fbpx
Conecte-se conosco

Brasil

Brasil ameaça ação na OMC sobre restrições por vaca louca

Publicado

em

omcO maior exportador mundial de carne, o Brasil, dará prazo até março aos países que frearam as importações do seu produto após o caso “atípico” de vaca louca, para eliminar as medidas ou registrará uma queixa na OMC (Organização Mundial do Comércio), disseram autoridades do Ministério da Agricultura nesta sexta-feira (21)

Cinco países implementaram proibições totais ou parciais sobre as importações de carne brasileira desde a confirmação neste mês de um caso atípico de EEB (Encefalopatia Espongiforme Bovina) , em uma vaca que morreu em 2010.

O caso atípico pode ocorrer espontaneamente em gados idosos e o animal de 13 anos do caso brasileiro nunca desenvolveu a EEB em pleno desenvolvimento, tendo dado positivo para o teste de uma proteína que é o agente causal da doença da vaca louca.

Anteriormente, o Brasil havia lançado uma ofensiva diplomática para acabar com as restrições após a morte de uma vaca no Estado do Paraná, que foi confirmada apenas este mês pelas autoridades brasileiras.

Agora, porém, o país prometeu tomar uma ação regulatória contra os países que rejeitam sua carne, dizendo que não há espaço para tal ação.

“Março é o prazo final”, disse Enio Marques Pereira, Secretário de Defesa Agropecuária, após reunião da OIE (Organização Mundial para Saúde Animal) hoje.

Autoridades ressaltaram que o Brasil manteve seu status como país com risco negligenciável sob a classificação da OIE, e que as normas da OIE consideram seguro para o consumo os produtos como carne e gelatina, mesmo quando a EEB foi declarada no país.

A vaca brasileira em questão nunca entrou na cadeia alimentar.

Os países que estão restringindo a carne brasileira incluem Egito e a Arábia Saudita — o país está entre os 10 maiores compradores de carne do país, mas Pereira disse que o impacto econômico até agora era “muito baixo”, notando que o Egito apenas baniu a carne da região onde o caso ocorreu, no Paraná. A Arábia Saudita suspendeu a carne de todo o país.

Os outros países são África do Sul, Japão e China.

A OIE recebeu bem o fato de o Brasil detectar o caso atípico em um rebanho de mais de 200 milhões, ainda que os problemas de logística em laboratório terem atrasado as análises do animal desde sua morte, em 2010.

“Estamos tranquilos pelo fato de o Brasil ter reportado este caso”, disse Bernard Vallat, diretor-geral da OIE.

Ele ressaltou que o fim do uso de ração de gado contendo o material de animais ruminantes foi bem sucedido em quase erradicar o EEB, após dezenas de casos nos anos 1980 e 1990, principalmente na Grã-Bretanha.

DA REUTERS

Comentários

Continue lendo

Brasil

Cantora Júlia Mota inaugura projeto “Sons de Ipanema: Tardes Musicais no Top Center”

Publicado

em

Por

A cantora Júlia Mota estreia o novo espaço musical do Top Center Ipanema, com o show “Tributo a Ella Fitzgerald, nessa sexta, dia 19, às 15h.

Com direção musical de Isaías Alves, pianista que acompanha a cantora, Fitzgerald é homenageada nesse show, com grandes clássicos como “Fly me to the Moon”,” I’ve got you under my skin”, “Night and Day”, “Love For Sale”, “Dream a little dream of me”, e outras composições de Cole Porter, George Gershwin e outros grandes compositores do jazz, além de canções de Antônio Carlos Jobim gravadas por Ella, como” Samba de uma nota só”, “Vivo Sonhando” e “Dindi”.

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Brasil

Piloto de barco fará teste do bafômetro para show de Madonna no Rio

Publicado

em

Por

A Marinha do Brasil informa que no dia do show da cantora Madona na praia de Copacabana, zona sul do Rio, marcado para o dia 4 de maio, o condutor de qualquer embarcação, previamente aprovado na inspeção, deverá realizar o teste do bafômetro e a lotação máxima da embarcação será verificada.

