Número de candidatos inscritos no Enem já passa de 25 mil no Acre

Na última edição do certame, o Acre bateu record de inscritos com 41.765.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já conta com 28.863 inscritos no Acre, segundo os últimos dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC). Em todo o Brasil o número já chega a 3.494.347 inscrições. As inscrições terminam no dia 27 de maio. Não haverá prorrogação desse prazo.

Os estados de São Paulo, com 560.906 inscrições, e Minas Gerais,com 373.456, lideram o número de candidatos por estado. Depois vem o Rio de Janeiro, com 274.024 inscritos. A Bahia vem em seguida, com 263.042 candidatos.

Na última edição do certame, o Acre bateu record de inscritos com 41.765. A abstenção média foi de 27,9%. Faltaram 12.311 candidatos – o que equivale a 29,30%.

Para os candidatos não isentos, a taxa de inscrição, de R$ 35,deve ser paga até o dia 29. Estão isentos os concluintes do ensino médio em 2013, matriculados em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica. Também não precisa pagar a taxa o participante com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

As provas serão aplicadas em outubro próximo, nos dias 26 (sábado)e 27 (domingo), com início às 13 horas (de Brasília). Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas, também de acordo com o horário de Brasília. Será proibida a entrada do participante que se apresentar após o fechamento dos portões.

O Enem, que avalia o desempenho escolar e acadêmico do estudante ao fim do ensino médio, é aplicado em todos os estados e no Distrito Federal. O resultado no exame permite ao candidato a participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior.

O desempenho no Enem é também requisito para participação do estudante nos programas Universidade para Todos (ProUni) e Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio podem fazê-lo por meio do Enem.

Fonte:

Comentários