Jorge Viana é indicado a primeira vice-presidência do Senado Federal

Bancada do PT confirma o nome do senador para a Mesa Diretora. Acre ocupa pela terceira vez o cargo, depois de Tião Viana e Aníbal Diniz.
Charlene Carvalho
Presidente do Senado, José Sarney e o senador Jorge Viana/Foto: Assessoria
Presidente do Senado, José Sarney e o senador Jorge Viana/Foto: Assessoria

O Partido dos Trabalhadores indicou o senador Jorge Viana (PT) para a 1ª Vice-Presidência da Mesa Diretora do Senado. A decisão foi tomada na noite de segunda-feira (17) em reunião da bancada da legenda.

A decisão vai de encontro ao regimento interno do Senado, que define a distribuição dos cargos de acordo com o tamanho das bancadas.

O PT é segunda maior bancada e por isso pôde fazer a escolha pela 1ª Vice-Presidência, depois do PMDB, que tem a prerrogativa de indicar o novo presidente por ter a maior bancada.

“Espero ser confirmado pelos senadores na eleição para a Mesa Diretora, em fevereiro”, disse Jorge Viana. “Quero colaborar para resgatar a dignidade e o respeito do povo brasileiro pelo Senado. Não faz sentido uma das mais importantes instituições da República ter seu desempenho desvalorizado”.

Ele afirmou que recebe a indicação com satisfação, mas também com humildade.

“É uma honra ocupar um cargo na direção do Senado, substituindo o senador Aníbal Diniz (PT)”, comentou. Jorge Viana lembrou que o governador do Acre, Tião Viana, também esteve no cargo, quando era senador da República. “Quero deixar claro que pretendo trabalhar duro para honrar os votos do povo do Acre. Espero estar à altura do desafio, trabalhando pelo país e pelo Acre”, afirmou.

Ele destacou que ao chegar ao Senado, há quase dois anos, sempre tem colocado seu mandato para ajudar a construir consensos em prol dos interesses da maioria da população brasileira. A Mesa Diretora do Senado será eleita em fevereiro e tem dois anos de mandato.

Na mesma reunião da bancada, o PT definiu o senador Wellington Dias (PT-PI) como o novo líder do partido no Senado. O mandato será de um ano. Wellington substituirá o atual líder Walter Pinheiro (PT-BA) na legislatura de 2013 cujo início se dará em 1º de fevereiro.

A bancada confirmou ainda a indicação do senador Lindbergh Farias (PT-RJ) para a presidência da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), em substituição ao atual presidente, senador Delcídio do Amaral (PT-MS).

O partido ainda vai definir o nome do senador que irá ocupar a Comissão de Direitos Humanos (CDH), atualmente presidida pelo senador Paulo Paim (PT-RS).

Comentários