianos e tentar ajudar no que pode atraves da Secretaria de direitos Humanos do Acre

Damião Borges lida diariamente com a situação dos haitianos e tentar ajudar no que pode atraves da Secretaria de Direitos Humanos do Acre

Voltando a questão da casa, Damião mostrou o próximo lugar para onde os imigrantes serão transferidos. Um clube que fechou a décadas localizado ao lado do 10º Comando da Polícia Militar, já está sendo preparado para receber todos na próxima semana. Banheiros separados, área para cozinhar e lavar roupas, já estão quase prontos.

Disse que, que não fosse a burocracia, o espaço já deveria ter sido aprontado a tempos atrás e muitos problemas solucionados. Mostrou colado na parede, uma cartolina com 10 regras escritas no dialeto haitiano, de como todos deverão se comportar quando se mudarem.

Para muitos dos moradores de Brasiléia e Epitaciolândia, a questão é delicada quando se fala desses imigrantes que estão procurando uma vida melhor. Apenas se perguntam quando essa situação irá terminar ou amenizar, mas, a resposta ainda se não tem.

Só se tem uma certeza por enquanto. Para os que estão conseguindo chegar na cidade de Brasiléia, depois de viajar por até dois meses por cerca de quatro países, estão vivendo todos os dias no paraíso e no inferno ao mesmo tempo num só dia.

Cerca de 90 mulheres e sete crianças estão dividindo espaço com 300 homens numa casa para uma familia de 6 pessoas - Fotos: Alexandre Lima

Cerca de 90 mulheres e sete crianças estão dividindo espaço com 300 homens numa casa para uma familia de 6 pessoas – Fotos: Alexandre Lima

Comentários

Continue lendo

Acre

Polícia militar realizou passagem de comando do 5º Batalhão do Acre

Publicado

em

Na manhã desta terça-feira, 26 de março, a Gestora de Organismos de Políticas para Mulheres (OPM), Suly Guimarães, marcou presença representando a Prefeita Fernanda Hassem na cerimônia de transição de comando do 5º Batalhão de Polícia Militar. O evento, que teve lugar em Brasiléia, foi prestigiado por diversas autoridades dos âmbitos estadual, municipal e federal.

O destaque da ocasião foi a passagem de comando do Major Wallace para o Capitão Thales Rafael, que assumirá o posto de comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar. Natural de Brasiléia, o Capitão Thales retorna à corporação pela segunda vez e expressou gratidão ao comando da Polícia Militar do Acre por confiar-lhe essa importante missão.

A cerimônia representou não apenas uma mudança de liderança na unidade militar, mas também um momento de reconhecimento e apoio das autoridades presentes às forças de segurança do estado.

Comentários

Continue lendo

Acre

Vereadora irmã do governador de Pando é apreendida após acidente de trânsito que deixou 7 feridos

Publicado

em

A vereadora do município de Porvenir e irmã do governador de Pando, Liz Cruny Richter Alencar, foi apreendida na tarde desta quarta-feira (27), quando estava em uma na clínica particular na cidade de Cobija(BO), por envolvimento em um acidente de trânsito – uma colisão entre carro e triciclo motorizado de carga (motocar) – ocorrido na estrada que liga a capital Cobija à Porvenir, registrando sete pessoas feridas, incluindo quatro menores de idade.

De acordo com o relatório da polícia, na noite de terça-feira, 26 de março, aproximadamente as 23:15, nas proximidades da cidade Villa Rojas, ocorreu um acidente de trânsito chamado ‘Colisão por Alcance com pessoas feridas’. Os envolvidos foram identificados como Liz Richter Alencar (motorista do carro) e Romário Victorino Cardozo (motorista do motocar), ambos passaram pelo teste do bafômetro, resultando 0%.

O relatório preliminar refere que a motorista do carro com placa brasileira tinha carta de condução, enquanto o motorista do motocar não tinha carta de condução nem placa de controle do triciclo – no meio da escuridão – e que transitava sem as luzes de alerta.

Devido ao forte impacto, sete pessoas, ocupantes do motorizado, foram evacuadas para o hospital Roberto Galindo de Cobija, enquanto a motorista foi internada na clínica particular com um ferimento, atualmente em fase de recuperação.

Na tarde desta quarta-feira (27), a polícia procedeu à apreensão, da vereadora de Porvenir e irmã do governador de Pando, pelo acontecimento de trânsito. Policiais guardam a sala onde ela está internada, aguardando a audiência de medidas cautelares.

O advogado Ricardo Eid questionou a apreensão contra a sua cliente por alegarem crimes de Lesões Graves e Gravíssimas em Acidente de Trânsito, sem considerar o seu estado de saúde e a fase de recuperação, além disso, o apoio imediato que deu aos ocupantes do triciclo.

Esclareceu que, com apoio da sua família, ajudou imediatamente os feridos até o hospital em Cobija, também está cobrindo com as despesas. Ele também afirmou que o motocar estava encalhado no meio da estrada sem nenhuma sinalização, pelo que classificou o acidente como um acidente fortuito.

O diretor do hospital Roberto Galindo, José Antonio Aguilar, informou que o hospital presta cuidados médicos a uma família formada por 7 pessoas, sendo 3 adultos e 4 crianças. Os pais irão passar por cirurgia nas próximas horas, outro adulto tem diagnóstico politraumatismo, 3 crianças estão em observação e uma criança de 7 anos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O Ministério Público acusou a motorista do carro por crimes de ferimentos graves e gravíssimos em acidente de trânsito.

Até o local do fato, uma equipe de investigadores de Trânsito foi deslocada para determinar as verdadeiras causas da colisão que deixou sete feridos e danos materiais. São realizadas perícias para determinar as circunstâncias da colisão e responsabilidades.

Da redação com jornal PÉROLA do ACRE

Comentários

Continue lendo

Acre

VÍDEO: Acusado de sequestrar casal é preso em ação conjunta da DCORE E DHPP

Publicado

em

A ação, realizada em conjunto por investigadores da DHPP e da DCORE, ocorreu no início da tarde de quarta-feira, 27, em um beco no Bairro Cidade.

Depois de preso Wellison da Silva Chagas, conhecido como Pestana, foi encaminhado à sede da Divisão Especializada de Investigações Criminais, a DEIC.

De acordo com a polícia Wellison da Silva é um dos integrantes de uma quadrilha que tentou executar duas pessoas.

O crime aconteceu no dia 19 de dezembro do ano passado. Um casal foi rendido quando chegava em casa.

As vítimas foram mantidas em cárcere privado. Uma liderança de uma organização criminosa autorizou a execução dos dois, mas marido e mulher conseguiram fugir.

O delegado Leonardo Santa Barbara disse que outros envolvidos no crime estão sendo investigados.

Welisson da Silva Chagas foi indiciado pelos crimes de roubo, cárcere privado e também extorsão.

No momento da prisão, ‘Pestana”, portava esta arma de fogo e munições.

Ele a prisão expedida pelo Juiz da Vara de Delitos de Roubo e Extorsão da Comarca de Rio Branco.

O acusado foi localizado após uma investigação conjunta entre agentes da DCORE e da DHPP.

Comentários

Continue lendo