Conecte-se conosco

Acre

Três prefeituras decretam emergência administrativa no Acre; TCE e Amac prometem ajudar

Publicado

em

A decretação de situação de emergência em prefeituras do Acre não foram recomendadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) mas o órgão deve avaliar se havia ou não necessidade da medida. “Mas o TCE está muito preocupado com essa situação. 90% das prefeituras tem algum problema”, disse Valmir Ribeiro, presidente do Tribunal. Pelo menos é isso  que está acontecendo em Alagoas, por exemplo. Naquele Estado,  três prefeituras decretaram situação de emergência administrativa alegando herança caótica.

No Acre, o prefeito Everaldo Gomes, de Brasiléia, publicou ontem no Diário Oficial do Estado  semelhante medida alegando que, principalmente, “não foi recebido pela administração anterior para a transição conforme determina e orienta o Tribunal de Contas do Estado e que a nova administração não teve acesso a informações básicas com vistas aos serviços essenciais”.

De seu lado, a Associação dos Municípios do Acre (Amac) age tecnicamente no caso: “os prefeitos receberão todo apoio que precisam para sua gestão”, disse Telma Chaves, secretária-executiva da Amac. Ela se encontra em Brasília, onde já conversou com os prefeitos que optaram pela decretação de emergência. “Todas as prefeituras receberam treinamento para seguir a gestão”, completou Telma.

Além de Brasiléia, Jordão e Sena Madureira assinaram os mesmos decretos, mas em datas diferentes. Mano Rufino, prefeito de Sena Madureira, alegou “instabilidade” gerencial provocada pelo afastamento do prefeito anterior, Nilson Areal, para justificar a situação de “excepcionalidade provocada pela ameaça de corte de fornecimento de energia por falta de pagamento levada a efeito pela Eletroacre, corte este que inviabilizaria a continuidade do funcionamento das atividades essenciais do município. Além disso, Mano Rufino alega que alguns prédios públicos onde funcionam as secretarias e departamentos da Prefeitura  “encontram-se em péssimas condições de trabalho deixando os servidores em condições insalubres”.

O estado de emergência administrativa e financeira vale por três meses a contar de ontem, período em que estará  proibida a realização de qualquer despesa sem autorização direta do prefeito.  De modo geral, estão suspensos contratos e pagamentos, empenhos de gestões anteriores até que sejam analisados os processos. O pagamento dos servidores está garantido –é o que asseguram os prefeitos.

O prefeito de Brasiléia, por sua vez, leva em conta também o fato de que que “o município atravessa um surto endêmico de dengue, agravado pelo descontrole de ações epidemiológica no pais vizinho Bolívia, especificamente na cidade Cobija, o que coloca sob ameaça e sérios riscos a saúde da população”.  Os decretos de emergência administrativa estão surgindo com maior número nos Estados do Norte e Nordeste. No Amazonas, por exemplo, treze municípios  decretaram situação de emergência neste primeiro mês de mandato Executivo, sob justificativa de supostos problemas na educação, saúde, infraestrutura, limpeza pública e finanças das respectivas prefeituras. Supostas ocultações e não repasse de informações de gestores anteriores também motivaram a condição emergencial.

Com o estabelecimento da situação de emergência, o gestor está autorizado a contratar serviços sem licitação, para garantir a manutenção dos serviços essenciais. Os decretos foram publicados no Diário Oficial dos Municípios do Amazonas pelos prefeitos das cidades de Coari, Novo Airão, Tefé, Nova Olinda do Norte, Maués, Rio Preto da Eva, Beruri, Parintins, Benjamin Constant, Ipixuna, Envira, Itacoatiara e Uarini.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Sábado em Rio Branco já recebeu chuvas esperadas para 8 dias de dezembro

Publicado

em

Foto: Sérgio Vale

A intensa chuva que atingiu Rio Branco ao longo deste sábado (6) ultrapassou de forma significativa a média esperada para o mês de dezembro e provocou diversos transtornos pela cidade. Segundo a Defesa Civil municipal, em apenas 3 horas e meia choveu o equivalente a oito dias de precipitação típica do período.

