fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Mais de 25 mil bois prontos para o abate ficam represados por causa da carga tributária no Acre

Publicado

em

Jairo Carioca*

O Estado do Acre figura entre quatro federações brasileiras que teve variação positiva no primeiro trimestre entre os anos de 2015 e 2016 na pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que mede a produção pecuária no pais. O abate de bovinos que em todo o Brasil registrou queda de 5,2% teve aumento de 10,3% no estado.

Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Acre (FAEAC), Assuero Veronez, os resultados poderiam ser mais positivos com a redução da carga tributária. Segundo a FAEAC, a taxa de ICMS praticada pelo governo impede a maior exportação de bovinos, pauta que vem sendo discutida entre pecuaristas e Secretaria da Fazenda (SEFAZ) e deve ter decisão ainda hoje (17).

assuero-interno

Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Acre (FAEAC), Assuero Veronez, os resultados poderiam ser mais positivos com a redução da carga tributária. Segundo a FAEAC, a taxa de ICMS praticada pelo governo impede a maior exportação de bovinos, pauta que vem sendo discutida entre pecuaristas e Secretaria da Fazenda (SEFAZ) e deve ter decisão ainda hoje (17).

BOI-ARTE-INTERNAAlém do Acre, Rio Grande do Sul (7,4%), Paraná (5,1%), Rondônia (2,3%) e Santa Catarina recompensaram as quedas dos demais estados produtivos no abatimento de carcaças bovinas. No Acre, segundo o IBGE o abate no primeiro trimestre desse ano foi de + 10,33 mil cabeças se relacionada com o mesmo período de 2015. O estado ficou à frente de Paraíba e Santa Catarina. O maior aumento foi registrado no Rio Grande do Sul, com +31,77 mil cabeças abatidas no mesmo período. O vizinho estado de Rondônia abateu +11,86 mil cabeças de gado.

Veronez acrescentou que o setor já esperava pelo aumento no abate de bovinos no primeiro trimestre, resultado da maior disponibilidade de pastagem devido o inverno e, consequentemente, maior oferta de animais.

“Com maior oferta, o Boi do Acre ficou mais barato, a arroba aqui custa R$ 115 enquanto em São Paulo é R$ 160. Acaba acontecendo a reserva de mercado o que não é bom nem para o pecuarista que se sente penalizado do grande ao pequeno e nem para o Estado que não agrega mais valor”, analisou o presidente FAEAC.

Ainda de acordo Veronez a conversa entre os pecuaristas e o governo do Acre vem ocorrendo. De acordo com a FAEAC hoje o valor pago em ICMS não condiz com o valor praticado no mercado. A pauta principal é sobre a carga tributária cobrada na exportação de bois para Rondônia. “Se jogar o preço do boi em Rondônia, mas frente, mais imposto, fica inviável” acrescentou.

BOI-ARTE-INTERNA-1

O setor pede que a Sefaz reabra o acordo possibilitado pela Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ) que permite a redução até de 80% do valor do imposto a ser aplicado, o que facilitaria a saída de mais bois do estado.
Com o que chama de represamento de animais, pressão da oferta e falta de frigoríficos,
Assuero garante que os pecuaristas chegam a esperar por mais de 60 dias para fazer dinheiro e ter possibilidade de novos investimentos.

“Hoje a dificuldade é grande para o pecuarista, a escala (fila de abate) chega a 30 dias nos frigoríficos da cidade. Cerca de 25 mil bois prontos para o abate ficam na fila de espera. O fazendeiro tem que esperar até 30 dias para abater o animal e mais 30 dias para fazer dinheiro, investir em tecnologia, continuar gerando emprego e renda” assegurou.

grafico-do-ranking-IBGE

A depressão do preço da arroba trava o mercado por falta de vazão do produto. O setor da pecuária no Acre, com um rebanho de 2,9 milhões de cabeças de gado é responsável pela geração de 50 mil empregos e tem participação de 22% no Produto Interno Bruto (PIB)


*Fonte: ac24horas

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco leva iluminação à Rodovia AC-40

Publicado

em

Por

A Prefeitura Municipal de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI), continua seu projeto “Cidade Iluminada” com a instalação de iluminação na Rodovia AC-40. Após o sucesso da inauguração de um trecho de 3km na BR 364 em fevereiro, a SMCCI agora se prepara para iluminar um trecho de 5km na AC-40, estendendo-se da corrente até o portal na entrada da cidade.

O projeto envolve a colocação de 250 postes novos do modelo Phoenix, equipados com duas luminárias LED, garantindo não apenas segurança aos moradores e visitantes, mas também contribuindo para a estética da capital. Claudia, coordenadora do departamento de iluminação pública, destaca a importância estratégica da AC-40 como uma das principais entradas da cidade, não apenas para os residentes, mas também para turistas vindos do Brasil, Bolívia, Peru e toda a América.

“A pedido do prefeito, colocamos iluminação pública em toda cidade de Rio Branco, e não poderia ser diferente na AC-40,que também é uma das entradas da cidade”, disse.

O Secretário de Cuidados com a Cidade, Wellington Chaves, enfatiza que além de tornar Rio Branco uma das capitais brasileiras completamente iluminadas com LED, a iniciativa também traz benefícios ambientais, como a redução das emissões de carbono e economia de energia devido à eficiência das novas lâmpadas.

Essa ação reflete o compromisso da prefeitura em proporcionar segurança, beleza e sustentabilidade à cidade, fortalecendo o direito de ir e vir dos cidadãos e promovendo um ambiente seguro para todos.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Caio Del Aquila Araújo

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Rio Branco manifesta profundo pesar pela morte do irmão da diretora de Iluminação Pública da SMCCI , Cláudia Del Aquila Sampaio, Caio Del Aquila Araújo, ocorrido hoje em São Paulo.

Que o Senhor Deus, em sua infinita bondade, conforte a família e amigos, com quem nos solidarizamos neste momento de perda irreparável.

Rio Branco, 23 de abril de 2024.

Tião Bocalom

Prefeito de Rio Branco

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

MPAC leva ferramenta RETINA para VIII Mostra de Soluções de Inovação e Tecnologia do Ministério Público

Publicado

em

Por

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) foi selecionado para apresentar a ferramenta RETINA, desenvolvida pelo Núcleo de Apoio Técnico (NAT), na VIII Mostra de Soluções de Inovação e Tecnologia do Ministério Público. As apresentações serão realizadas no dia 20 de junho, na sede do MP do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em Brasília.

A Mostra integra a programação do 2º Congresso de Inovação e Tecnologia do Ministério Público, promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e MPDFT entre os dias 19 e 21 de junho. As iniciativas foram selecionadas pelo Comitê Técnico organizador e estão distribuídas nas categorias Tecnologias Emergentes (IA, IA Generativa); Soluções área-meio; Soluções área-fim; e Estratégia, Planejamento e boas práticas.

O RETINA, selecionado entre as boas práticas da área-fim, é um banco de dados que reúne informações sobre integrantes de organizações criminosas, permitindo análises e relatórios para subsidiar investigações e ações de combate à criminalidade. A ferramenta, já apresentada no 1º congresso em 2023, vem sendo utilizada por outros Ministérios Públicos, promovendo a integração entre as instituições.

Para a coordenadora do NAT, promotora de Justiça Marcela Cristina Ozório, a participação do MPAC na Mostra é mais uma oportunidade de apresentar iniciativas inovadoras produzidas pela instituição.

“O RETINA, desenvolvido com recursos próprios do MPAC, é um exemplo da competência da nossa equipe de desenvolvedores para a criação de bons sistemas, que podem ser compartilhados com outras unidades e assim contribuir para a otimização do trabalho dos MPs de todo o país”, destacou.

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Continue lendo