fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Hospital de Brasiléia está na UTI e Sindmed denunciará o caso a OEA

Publicado

em

Os representantes do Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) constataram em visita realizada na manhã de sexta-feira que o hospital regional de Brasiléia funciona sem equipamentos básicos para as urgências e emergências, sem raio-X, sem ventilação nas salas, sem a correta esterilização de materiais cirúrgicos, sem médicos e enfermeiros em quantidade suficiente para atender a demanda.

Centro obstétrico está com deteriorizações nas paredes e aparelhos enferrujados

Centro obstétrico está com deteriorizações nas paredes e aparelhos enferrujados

Os sindicalistas ainda constataram que o próprio Departamento de Vigilância Sanitária do Estado condena a unidade de saúde ao informar que existe o “risco de infecção do sítio cirúrgico”, mostrando ainda que o laboratório de análises clínicas precisa de interdição por necessitar de desinfecção urgente.

Para o presidente do Sindmed, José Ribamar Costa, o hospital de Brasiléia se encontra em situação de abandono e descaso por parte do poder público, comprometendo a qualidade de todo o atendimento realizado por falta de equipamentos e investimento adequado.

“A unidade de saúde está passível de interdição ética por parte do Conselho Regional de Medicina, porque a estrutura física es de equipamentos está muito comprometida. Na maternidade, o aparelho que detecta os batimentos do bebe apresenta defeito. Ele [o médico] deve ficar muito inseguro, porque ele precisa ter a certeza de que o bebe está evoluindo corretamente para o parto”, protestou o sindicalista.

No estabelecimento, todas as paredes apresentam infiltrações, as macas e outros equipamentos utilizados até na sala de parto estão enferrujados.

Com a falta de climatização, ventiladores comuns são usados para refrescar o ambiente interno, jogando bactérias e outros micro-organismos para dentro da unidade de saúde.

A falta de higiene é aparente até em bebedouros sujos e enferrujados, em macas sem lençóis e os colchões se encontram rasgados, facilitando as contaminações.

Os poucos condicionadores de ar instalados estão quebrados e muitas salas sem janelas acabam se transformando em verdadeiras saunas aos pacientes e servidores.

A falta do raio-X causou a paralisação de parte dos atendimentos do setor de ortopedia que precisa encaminhar os casos de fratura para Rio Branco.

Por falta de lugar apropriado, uma pia está servindo para armazenar ataduras que serão utilizadas.

Os pacientes estão sendo obrigados a trazer de casa lençóis para garantir o mínimo de conforto, mas até os assentos dos vasos sanitários se encontram danificados, podendo gerar mais contaminações.

As portas encardidas e sem pinturas completam um cenário que parece de abandono de um hospital que atende ainda as demandas de pacientes de Assis Brasil, Epitaciolândia e do país vizinho, Cobija.

O presidente do Sindmed informou que já levou o caso do hospital de Brasiléia ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, informando que a unidade chegou a ser interditada no início de 2012 por problemas estruturais causados pela inundação.

“O caso de Brasiléia será um entre outros que o Sindmed e a Federação Nacional dos Médicos encaminharão à Organização dos Estados Americanos com o objetivo de mostrar a situação precária do Sistema Único de Saúde”, finalizou José Ribamar.

Assessoria Sindmed

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Detran reforça fiscalização com entrega de novas motocicletas em Brasileia

Publicado

em

Em um esforço para fortalecer a fiscalização de trânsito na região, o governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), realizará nesta sexta-feira, dia 19, a entrega de novas motocicletas à Coordenadoria Integrada de Fiscalização de Trânsito (Ciftran) na sede da 6ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) em Brasileia.

Um total de seis novas motos será disponibilizado para os agentes de trânsito, visando intensificar as operações na região do Alto Acre. A atuação da Ciftran, especialmente na fronteira, tem sido crucial para a organização do tráfego, resposta a incidentes nas vias e suporte às atividades realizadas em espaços públicos.