De acordo com o tenente-coronel Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, o acumulado registrado até o início da tarde foi de 73,8 mm. Para efeito de comparação, a média diária de chuvas em dezembro é de 8,9 mm. “Em 3,5 horas choveu o equivalente a oito dias da média de dezembro”, informou Falcão, destacando a intensidade atípica do temporal.

O forte volume de água provocou alagamentos em diferentes regiões da capital. Imagens que circularam nas redes sociais mostram a Avenida Ceará, na área das obras do viaduto Mamédio Bittar, tomada pela água. Em outro ponto, uma moradora da Rua São Francisco, no bairro Montanhês, registrou o quintal de sua residência completamente inundado, com a água avançando rapidamente em direção à casa. Há ainda relatos de alagamentos em outras áreas da cidade.

Diante das condições climáticas severas e dos transtornos causados pela chuva, a Prefeitura de Rio Branco anunciou o adiamento do evento de acendimento das luzes natalinas, que ocorreria na Praça da Revolução a partir das 18h. A nova data será divulgada posteriormente.

O Governo do Estado do Acre também cancelou o evento natalino que estava previsto para acontecer na noite deste sábado, em frente ao Palácio Rio Branco. A decisão foi tomada por questões de segurança e pelo risco de agravamento das condições meteorológicas.

A Defesa Civil segue em monitoramento e orienta a população a redobrar os cuidados, especialmente moradores de áreas suscetíveis a alagamentos e enxurradas, já que a previsão indica continuidade das chuvas com possibilidade de trovoadas ao longo do dia.

Comentários

Continue lendo

Acre

Joaquin Assaf fecha Brasileiro com recorde estadual absoluto nos 50 livres

Publicado

em

Foto FAEA: Ricardo Sampaio e Joaquin Assaf no Brasileiro Júnior

Joaquin Assaf(Miragina) fechou neste sábado, 6, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, a participação no Campeonato Brasileiro Júnior com recorde estadual absoluto na prova dos 50 metros livres. O atleta da AABB nadou a prova em 24”43 e terminou na 25ª posição no torneio nacional.

100 metros costas

Joaquin Assaf fez 1´04”57 nos 100 costas e terminou na 27ª colocação.

Boa avaliação

O presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio, fez uma boa avaliação da participação de Joaquin Assaf no Brasileiro.

“Colocamos um atleta na maior competição do Brasil. O Joaquin conseguiu dois recordes absolutos e vamos seguir com o trabalho”, comentou Ricardo Sampaio.

Apoio da SEEL

Ricardo Sampaio destacou a parceria entre a FAEA e o governo do Estado por meio da secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer(SEEL) para as participações de Luiz Antônio Jerônimo e Joaquin Assaf nos torneios nacionais.

“O secretário Ney Amorim foi um grande parceiro da natação acreana na temporada. Precisamos desse apoio para podermos disputar as grandes competições”, declarou o dirigente.

Comentários

Continue lendo

Acre

Última edição do Saúde Itinerante de 2025 reúne 150 crianças em atendimentos de neuropediatria em Sena Madureira

Publicado

em

Durante os atendimentos são emitidos laudos médicos e prescrições, documentos essenciais para a continuidade do cuidado com as crianças. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

A última edição do Saúde Itinerante de 2025 está sendo realizada nesta sexta-feira, 5, e sábado, 6, em Sena Madureira, encerrando um ano marcado por mais de 60 ações em três modalidades do programa: o Saúde Itinerante Especializado, o Indígena e o de Neuropediatria. Somadas, essas edições garantiram mais de 27 mil atendimentos em diversas especialidades, reforçando o compromisso do governo do Acre em levar assistência à população que mais precisa.

Entre as famílias atendidas nesta edição está a de Zélia Silvestre, mãe de Sara, de 11 anos, que busca investigação para possível TDAH. Ela conta que percebeu os primeiros sinais após ser chamada pela direção da escola onde a filha estuda. “A diretora me chamou e disse que ela estava com alguns comportamentos diferentes na sala de aula. A professora também notou que não era um comportamento comum: ela ficava andando na sala, brincando na hora errada. A partir disso me deram um encaminhamento para buscar atendimento”, explicou.

Com o compromisso de garantir que serviços de saúde cheguem a quem mais precisa, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), está atendendo cerca de 150 crianças do município por meio do Saúde Itinerante Especializado em Neuropediatria com a equipe multidisciplinar, composta por profissionais de neuropediatria, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, nutrição, terapia ocupacional e odontologia.

Para Zélia, poder contar com o atendimento perto de casa representa mais do que uma comodidade, é a garantia de acesso sem obstáculos ao cuidado da filha. “Aqui fica muito melhor, porque a gente vem com mais facilidade. Para ir pra Rio Branco é difícil porque tem que acordar de madrugada, pegar van, esperar em locais que não temos familiaridade. Já aqui, próximo de casa, é um benefício enorme para a população”, relatou.

Além das consultas e exames, o programa também realiza a emissão da Carteira Estadual da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (e-Ceptea), documento essencial para garantir direitos e facilitar o acompanhamento contínuo das crianças.

Maressa Guimarães, da Gerência de Assistência do Complexo Regulador Estadual, destacou que o Saúde Itinerante tem sido uma ferramenta fundamental para garantir que o atendimento especializado chegue a famílias que, de outra forma, precisariam enfrentar longos deslocamentos até a capital.

“Levar equipes completas para os municípios faz diferença no diagnóstico, no início oportuno do tratamento e na qualidade de vida dessas crianças. Em 2025, conseguimos romper barreiras geográficas e atender milhares de pessoas em todas as regiões do estado, ampliando o acesso e fortalecendo a assistência onde ela realmente precisa acontecer”, ressaltou.

Equipe multidisciplinar composta por profissionais de neuropediatria, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, nutrição, terapia ocupacional e odontologia participam da ação. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

Para além do atendimento às famílias, o Saúde Itinerante em Neuropediatria também cumpre um papel essencial na continuidade do cuidado, oferecendo retornos periódicos para avaliação dos exames, atualização de laudos e acompanhamento da evolução das crianças atendidas. Durante os atendimentos, são emitidos laudos médicos e prescrições, documentos essenciais para a continuidade do cuidado, viabilizando o encaminhamento dos pacientes para outras etapas do tratamento.

“Hoje estamos realizando os atendimentos de retorno das crianças vistas há cerca de 90 dias, quando solicitamos exames e avaliações complementares. Com esses resultados em mãos, conseguimos avançar no diagnóstico e, quando necessário, emitimos o laudo ou encaminhamos para uma nova consulta. Quanto mais cedo conseguimos diagnosticar, melhores são as possibilidades de intervenção e evolução, porque isso evita que a criança permaneça muito tempo na fila e atrase o início do tratamento”, explicou a pediatra Kelly Bestene.

Regionalização da saúde, política prioritária da gestão estadual, evita que a população precise enfrentar longas viagens para ter acesso a consultas e exames. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

A regionalização da saúde evita que a população precise enfrentar longas viagens para ter acesso a consultas e exames. Essa diretriz tem fortalecido a rede pública em todas as regionais do estado. “Cuidar das pessoas é o compromisso central do governo do Estado, e garantir que as famílias tenham acesso a atendimento digno sem precisar enfrentar longos deslocamentos faz parte dessa missão. O Saúde Itinerante é uma política que veio para ficar, levando serviços especializados a todas as regiões, do Baixo Acre ao Juruá, e assegurando que cada criança tenha a oportunidade de receber o cuidado que merece, perto de casa”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal.

Acompanhando os atendimentos realizados pela equipe da Sesacre, o prefeito Gerlen Diniz destacou a importância da iniciativa para suprir demandas históricas do município. “Sena Madureira é carente de especialistas, e ações como essa, com neuropediatras atendendo diretamente nossas crianças, fazem uma diferença enorme para dezenas de famílias. Quando Estado, Município e toda a rede de saúde trabalham juntos, quem ganha é a população. Muitas famílias esperam por esse atendimento há algum tempo, e essa união de esforços garante resultados reais.”

Comentários

Continue lendo