fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Líder da Câmara de Xapuri esclarece denuncias sobre compra de merenda escolar

Publicado

em

O líder do prefeito Marcinho Miranda na Câmara de Xapuri, Celso Paraná (PMDB) - Foto: Raimari Cardoso

O líder do prefeito Marcinho Miranda na Câmara de Xapuri, Celso Paraná (PMDB) – Foto: Raimari Cardoso

O líder do prefeito Marcinho Miranda na Câmara de Vereadores de Xapuri, Celso Paraná (PMDB), fez esclarecimentos, durante a sessão desta terça-feira, sobre as denúncias feitas pelos vereadores petistas Chiquinho Barbosa e José Cecílio contra a maneira como a prefeitura está procedendo a compra da merenda escolar, recentemente municipalizada.

De acordo com postagens feitas pelos vereadores na rede social Facebook, a prefeitura não teria realizado nenhuma licitação para compra de alimentação escolar e que estaria recebendo merenda de comerciantes ligados à atual administração. Chegaram a afirmar que o setor de merenda do município estaria recebendo entregas irregulares na calada da noite.

Na tribuna, Celso Paraná negou as acusações e afirmou que as compras realizadas até agora se deram através da modalidade carta-convite, numa “carona” que a prefeitura de Xapuri pegou em um processo licitatório realizado pelo município de Senador Guiomard. De acordo com o vereador, o procedimento está plenamente de acordo com as normas legais.

Quanto às denúncias de que o setor de merenda estaria recebendo entregas durante a madrugada, Celso Paraná rebateu às acusações e apresentou fotografias feita no momento em que a empresa vencedora da licitação na qual a prefeitura pegou a chamada carona fez a entrega em Xapuri. O vereador criticou a postura da oposição e pediu uma postura mais ética dos colegas.

Perguntado sobre o que achou das explicações, o vereador Chiquinho Barbosa afirmou que elas esclarecem a situação apenas parcialmente. “A argumentação da base de apoio ao prefeito esclarece alguns pontos, mas não convence. Como justificar que uma prefeitura que possui uma comissão de licitação pegue carona em um processo de outro município?”, questionou.

O vereador Eliomar Soares, o Galego, também do PT, também contesta as explicações da prefeitura. Ele diz considerar estranho que uma empresa de Brasiléia que vence uma licitação em Senador Guiomard venha fazer compras em Xapuri, inclusive em um supermercado cujos proprietários são ligados por laços familiares co m o atual prefeito.

Galego diz que também não é normal que um concorrente que vence uma licitação pelo critério do menor preço faça compras de alimentação escolar em um supermercado. “Esses fatos são anormais e precisam ser apurados. A prefeitura tem que apresentar melhores explicações e é exatamente isso o que nós vamos continuar cobrando”, afirmou.

Celso Paraná justifica que a medida se deu pela urgência que a prefeitura tinha para distribuir a merenda às escolas, que estavam com as aulas prestes a iniciar, e garantiu que não existe nenhuma falta de lisura no processo realizado. “Não seríamos loucos de fazer uma coisa dessas. Sabemos da seriedade do processo e não nada foi feito sem a anuência do nosso departamento jurídico e consultamos, informalmente, até mesmo o Ministério Público”, afirmou.

O vereador do PMDB garantiu também que os problemas e dificuldades enfrentados pela nova administração no começo do mandato estão prestes a serem sanados. “Quero ver o que eles terão para falar daqui a seis meses, quando a gestão do Marcinho estiver toda organizada e nos trilhos. O problema é que eles (a oposição), ainda não conseguiu descer do palanque”, concluiu.

Fonte: Xapuri Agora!

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco leva iluminação à Rodovia AC-40

Publicado

em

Por

A Prefeitura Municipal de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI), continua seu projeto “Cidade Iluminada” com a instalação de iluminação na Rodovia AC-40. Após o sucesso da inauguração de um trecho de 3km na BR 364 em fevereiro, a SMCCI agora se prepara para iluminar um trecho de 5km na AC-40, estendendo-se da corrente até o portal na entrada da cidade.

O projeto envolve a colocação de 250 postes novos do modelo Phoenix, equipados com duas luminárias LED, garantindo não apenas segurança aos moradores e visitantes, mas também contribuindo para a estética da capital. Claudia, coordenadora do departamento de iluminação pública, destaca a importância estratégica da AC-40 como uma das principais entradas da cidade, não apenas para os residentes, mas também para turistas vindos do Brasil, Bolívia, Peru e toda a América.

“A pedido do prefeito, colocamos iluminação pública em toda cidade de Rio Branco, e não poderia ser diferente na AC-40,que também é uma das entradas da cidade”, disse.

O Secretário de Cuidados com a Cidade, Wellington Chaves, enfatiza que além de tornar Rio Branco uma das capitais brasileiras completamente iluminadas com LED, a iniciativa também traz benefícios ambientais, como a redução das emissões de carbono e economia de energia devido à eficiência das novas lâmpadas.

Essa ação reflete o compromisso da prefeitura em proporcionar segurança, beleza e sustentabilidade à cidade, fortalecendo o direito de ir e vir dos cidadãos e promovendo um ambiente seguro para todos.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Caio Del Aquila Araújo

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Rio Branco manifesta profundo pesar pela morte do irmão da diretora de Iluminação Pública da SMCCI , Cláudia Del Aquila Sampaio, Caio Del Aquila Araújo, ocorrido hoje em São Paulo.

Que o Senhor Deus, em sua infinita bondade, conforte a família e amigos, com quem nos solidarizamos neste momento de perda irreparável.

Rio Branco, 23 de abril de 2024.

Tião Bocalom

Prefeito de Rio Branco

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

MPAC leva ferramenta RETINA para VIII Mostra de Soluções de Inovação e Tecnologia do Ministério Público

Publicado

em

Por

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) foi selecionado para apresentar a ferramenta RETINA, desenvolvida pelo Núcleo de Apoio Técnico (NAT), na VIII Mostra de Soluções de Inovação e Tecnologia do Ministério Público. As apresentações serão realizadas no dia 20 de junho, na sede do MP do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em Brasília.

A Mostra integra a programação do 2º Congresso de Inovação e Tecnologia do Ministério Público, promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e MPDFT entre os dias 19 e 21 de junho. As iniciativas foram selecionadas pelo Comitê Técnico organizador e estão distribuídas nas categorias Tecnologias Emergentes (IA, IA Generativa); Soluções área-meio; Soluções área-fim; e Estratégia, Planejamento e boas práticas.

O RETINA, selecionado entre as boas práticas da área-fim, é um banco de dados que reúne informações sobre integrantes de organizações criminosas, permitindo análises e relatórios para subsidiar investigações e ações de combate à criminalidade. A ferramenta, já apresentada no 1º congresso em 2023, vem sendo utilizada por outros Ministérios Públicos, promovendo a integração entre as instituições.

Para a coordenadora do NAT, promotora de Justiça Marcela Cristina Ozório, a participação do MPAC na Mostra é mais uma oportunidade de apresentar iniciativas inovadoras produzidas pela instituição.

“O RETINA, desenvolvido com recursos próprios do MPAC, é um exemplo da competência da nossa equipe de desenvolvedores para a criação de bons sistemas, que podem ser compartilhados com outras unidades e assim contribuir para a otimização do trabalho dos MPs de todo o país”, destacou.

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Continue lendo