As motocicletas foram adquiridas pelo Detran com recursos próprios e foram oficialmente entregues pelo governador Gladson Cameli em uma cerimônia realizada no último dia 8 de abril, durante a inauguração da nova sede do Detran em Rio Branco. Este investimento não apenas reforça a frota de veículos da fiscalização, mas também demonstra o compromisso do governo em promover a segurança viária e a ordem no trânsito do Estado.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura reconstrói escadarias dos pontos de catraia após cheia do Rio Acre

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Rio Branco está empenhada na reconstrução das escadarias nos pontos de catraia da cidade, após a vazante do Rio Acre. Durante o período da cheia, a prefeitura, com o apoio de todas as secretarias, concentrou esforços na limpeza e higienização dos bairros, além da remoção de areia e entulhos decorrentes da alagação.

Agora, a Secretaria de Cuidados com a Cidade (SMCCI) deu início ao processo de reconstrução das escadarias que foram arrastadas durante a segunda maior inundação do município, que alcançou a maior cota do ano em 6 de março, atingindo 17,89 metros.

O trabalho está sendo realizado nos quatro pontos de travessia em Rio Branco: Cadeia Velha, Seis de Agosto, Aeroporto Velho e Bairro Quinze. Cada escada é equipada com corrimãos em ambos os lados, variando de 50 a 80 metros de extensão. O secretário da SMCCI, Wellington Chaves, ressaltou a importância da ação.

“Este trabalho demonstra respeito ao direito de locomoção dos cidadãos entre o primeiro e o segundo distrito, garantindo mais dignidade e respeito às atividades diárias dos rio-branquenses.”

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura participa de encontro nacional sobre desenvolvimento sustentável no Pará

Publicado

em

Por

O Fórum de secretárias e secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27), em parceria com a Fundação Konrad Adenauer Brasil e o ICLEI Brasil, realiza o XXIX Encontro Nacional dos Secretários e Secretárias de Meio Ambiente do Fórum CB27, durante três dias, em Belém, capital do Pará.

O secretário Municipal de Meio Ambiente, Carlos Nasserala, participa do evento que iniciou nessa terça-feira (16) e encerra nesta quinta-feira (18). De acordo com Nasserala, o evento proporciona uma oportunidade única para a troca de experiências.

Secretário da Semeia, Carlos Nasserala em companhia do vice-prefeito de Belém, Edilson Moura, durante o
Encontro (Foto: Assecom)

“O encontro oferece um espaço de diálogo e colaboração onde são abordados temas como a mitigação das mudanças climáticas, a proteção da biodiversidade, o uso sustentável dos recursos naturais, a promoção de cidades mais verdes e resilientes, entre outros. Essas são questões cruciais não apenas para o presente, mas também para o futuro das próximas gerações”, e acrescentou que “essa troca de conhecimento e expertise é fundamental para impulsionar a implementação de políticas públicas e iniciativas concretas que contribuam para a construção de um modelo de desenvolvimento mais sustentável e inclusivo”.

Com uma programação diversificada, o evento conta com mesas teóricas que abordam temas atuais e pertinentes ao contexto ambiental brasileiro, além de uma visita técnica, proporcionando uma imersão prática nas questões discutidas.

Secretária Municipal do Meio Ambiente de Belém, Christiane Ferreira Lima e secretário da Semeia , Carlos Nasserala (Foto: Assecom)

Paralelamente, ocorre o III Encontro Nacional do ICLEI, reunindo governos locais associados, parceiros e demais atores engajados no desenvolvimento urbano sustentável que visa apresentar e debater a implementação das principais agendas globais de desenvolvimento, com foco na contribuição dos governos subnacionais brasileiros no enfrentamento da emergência climática.

Os debates e iniciativas promovidos durante o Encontro Nacional refletem a urgência e a relevância de ações colaborativas nos cinco caminhos de desenvolvimento sustentável propostos pelo ICLEI: de baixo carbono; resiliente; baseado na natureza; circular; e equitativo e centrado nas pessoas.

“Ao debater questões fundamentais para o desenvolvimento sustentável do país, o encontro não apenas identifica os desafios que precisam ser enfrentados, mas também aponta caminhos e soluções possíveis. Dessa forma, ele se torna um espaço de inspiração e catalisador de ações que visam promover um futuro mais próspero, justo e em harmonia com o meio ambiente”, concluiu o secretário.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo