fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Leila Galvão faz balanço positivo de seu mandato em 2017

Publicado

em

O ano se encerra daqui há três dias e esse é o momento em que muita gente faz uma avaliação sobre os 365 dias que ficaram para trás para identificar os pontos positivos, o que deu certo ou o que deu errado e planejar um ano novinho que será inaugurado em 1º de janeiro. A deputada estadual Leila Galvão (PT) reuniu sua equipe há quinze dias do fim de 2017, justamente, para fazer essa avaliação.

Em um ano político agitado e conturbado, quando o País e o Estado vivem momentos econômicos difíceis, o balaço é o de que o mandato de Leila Galvão, em 2017, foi positivo e propositivo, já que sua atuação contribuiu para o desenvolvimento do Estado e para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, principalmente, os da região do Alto Acre, das cidades de Assis Brasil, Brasileia, Epitacilândia e Assis Brasil.

“Minha candidatura a deputada estadual surgiu dessa região, portanto, o meu mandato é natural de lá. Devo, então, dedicar maior atenção para essas cidades e sua gente”, explicou Leila Galvão.

Sendo assim, a parlamentar petista procurou realizar parcerias com as prefeituras do Alto Acre. Em outubro, por exemplo, mulheres de Brasileia estiveram em Rio Branco realizando exames de mamografia e outros que possibilitam a identificação precoce de câncer de mama. Essa ação foi realizada graças ao empenho do gabinete de Leila Galvão que fez parceria com a prefeitura daquela cidade. A mesma parceria também contou com a participação da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (Aleac), através do seu presidente Ney Amorim (PT), e Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).

“Esse é apenas um exemplo do trabalho que realizamos em parceria com as administrações municipais. Isso fortalece as gestões e garante acesso a serviços que não chegam tão fácil para as pessoas, principalmente, para as mulheres.”

E esse apoio às mulheres tem recebido atenção especial de Leila Galvão. Ela é a liderança feminina do Partido dos Trabalhadores na Aleac. Assim sendo, tem buscado pautar a casa com temas de relevância para as causas das mulheres.

É bom ressaltar, porém, que sua atuação na Aleac vai muito além. Leila participa das comissões de Finanças; de Educação, Cultura e Desporto; de Direito do Consumidor e de Limites Territoriais. Nesta última, atua como presidente.

Em plenário, fez 71 pronunciamentos e mais 42 indicações. Fez, ainda, 387 visitas diversas ao longo do ano. Esses números a colocam com uma atuação bem acima da média.

Muitas de suas indicações já foram atendidas ou estão em andamento. É o caso da implantação do Ensino Médio na escola 7 Estrelas, em Assis Brasil e a construção de duas salas de aula e reforma da quadra da escola Valéria Bispo Sabala, em Brasileia. Tão importante quanto esses foi a implantação do Ensino Integral na região do Alto Acre, mais especificamente, na escola Kairala José Kairala e a recuperação do ramal do Icuriã, em Assis Brasil.

“Esse é um importante ramal para a região do Alto Acre. Ali há centenas de famílias de produtores rurais, seringueiros e extrativistas que, a partir de agora, têm um acesso mais facilitado para as cidades e para os mercados onde podem comercializar seus produtos a preços bem mais justos.”

Nessa questão de acesso e transporte, Leila Galvão foi praticamente incansável na luta pela recuperação e manutenção de ramais, estradas e rodovias. Mas ela dedicou maior atenção mesmo para os problemas da BR-317, que liga a capita Rio Branco à região do Alto Acre, buscando articulação forte com a chefia da Superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que sempre atendeu às suas reivindicações.

Também foi a atuação forte de Leila Galvão que garantiu a recuperação e manutenção da Estrada da Borracha, em Xapuri. Foram realizadas parcerias com a prefeitura de Xapuri que vão desde a liberação de emendas parlamentares à aquisição de kits de sangrias para o trabalho das famílias da reserva Chico Mendes.

“Durante nossa reunião de avaliação do mandato neste ano, pontuamos todas as nossas atividades. Essas que citamos aqui foram apenas uma parte de tudo que foi possível realizar”, explicou a parlamentar. “Devo ressaltar, contudo, que isso só foi possível graças ao grande empenho de minha equipe, pois trabalho com pessoas dedicadas que comungam do mesmo objetivo que o meu, que é o de fazer sempre o melhor para o Acre e para essa nossa gente, desde os que residem nas cidades aos que estão lá nas mais longínquas localidades da nossa floresta”, acrescentou. “Tem, ainda, as parcerias e os apoios institucionais e de nossas autoridades, como o governador Tião Viana, que sempre foi mais que um parceiro, foi um amigo de todas as horas, e o nosso presidente da Aleac, o Ney Amorim, que é outra pessoa que tenho muito a agradecer. Não posso esquecer dos nossos parlamentares federais, que estiveram sempre prontos para nos ajudar lá em Brasília”, disse. “São tantas pessoas que nos ajudaram a fazer desse um mandato vitorioso que nem daria para citar todos, mas aproveito para agradecer, de coração, por tudo que fizeram por mim, pelo meu mandato, e pelo sucesso dos nossos projetos”, finalizou.

Comentários

Continue lendo

Acre

Projeto Bombeiro por um Dia é financiado com recursos de penas pecuniárias de Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Por

Auxílio oriundo da Vara de Proteção à Mulher e Execuções Penais da Comarca de Cruzeiro do Sul serviu para construir mini caminhão de combate a incêndio e que vai levar ações de cidadania e educação para crianças e jovens

O Projeto “Bombeiros por um Dia” foi contemplando com recursos das penas pecuniárias da Vara de Proteção à Mulher e Execuções Penais Comarca de Cruzeiro do Sul, captando recursos para construir um mini caminhão de combate a incêndio e levar atividades de cidadania, educação para crianças e adolescentes.

A ação é uma iniciativa do 4ª Batalhão de Educação, Proteção Ambiental e Combate a Incêndio Florestal e Urbano do Corpo de Bombeiros e tem duas frentes de trabalho: receber as visitas no quartel e realizar palestras nas escolas.

A primeira, recebendo visitas dos pequenos no quartel, proporciona aos jovens vivência com a profissão, pois eles poderão conduzir o mini caminhão, construído e adaptado com sinais luminosos, giroflex, e buzina. Inclusive, as visitantes e os visitantes mirins lidarão com uma simulação de incêndio. O veículo é equipado com uma pequena bomba de água, mangueira que ao ser acionada esguichará água em um pequeno foco de incêndio, feito com botijão de gás, controlado por um bombeiro, assim, quando a visitante acionar a mangueira na direção das chamas, o profissional fechará a válvula e o fogo cessa, tudo controlado e monitorado.

Além disso, a proposta é levar o veículo para escolas, eventos e praças públicas. No dia 17 de abril, foi a estreia do carro em unidades de ensino, que foi levado até a Escola de Ensino Fundamental Maria Lima, no bairro da Cobal, em Cruzeiro. Com isso espera-se contribuir com a formação e desenvolvimento da cidadania de crianças e adolescentes, fazendo a atividade preventiva de forma lúdica. 

O veículo foi montado seguindo a planta de um caminhão, respeitando as proporções, com madeira e revestimento de fibra de vidro, utilizado uma caixa de direção de um fusca, rodas de aro 13, kit de tração de motocicleta. O caminhão comporta duas crianças por vez e pode ser pilotado pelos visitantes, desde tenham idade suficiente. Mas, o caminhão tem controle remoto, desses utilizados em aeromodelo, para os bombeiros monitorarem e assumirem a direção e freios do veículo, caso necessário. 

Para o comandante do 4º Batalhão, o capitão Josadac Ibernon, o emprego dos recursos das penas pecuniárias em projetos sociais promove segurança e educação. “A parceria do TJ através de verbas pecuniárias, fortalece as atividades preventivas executadas pelo Corpo de Bombeiros. Prevenção contra acidentes domésticos, incêndios, afogamentos, drogas, e todas atividades ilícitas. O mini caminhão terá um papel fundamental nessas atividades, pois é um atrativo através do qual passaremos a disseminar a prevenção de uma forma lúdica, despertando o interesse dos pequenos em seguir uma carreira na segurança pública através de uma experiência real e adaptada a sua realidade, que certamente ficará marca sua memória”.

Todo ano as comarcas do Judiciário do Acre abrem editais para que entidades e associações possam apresentar seus projetos e tentar captar recursos das penas pecuniárias. Com isso, o Judiciário do Acre promove melhoria e transformação social. Afinal, cada ação premiada com os alvarás deve executar atividades em benefício social, promovendo, especialmente, educação e segurança.

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Presidente e corregedor-geral do TJAC recebem visita do senador Sérgio Petecão

Publicado

em

Por

A visita teve o propósito de pleitear assuntos interinstitucionais entre os poderes

A desembargadora-presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), Regina Ferrari, e o corregedor-geral da Justiça, desembargador Samoel Evangelista, receberam na tarde de quinta-feira, 18, visita do senador Sérgio Petecão.

A visita teve o propósito de pleitear assuntos interinstitucionais. Na oportunidade, o senador Sérgio Petecão entregou exemplares do Vade Mecum, atualizado onde se pode encontrar compilado de legislações.

A desembargadora-presidente do TJAC, Regina Ferrari, agradeceu a visita. “Obrigada por esta contribuição que consolida várias normativas, de extrema importância para nosso trabalho, para advogadas e advogados e estudantes que nos visitam.”

“Agradeço a visita e a contribuição desse material que auxilia muito nossos trabalhos. Nós utilizamos muito o Vade Mecum com os magistrados, servidores e estudantes,” afirmou o corregedor-geral, Samoel Evangelista. 

“É uma honra está aqui visitando os representantes do TJAC e entregando esses exemplares que servirão muito. É uma pequena contribuição para essa instituição e para os jovens que trabalham aqui,” realçou o senador.

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

MPAC inicia atendimentos do “MP na Comunidade” na Aldeia Boaçu

Publicado

em

Por

Nesta sexta-feira, 19 de abril, Dia dos Povos Indígenas, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) deu início à edição do programa MP na Comunidade na Aldeia Boaçu, em Manoel Urbano. O projeto continua neste sábado, 20, e conta com a parceria da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) e do Instituto de Identificação Raimundo Hermínio de Melo.

A iniciativa de levar o programa ao local visa reduzir as barreiras do isolamento, contribuindo para a garantia de direitos e a promoção da cidadania para a comunidade. Para chegar à aldeia, as equipes se deslocaram por aproximadamente três horas por via terrestre e mais dois dias e meio de barco pelo curso do rio Purus.

Nestes dois dias de atendimentos estão sendo oferecidos pelo MPAC os serviços da Ouvidoria Geral e do Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera) com o “Projeto Txai – Atuação do MPAC na Defesa dos Povos Indígenas”. A expectativa é beneficiar aproximadamente 300 indígenas durante a ação.

Com a colaboração de instituições parceiras, também estão disponibilizados outros serviços essenciais, como emissão de documentos, atendimentos jurídicos do TJAC e atendimentos especializados da Funai. Além da entrega de roupas doadas pela Receita Federal para a população atingida pelas recentes enchentes no estado.

Agência de Notícias do MPAC

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Continue lendo