Acre
Imigrantes reclamam e jogam comida fora devido a má qualidade
Alexandre Lima
Durante a noite desta quarta-feira, dia 26, alguns imigrantes que estão alojados no abrigo permanente localizado na cidade de Brasiléia, no Acre, se revoltaram com a má qualidade da comida que lhes são servidos e resolveram protestar, jogando no chão, a marmita que recebem.
A empresa ganhadora da licitação que lhes rendeu em torno de R$ 1 milhão de reais, deveria fornecer cerca de três refeições dignas e comestível aos imigrantes. Esta não seria a primeira vez em que acontece esse tipo de reclamação, mas não dessa forma em que em mostram as marmitas cheias de arroz e alguns pedaços de carne.
Devido o horário, não foi possível falar como responsável pelos imigrantes, Damião Borges, que representa a Sejudh – Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos no Acre, e acompanha a trajetória desde 2010, quando Brasiléia passou a receber os primeiros haitianos após a tragédia no País.
Hoje, são mais de 2500 imigrantes de várias nacionalidades que se espremem no abrigo e vivem de forma degradante junto ao mal cheiro de urina e água podre. Parte desta desgraça, se deve à cheia do Rio Madeira no estado de Rondônia, onde impossibilita que muitos sejam levados para regiões do Sul e Sudeste a procura de trabalho.
Brasiléia, no Acre, tem uma população de pouco mais de 22 mil habitantes, teve um crescimento de 5% da população em poucos meses. Neste tempo, uma desordenação social foi estabelecida e passou a ser mal vista pelos munícipes, que é considerado descriminação pelos Direitos Humanos do Acre.
As fotos foram registradas e enviadas por meio de celular, via programa ‘WhatSapp’, por um transeunte no momento da revolta dos imigrantes.
Comentários
Acre
Hemoacre suspende atendimento para manutenção nesta segunda

Nesta segunda-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) não terá atendimento ao público. A suspensão ocorre em razão da realização de serviços de dedetização e manutenção elétrica na unidade.
De acordo com o Hemoacre, as intervenções fazem parte do cronograma de manutenção preventiva e têm como objetivo garantir a segurança, as condições sanitárias e a qualidade dos serviços prestados à população.
O atendimento será retomado normalmente na terça-feira, com funcionamento no horário habitual, das 7h às 18h.
Comentários
Acre
TCE-AC estabelece novas regras para execução de emendas parlamentares a partir de 2026
Resolução amplia exigências de transparência, rastreabilidade e controle social sobre o uso de recursos públicos

Comentários
Acre
Feijó decreta recesso administrativo de final de ano

A Prefeitura de Feijó publicou o Decreto nº 257, de 11 de dezembro de 2025, que estabelece o recesso administrativo de final de ano no âmbito da Administração Pública Municipal. A medida tem como objetivo organizar o funcionamento dos órgãos municipais durante o período festivo, garantindo o planejamento interno e a continuidade dos serviços essenciais. O documento foi publicado na edição do Diário Oficial nesta segunda-feira, 15.
De acordo com o decreto, o recesso seguirá o seguinte calendário: 24 de dezembro, ponto facultativo; 25 de dezembro, feriado nacional de Natal; 26 de dezembro (sexta-feira), ponto facultativo; 29 e 30 de dezembro, ponto facultativo; 31 de dezembro, ponto facultativo; 1º de janeiro, feriado nacional de Confraternização Universal; e 2 de janeiro (sexta-feira), ponto facultativo. Nos dias 27 e 28 de dezembro, assim como 3 e 4 de janeiro, por se tratarem de sábado e domingo, não haverá expediente administrativo. O retorno das atividades normais está previsto para o dia 5 de janeiro de 2026.
O decreto ressalta que, durante o período de recesso, não haverá paralisação dos serviços essenciais, que deverão funcionar normalmente conforme escalas definidas pelos respectivos secretários municipais.
Ainda conforme o documento, as secretarias municipais deverão organizar escalas de trabalho para assegurar o atendimento mínimo necessário e evitar prejuízos ao andamento dos processos administrativos.






Você precisa fazer login para comentar.