Invasão de madeireiros peruanos em terras do Acre preocupa governo

O deputado federal Taumaturgo Lima (PT) e a secretária técnica da SOS Amazônia, Cida Lopes, participaram na manhã desta sexta-feira, 8, de uma reunião com o governador Tião Viana. Na ocasião, Tião assegurou que a Organização Não Governamental terá total apoio do governo do Acre nas ações que visem a preservação ambiental.

O deputado federal Thaumaturgo Lima participou da reunião com o governador Tião Viana (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
O deputado federal Thaumaturgo Lima participou da reunião com o governador Tião Viana (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

A secretária técnica da SOS Amazônia, Cida Lopes, revelou que o governador está apreensivo com a situação de invasão de madeireiros na região do Peru, na fronteira com o Acre.

“Em virtude disso o governador nos sugeriu que seja feito um encontro envolvendo as autoridades ambientais do Acre e do Peru na região do Vale do Juruá, para que possamos buscar solução para essa situação”, contou o deputado Taumaturgo Lima.

O parlamentar garantiu que vai buscar em Brasília apoio para que esse encontro seja realizado o mais breve possível, por entender que o assunto é de suma importância para a preservação dos recursos naturais da Amazônia, bem como de sua fauna e flora.

Cida Lopes lembrou que a SOS Amazônia tem feito parcerias com o governo do Estado que estão auxiliando no fortalecimento da produção rural, como, por exemplo, o programa de Assistência Técnica que envolve a Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof).

Contudo, a secretária técnica afirma que a SOS Amazônia tem encontrado dificuldades de obter recursos para a aquisição de insumos necessários à atuação na assistência técnica. “Nessa área o governo tem grande importância quando faz uma parceria conosco. A parceria nos permite ampliar as ações e melhorar esse trabalho na área de preservação ambiental”, observou.

Comentários