Conecte-se conosco

Acre

Vergonha: Bombeiros resgatam pessoas em camionete por falta de ambulância

Publicado

em

Jovem que teve fratura no braço foi levado na carroceria para hospital - Foto: Almir Andrade

Jovem que teve fratura no braço foi levado na carroceria para hospital – Foto: Alemão

Promotora ficou horas a espera de uma para levar bebê doente para Rio Branco

Alexandre Lima

As denuncias são velhas e os problemas também. No que se refere à saúde de primeiro mundo que Governo do Acre tenta passar para o povo acreano, mais uma vez está apenas em campanhas institucionais para ‘gringo ver’ e o povo no interior do Estado vem sentindo na pele.

Esses problemas já foram cobrados em várias esferas, onde se inclui o Judiciário que é desafiado quando manda respeitar a Constituição Federal, no que se refere aos cuidados básicos ao povo carente de uma atenção básica na saúde.

A exemplo, se pôde constatar nas cidades de Brasiléia e Epitaciolândia na tarde desta segunda-feira, dia 2, quando duas pessoas sofreram acidentes e uma picada por cobra, necessitaram ser resgatadas pelos socorristas do Corpo de Bombeiros.

O Corpo de Bombeiros que é localizado na cidade de Epitaciolândia, dispõe apenas de uma ambulância que tem pouco mais de 10 anos de uso. Esse veículo já não suporta a demanda de trabalho que tem aumentado significativamente e vive recebendo manutenção na Capital e se encontra ‘quebrada’.

Duas vítimas de acidentes que precisaram ser regatadas ao hospital de Brasiléia, tiveram que ser levadas na carroceria da camionete e o terceiro, foi picado de cobra num ramal localizado no km 19 da BR 317, também foi resgatado da mesma forma.

Mulher que se envolveu num acidente em Epitaciolândia, também foi levada na carroceria d acmaionete - Foto: Almir Andrade

Mulher que se envolveu num acidente em Epitaciolândia, também foi levada na carroceria da camionete – Foto: Almir Andrade

O problema não se estende apenas ao Corpo de Bombeiros. Também é visível no hospital de Brasiléia quando é necessário a transferência de pacientes para a Capital, pelo fato de não ter unidades especificas de atendimentos para alguns de tratamento.

A Promotora de Justiça Diana Soraia Tabalipa Pimentel, a cerca de duas semanas, teve que intervir junto a unidade para que uma criança de três meses portadora do Síndrome de Down, com problemas cardíaco e respiratório, fosse transferida à Capital.

O problema, a transferência da criança esbarrou na burocracia dos mediadores que ‘jogou’ a responsabilidade nas mãos dos médicos locais para que escolhessem quem deveria ser transferido, já que existia outra com o fêmur de uma das pernas quebrado. E para piorar a situação, a ambulância sucateada disponível, apresentou um problema mecânico não pôde fazer a transferência.

Foi necessário esperar por cerca de quatro horas e muitos telefonemas, para que a ambulância da cidade de Assis Brasil, distante 110 km, chegasse e pudesse levar a criança para Rio Branco, numa viajem de mais duas horas, somente assim, a Promotora foi para sua casa. Foi relatado que existe veículos disponíveis na Capital que poderiam ser mais úteis na fronteira.

Promotora Diana Taliba esperou por cerca de quatro horas até embarcarem criança para Rio Branco - Foto: Alexandre Lima

Promotora Diana Taliba esperou por cerca de quatro horas até embarcarem criança para Rio Branco – Foto: Alexandre Lima

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Polícia Civil prende duas pessoas ligadas a assassinato de jovem em Cruzeiro do Sul e a organização criminosa

Publicado

em

Com as novas prisões, sobe para 16 o número de detidos pelo sequestro, tortura e morte de João Victor, de 20 anos; um dos presos é suspeito de integrar o braço financeiro de facção na região do Juruá

Com a prisão de hoje, chega a 16 o número de pessoas detidas pelo sequestro, tortura e assassinato do jovem João Victor da Silva Borges, de 20 anos, cujo corpo foi encontrado em uma área de mata com sinais de violência. Foto: captada 

A Polícia Civil do Acre, por meio do Núcleo Especializado em Investigação Criminal (NEIC), cumpriu na tarde desta sexta-feira (12) dois mandados de prisão relacionados ao assassinato do jovem João Victor da Silva Borges, de 20 anos, ocorrido no início de março de 2025. Com as novas prisões, chega a 16 o total de pessoas detidas pelo sequestro, tortura e morte da vítima.

Um dos presos é mais um envolvido diretamente na execução do crime. O outro, detido em flagrante, é apontado como integrante do braço financeiro de uma organização criminosa que atua na região do Juruá. Ambos foram encaminhados à Delegacia de Cruzeiro do Sul e ficarão à disposição da Justiça.

As investigações são comandadas pelo delegado Heverton Carvalho e seguem em andamento. A Polícia Civil não descarta novas prisões nos próximos dias, já que o caso envolve uma rede criminosa complexa com ramificações em diferentes frentes – desde a execução até o suporte logístico e financeiro.

O corpo de João Victor foi encontrado em uma área de mata com sinais de violência extrema. O crime chocou a região e motivou uma operação de larga escala que já resultou na prisão de múltiplos suspeitos, evidenciando a atução organizada do grupo responsável.

No mesmo operação, os policiais prenderam em flagrante um homem apontado como integrante do braço financeiro de uma organização criminosa que atua no região do Juruá. Foto: cedida 

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Julgamento de mulher acusada de mandar matar marido em Xapuri deve ser longo e marcado por polêmicas

Publicado

em

Risonete Borges Monteiro é acusada de ser mandante do assassinato do colono Francisco Barbosa; autor material do crime já foi preso em flagrante

O julgamento de Risonete Borges Monteiro, acusada de ser a mandante do assassinato do próprio marido, o colono Francisco Barbosa (Chico Abreu), promete ser longo e marcado por polêmicas. Foto: arquivo

A dona de casa Risonete Borges Monteiro começou a ser julgada nesta sexta-feira (12) na Comarca de Xapuri, no interior do Acre, acusada de ser a mandante do assassinato do próprio marido, o colono Francisco Campos Barbosa, conhecido como Chico Abreu. O crime ocorreu em 25 de novembro de 2022, na propriedade da vítima, na zona rural do município.

Francisco Barbosa foi morto com um disparo de espingarda, efetuado por Benigno Queiroz Sales, um presidiário que trabalhava como caseiro no local. Benigno foi preso em flagrante pela Polícia Civil pouco depois do crime e é apontado como autor material do homicídio.

Benigno Queiroz Sales, de 36 anos na época, conhecido como ‘Banana’, estava sendo investigado por um crime de estupro em Epitaciolândia no mesmo ano, estava trabalhando como caseiro na propriedade da vítima. Foto: arquivo

Durante as investigações, as autoridades também prenderam Risonete Monteiro, acusada de planejar e ordenar a execução do marido. O julgamento, que teve início nesta sexta, deve analisar as provas apresentadas pela acusação e pela defesa, incluindo depoimentos, perícias e materiais apreendidos.

O caso chocou a região de Xapuri e expôs um suposto conluio para a prática do crime, que, segundo a polícia, teria motivação passional e patrimonial. O julgamento segue em andamento e a sentença deve ser proferida após a oitiva de todas as partes e testemunhas.

Júri polêmico

O julgamento reúne tanto Risonete quanto Benigno Sales no banco dos réus e deve se estender por várias horas. Durante as investigações, a polícia concluiu que Risonete teria planejado e encomendado o homicídio, supostamente por motivação passional e patrimonial.

O júri, iniciado nesta sexta-feira (12), reúne testemunhas, perícias e depoimentos que devem gerar debates intensos entre acusação e defesa. A expectativa é de que o desfecho do caso – que chocou a comunidade de Xapuri – saia apenas após longa análise das provas pela sociedade, representada pelos jurados.

Após ser levado para a delegacia e conversar com o delegado Luís Tonini, confessou o crime e disse onde estaria a arma, a moto e outros pertences da vítima. Foto: arquivo

Comentários

Continue lendo

Acre

Tião Bocalom encontra governador Tarcísio e prefeito Ricardo Nunes em evento no interior de SP

Publicado

em

Prefeito de Rio Branco participou da inauguração do SBT News e usou a oportunidade para encontros políticos de bastidores; elogiou Tarcísio pela “firmeza e apoio a Bolsonaro”

O prefeito destacou o reencontro como cordial e positivo, reforçando a boa relação institucional mantida com o vice-presidente. Foto: captada 

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, participou nesta sexta-feira (12) da inauguração do SBT News em Osasco, interior de São Paulo, e aproveitou o evento para uma série de encontros políticos de bastidores. Entre as autoridades com quem conversou estão o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e o governador paulista, Tarcísio de Freitas.

Bocalom descreveu o encontro com Alckmin como “cordial e positivo”, ressaltando a “amizade de longa data”. Em seguida, dialogou com Nunes e Tarcísio, e fez questão de elogiar o governador pela postura política.

— Aproveitei para cumprimentar o governador Tarcísio pela firmeza, pela coerência e pelo apoio que ele sempre deixou claro ao presidente Bolsonaro. Foi uma conversa muito boa, muito respeitosa. Recordamos inclusive a visita dele ao Acre, quando foi a Santa Rosa, na inauguração da ponte, e até andou na garupa do Bolsonaro. Foi um momento marcante — afirmou Bocalom.

Tião Bocalom, aproveitou a presença de autoridades na inauguração do SBT News, no auditório do Estúdio 7 do SBT, em Osasco, interior de São Paulo, para uma série de encontros políticos. Foto: captada 

A agenda do prefeito em São Paulo ocorre em meio à pré-campanha para o governo do Acre em 2026, na qual Bocalom é um dos nomes declarados, disputando espaço com a vice-governadora Mailza Assis e o senador Alan Rick. Os encontros reforçam sua articulação política em nível nacional e o diálogo com lideranças de diferentes espectros.

O chefe do Executivo municipal conversou com o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e com o governador paulista, Tarcísio de Freitas. Durante o diálogo, Bocalom fez questão de parabenizar Tarcísio por sua postura política. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo