Major Rocha diz que bolivianos contam com conivência do governo brasileiro

major140213O deputado Major Rocha (PSDB) fez pronunciamento nesta quinta-feira, 14, afirmando que a Assembleia Legislativa não tem prerrogativa para interceder pelos presos brasileiros em Cobija, mas tem o dever de lutar pelo povo do Acre. De acordo com o deputado, a população do Estado não suporta mais o tratamento dispensado pelos bolivianos e não é apenas no presídio que ele se manifesta. “Em qualquer lugar, a qualquer momento, em qualquer cidade boliviana. Nós não temos competência para assinar acordos internacionais, mas temos que defender o nosso povo”, afirmou.

Para Rocha, a Bolívia conta com a conivência do governo brasileiro, que já asfaltou todas as estradas do território do Chapare e permite que os caminhões bolivianos que transportam combustível transitem e danifiquem as estradas brasileiras para abastecer Cobija.

O deputado lembrou que depois de audiência pública realizada pela Aleac em Brasileia no fim do ano passado, os deputados foram visitar o mercado de Epitaciolândia e, para surpresa de todos, constataram que as tendas dos bolivianos são em maior número do que as tendas dos acreanos. “Eles vendem no Acre os produtos contrabandeados e se forem impedidos eles fecham a estrada, como se nós é que dependêssemos da estrada e não eles”, comentou Rocha. O deputado defendeu uma atitude imediata que vá alem dos discursos.

João Maurício
Foto: J. Simão
Agência Aleac

Comentários