A medida se faz necessária devido ao número de embarcações de grande e médios portes, além de outros barcos menores, vão ficar a cerca de 200 metros da praia para assistir ao show da cantora do mar. De acordo com a prefeitura do Rio, a previsão é de que cerca de 1 milhão de pessoas assistam ao espetáculo.

A nota informa que a Capitania dos Portos, responsábel por garantir a segurança da navegação vai tomar medidas necessárias para garantir a “salvaguarda da vida humana, tanto em mar aberto quanto em águas interiores, além de coordenar iniciativas para prevenir a poluição ambiental por parte de embarcações, plataformas ou instalações de apoio”.

A Capitania dos Portos vai interditar o tráfego aquaviário em parte da orla em Copacabana, entre a praia do Leme e o Posto 5. A interdição da área começará ao meio-dia de sábado (4) e permanecerá até 4 horas da madrugada de domingo (5).

Durante o período, boias serão instaladas para delimitar o perímetro, separar as embarcações e garantir que estas mantenham uma distância mínima de 200 metros da praia. “Somente as embarcações autorizadas e identificadas poderão chegar a área interditada para assistir ao show da Madonna”, diz a nota.

Fonte: EBC GERAL

Comentários

Continue lendo

Brasil

Nestlé e Publicis resgatam memórias de pessoas com Alzheimer com ‘Receitas Inesquecíveis’

Publicado

em

Por

Nestlé e Publicis resgatam memórias de pessoas com Alzheimer com ‘Receitas Inesquecíveis’
Adnews

Nestlé e Publicis resgatam memórias de pessoas com Alzheimer com ‘Receitas Inesquecíveis’

Com base em estudos que revelam que o ato de compartilhar refeições cria memórias afetivas tão poderosas capazes de fazer pessoas diagnosticadas com Alzheimer reviverem momentos, a Nestlé e a Publicis Brasil , agência do Publicis Groupe, lançam o experimento ‘Receitas Inesquecíveis’. Com o apoio da chef Carol Albuquerque, a campanha reproduz receitas que ajudam pessoas que têm a doença a resgatarem lembranças do passado.

Júlio fez uma viagem em suas recordações logo na primeira garfada de bacalhau. Antônia resgatou anos de memória ao comer novamente sarapatel. Quando Maria deu uma mordida no bolo de bola, o passado veio para o presente. Já Junilia lembrou de seu amor ao experimentar seu bolinho de feijão.

Em comum, todas as pessoas que participaram da ação foram diagnosticadas com Alzheimer. Segundo dados do Instituto Alzheimer Brasil (IAB), parceiro no experimento, a doença é a causa mais frequente de demência, cerca de 50 a 70% de todos os casos registrados, o que reforça a relevância de campanhas de conscientização.

“A campanha destaca o poder que as receitas têm de estabelecer conexões profundas entre as pessoas, reavivando memórias e emoções e moldando experiências que perduram ao longo de toda uma vida. Ela reforça o propósito de Receitas Nestlé, que há mais de 60 anos conecta as pessoas emocionalmente através do alimento”, afirma Ionah Kochen, vice-presidente de Marketing e Comunicação da Nestlé.

Por meio de desdobramentos nas redes sociais, a campanha ‘Receitas Inesquecíveis’ vai mostrar que os laços criados ao redor da mesa duram por mais tempo do que se imaginava.

“Receitas Inesquecíveis é um projeto com propósito forte. Ajudamos a propagar uma temática que faz parte da realidade de milhares de brasileiros e que merece atenção”, destaca Mauro Ramalho, CCO da Publicis Brasil.

Todas as receitas recriadas para a campanha estão disponíveis no site Receitas Nestlé. Além disso, o público também pode compartilhar na plataforma os pratos que fazem parte de suas histórias. Confira o filme da campanha.

Acompanhe o Adnews no Instagram e LinkedIn . #WhereTransformationHappens

The post Nestlé e Publicis resgatam memórias de pessoas com Alzheimer com ‘Receitas Inesquecíveis’ appeared first on ADNEWS .

Fonte: Nacional

Comentários

Continue lendo