fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Juiz manda impugnar concurso da PM que elimina candidatos com um testículo e tatuagem

Publicado

em

Concurso para oficiais bombeiros também pode ser impugnado nas próximas horas

Assem Neto, da ContilNet Notícias

O juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública, Anastácio Lima de Menezes Filho, impugnou o concurso público para alunos oficiais da Polícia Militar do Acre (PM/AC). A decisão liminar foi dada na manhã desta quarta-feira (29), atendendo a uma ação civil pública movida por quatro defensores do estado. O juiz considera nulos todos os critérios para a seleção dos candidatos mediante exames médicos.

A PM pretendia preencher 30 vagas por meio do concurso/Foto: Secom

A PM pretendia preencher 30 vagas por meio do concurso/Foto: Secom

No edital do concurso, o governo do Acre considera eliminados os candidatos que apresentem renite alérgica, cicatrizes no rosto, testículo único, tatuagens, piercing e até prótese dentária “insatisfatória”. Ao todo são três páginas de exigências, muitas das quais consideradas “preconceituosas”. A PM pretendia preencher 30 vagas. Com a decisão, também atendendo ao pedido dos defensores, o Estado deve nomear uma junta médica para esclarecer terminologias técnicas apontadas como critério eliminatório.

Outra ação semelhante, protocolada também na Vara da Fazenda Pública, pede que seja declarado nulo o concurso para contratação de 15 oficiais combatentes do Corpo de Bombeiros.

“As exigências são as mesmas em ambos os concursos. Esperamos que a Justiça também faça a impugnação no caso do Corpo de Bombeiros. Esses critérios violam o princípio da acessibilidade aos cargos públicos, previsto na Constituição”, disse à ContilNet o defensor Celso Araújo Rodrigues, que também subscreve a ação civil pública.

“Vejo que há uma preocupação maior com a questão física do que propriamente com o desempenho desses militares”, concluiu Celso Araújo. Também assinam a ação os defensoras Juliana Marques, Juliana Coabianco e Flávia Nascimento.

A liminar pode ser cassada pelo Tribunal de Justiça.

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeito participa de solenidade em comemoração aos 376 anos do Exército Brasileiro

Publicado

em

Por

O prefeito de Rio Branco, participou, na manhã desta sexta-feira (19), no 4° Batalhão de Infantaria de Selva, da solenidade pelo Dia Nacional do Exército Brasileiro.

O comando militar chegou no Acre em 1907, além da capital, atua nas regiões de fronteira: Plácido de Castro, Assis Brasil e Santa Rosa do Purus, como explica o comandante do 4º BIS, Tenente-Coronel Elmir Xavier.

“A gente também tem a atribuição de combater os crimes transfronteiriços, os delitos ambientais e, logicamente, isso a gente não faz sozinho. Nós temos várias operações, ações com outras agências, outras instituições, outros órgãos de segurança pública. E, obviamente, que não deixa de ser a representação do Estado junto a esses locais mais longínquos que fazem fronteira com outras nações amigas.”

Durante a solenidade foram entregues medalhas de reconhecimento. Novos recrutas receberam o gorro de Selva.

Para o prefeito o Exército Brasileiro tem feito um trabalho muito importante em regiões mais isoladas, por exemplo.

“Se você chega nessas regiões isoladas tem saúde com médico, enfermeiro, ajudando a cuidar da população. Isso é importante. Então o Exército Brasileiro, na realidade, também desempenha uma bela função social aqui na nossa região amazônica. Estou muito feliz em participar desta formatura, porque aqui estão representados diversos municípios onde tem os destacamentos, batalhões. Estou feliz de poder participar de uma formatura que realmente cuide do Brasil, tem a responsabilidade de cuidar do nosso Brasil, que é o nosso Exército Brasileiro.”

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Por causa da lei eleitoral, casas do 1001 Dignidades serão entregues à comunidade após as eleições

Publicado

em

Por

O Projeto 1.001 Dignidades surgiu como ideia do próprio prefeito em construir unidades habitacionais para famílias que residem em áreas de risco ou em situação de vulnerabilidade social. Serão 1.001 casas construídas com reaproveitamento de madeiras doadas pelos órgãos ambientais ou compradas pela prefeitura. Um protótipo da casa foi construído no pátio da madeireira Canaã, parceira do programa.

As casas pré-fabricadas seriam entregues no próximo mês, em maio, mas por causa da lei eleitoral, a prefeitura ficou inviabilizada de entregá-las. A previsão é de que as casas sejam entregues à comunidade após a eleição.

“Este ano é um ano eleitoral e tudo que se trata de doação individual é problemático, é perigoso. O trabalho continua, as casas estão sendo produzidas, os painéis, a madeira está chegando do Ibama, a gente está comprando. Enfim, vai ficar tudo pronto para que a gente possa, depois da eleição, ou final do ano ou o ano que vem, a gente possa fazer aquela bela festa, que é levantar mil e uma casas num dia só”, explicou o prefeito.

O senador Márcio Bittar elogiou a iniciativa do prefeito, conheceu o protótipo, viu de perto as madeiras que serão reutilizadas para gerar dignidade aos beneficiados.

“Isso é o nascedor de uma ideia fantástica, que vai ajudar mais de mil famílias no Acre, pois um dos maiores problemas que o estado tem é déficit habitacional. Estar com ele aqui, me enche de orgulho, porque eu acho que tem um momento da eleição, tem um momento que cada um de nós que fazemos política tem que discutir chapa, composição, mas os eleitos precisavam trabalhar mais e deixar pra época mais própria, gastar menos tempo com a política partidária e gastar mais tempo com a gestão, nós estaríamos bem melhor. E eu me orgulho dele por isso, o Bocalom é um cara trabalhador, em 70 anos de idade, todo dia levanta às 4 horas da manhã, não é pra qualquer um não.”

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Vice-presidente do TJAC participa de celebração do Dia do Exército

Publicado

em

Por

Solenidade comemorou a Primeira Batalha dos Guararapes, data que marca a fundação do Exército brasileiro

O vice-presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargador Luís Camolez, prestigiou o evento de celebração do Dia do Exército. A solenidade ocorreu nesta sexta-feira, 19, às 8h, no 4° Batalhão de Infantaria de Selva (4°BIS).

Promovido pela Administração do 4° BIS, a cerimônia fez uma homenagem ao dia 19 de abril de 1648, data que marca a Primeira Batalha dos Guararapes, quando brasileiros e portugueses lutaram contra invasores holandeses, na capitania de Pernambuco. Além das comemorações, a solenidade contou com desfiles de combatentes e veículos, entrega de medalhas e a formatura de novos soldados.

O comandante do 4° BIS, tenente-coronel Xavier, agradeceu a presença das autoridades do Poder Judiciário, Legislativo e Executivo estadual, dos familiares das tropas e da comunidade civil, e parabenizou os militares pelo empenho na proteção das florestas e do território nacional.

O representante do Poder Judiciário acreano destacou a relevância da comemoração. “A solenidade é muito importante, pois retrata o civismo e o amor à pátria. É uma honra para o Tribunal de Justiça sempre estar presente”, expressou o desembargador Luís Camolez.

O evento contou também com a presença da procuradora-geral do Estado do Acre, Janete Melo; os deputados federais Coronel Ulysses e Roberto Duarte; o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom; e outras autoridades civis e militares.

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo