OCA Xapuri comemora três anos de funcionamento

Todos os funcionários passaram por uma rigorosa e especializada capacitação, para assim prestar o melhor serviço ao cidadão (Raimari Cardoso/Secom)
Todos os funcionários passaram por uma rigorosa e especializada capacitação, para assim prestar o melhor serviço ao cidadão (Raimari Cardoso/Secom)

A Central de Serviço Público (OCA Xapuri) completou três anos de funcionamento na última segunda-feira, dia 27 de maio. A data se constitui em um marco para a comunidade xapuriense com relação à maneira de acessar os serviços públicos ali disponibilizados. Neste período, a OCA transformou radicalmente a relação entre população e órgãos prestadores de atendimentos essenciais, tendo como base a excelência na prestação dos serviços.

A criação das Centrais e do Decreto 3.357/2008 (Política Estadual de Atendimento ao Cidadão) estabeleceu o objetivo de elevar a qualidade do atendimento, a satisfação dos usuários, resgatar a cidadania, facilitar o acesso e dar credibilidade aos serviços públicos. O cumprimento destes princípios tem sido o foco principal da OCA Xapuri para seguir dignificando a população que precisa dos serviços.

“É uma honra poder servir à população de Xapuri com um atendimento digno, de qualidade e poder contar com a população para continuarmos servindo à nossa amada princesinha”, diz a gerente da Central, Conceição Oliveira, que desde a inauguração dirige a OCA Xapuri.

As Centrais de Serviço Público integram diversos órgãos e serviços e representam a modernização do serviço público no Acre, política que recebeu, apenas no governo Binho Marques, cerca de R$ 60 milhões em investimentos. Em um único atendimento, o cidadão pode solicitar documentos como carteira de identidade, carteira de trabalho, CPF, certidões de nascimento, casamento ou óbito, além de serviços prestados por instituições dos governos federal, estadual e municipal.

A OCA transformou a relação entre população e órgãos prestadores de atendimentos essenciais, tendo como base a excelência na prestação dos serviços (Foto: Sérgio Vale/Secom)
A OCA transformou a relação entre população e órgãos prestadores de atendimentos essenciais, tendo como base a excelência na prestação dos serviços (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Para tornar possível o novo padrão de qualidade no atendimento, todos os funcionários passaram por uma rigorosa e especializada capacitação, para assim prestar o melhor serviço ao cidadão. Neste ponto, a experiência dos últimos três anos foi igualmente fundamental. Um dos fundamentos da OCA é o de que o cidadão tenha sempre todas as informações sobre as etapas de serviços que ele vai solicitar: valor, prazos e toda a tramitação do processo.

O prédio onde funciona a OCA Xapuri faz parte do Centro Histórico da cidade e foi recuperado para acolher a população. Lá funcionava uma das duas mais movimentadas casas aviadoras de Xapuri: A Limitada, responsável pelo abastecimento de boa parte dos seringais da região, história que está retratada em um memorial que também faz parte da Central.

A OCA Xapuri se configura na implantação pioneira da terceira geração da estratégia nacional de atendimento ao cidadão. Sobretudo, o Acre é o único estado no País a possuir legislação específica de atendimento ao público.

 

Comentários