fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Oito mortos e ao menos 40 feridos em acidente com ônibus e carro pipa na Bolívia

Publicado

em

Alexandre Lima, com El Dia

Ônibus da empresa La Nobreza colidiu na madrugada contra um carro pipa nas proximidades de San German, cidades distante cerca de 4 horas de Santa Cruz.

Parte da frente do ônibus ficou totalmente destruida após choque contra caminhão pipa - EL DÍA/Juan Carlos Torrejón.

Parte da frente do ônibus ficou totalmente destruida após choque contra caminhão pipa – EL DÍA/Juan Carlos Torrejón.

Os informes indicam que o acidente deve ter acontecido por volta das 1:30 da madrugada desta sexta-feira, dia 18. O caminhão, placas 2285 KHT, teria invadido a contramão ao tentar desviar de uma vaca, contra o ônibus, placas 1122 NSR, que se dirigia para a cidade de Santa Cruz.

O grave acidente aconteceu próximo a cidade de Yapacaní, cerca de 28 km. Os serviços de emergência levaram as vítimas para a cidade e cinco das oito vítimas foram identificadas como: Gabriela Soliz Yupanqui, Luis Armando Luna Almanza, Natividad Rojas Segovia, Bertha Choque N y Jose Ventura Alegría (motorista do ônibus). Três ainda não haviam sido identificados.

Não foi noticiado se alguma das vítimas seriam estrangeiros, pois, existem muitos brasileiros que estudam nas cidade de Cochabamba e Santa Cruz. Muitos aproveitam o período de férias para conhecer o País, fazendo viagens em ônibus precários e estradas perigosas localizadas em beira de abismos.

Veja lista preliminar dos mortos e feridos:

Lista de fallecidos

1. Gabriela Soliz Yupanqui (1)

2. Luis Armando Luna Almanza (menor de edad)

3. Natividad Rojas Segobia (40)

4. Patricia Choque

5. José Ventura Alegría (chofer del bus)

6. Cisco Castillo Osco (chofer del tráiler)

7. Hilda NN

8. Bertha choque

Lista de heridos

1. Jessica Bautista Coca (38)

2. Saúl Bautista (8)

3. NN (Niño de 6 años)

4. NN (niño de 4 años)

5. Leidy Diana Vaca Yusco (11)

6. Angel Villalba Morales (38)

7. Wilder Ortiz rodríguez (25)

8. Felipe choque chalo (49)

9. Adolescente (15)

10. Bernardo Nina Colquito (50)

11. Epifanio Colque Espinoza (46)

12. Gregoria Mamani Espinoza (41)

13. Teofila Yupanqui (32)

14. Wilma Vasquez Crespo (40)

15. Reny Karina Rojas Lazcano (37)

16. José Luis Fuentes (34)

17. Mary Soliz Cruz (30)

18. Edia Rodriguez Almanza (25)

19. Yandira Luizaga Gorena (27)

20. Martha Guarachi Quispe (43)

21. Gabriela Huaita Quispe (23)

22. Yoselín Carrión Quispe (22)

23. Rubén Alfredo Elicayo Gutiérrez (31)

24. Benedicto Vargas Cruz (59)

25. José Guadalupe Márquez (15)

26. Luis Marquez Aguilar (48)

27. Jenny Carola Canaviri Sandoval (14)

28. Agustina Quinto Céspedes (21)

29. Susy Montoya Bejarano (52)

30. Fernando Rojas Flores (55)

31. Viviana Medina Flores (24)

32. David Susano Quispe (45)

33. Rolando Fuentes Rojas (17)

34. Luisa Chambi Ramírez (72)

35. Daniel Canaviri (18)

36. Juan Carlos Sausiri (22)

37. Jeida Maité Sausiri (6)

38. Kimberly Bejarano Montoya (15)

39. Viviana Jiménez Guarachi (35)

40. Gregoria Paco Matías (44)

41. Aurora Llusco Tórrez (49)

42. José John Ortiz Choque (19)

43. Cinthya Canaviri Colque (23)

44. Eliodora Dávalos Nina (60)

45. Nelson Paredes Ordoñez

Total:  

-23 mujeres heridas

-17 varones

-5 menores de edad

Comentários

Continue lendo

Acre

Polícia investiga causa da morte de colono encontrado em ramal de Brasiléia

Publicado

em

A Polícia Civil do município de Brasiléia está investigando a causa da morte de um colono, cujo corpo foi localizado em um ramal dentro da selva, que tem acesso pelo km 19 da BR 317 (Estrada do Pacífico), sendo mais 60 quilômetros até o local.

Segundo foi informado, a vítima que foi identificada como Irineu Ferreira, de 44 anos, estaria caminhando pelo ramal sozinho e pode ter sofrido um mal súbito e caído, indo a falecer momentos depois.

Somente foi localizado no final do dia desta terça-feira (26), quando uma pessoa passava pelo local. Acreditam que possa ter sido uma morte natural, uma vez que seus pertences estavam próximo ao corpo e não havia sinais de luta, ou perfurações pelo corpo.

Juntamente com apoio de uma guarnição da Polícia Militar, o corpo do colono foi resgatado e levado para o Instituto Médico Legal – IML, na Capital, onde passará por uma equipe médica forense, para tentar descobrir a verdadeira causa da morte.

Somente após os procedimentos, o corpo seria liberado aos familiares para realizarem seu sepultamento.

Comentários

Continue lendo

Acre

OCA passa a oferecer serviços do TRE nas unidades de Cruzeiro do Sul e Xapuri

Publicado

em

A Organização em Centros de Atendimento (OCA), firmou, nesta segunda-feira, 25, mais uma vez seu compromisso com o atendimento público, por meio da parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desta vez visando ampliar os serviços eleitorais aos moradores de Cruzeiro do Sul e Xapuri.

OCA e TRE assinam termo de cooperação entre instituições. Foto: Arquivo/TRE

Assim, o secretário de Estado de Administração do Acre, Paulo Roberto Correia da Silva; a diretora da OCA, Fran Brito; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), desembargador Júnior Alberto; o vice-presidente e corregedor, desembargador Laudivon Nogueira; realizaram a assinatura do termo de cooperação entre as instituições, expandindo a oferta de serviços eleitorais. Louise Santana, juíza auxiliar da presidência, também esteve presente no evento.

Os atendimentos operacionais nas unidades de Cruzeiro do Sul e Xapuri iniciaram nesta terça-feira, 26, e já contavam com grande procura da comunidade. Vale ressaltar que a demanda dos serviços eleitorais é significativa. Apenas no primeiro trimestre de 2024 mais de 4 mil cidadãos já foram atendidos na Central de Rio Branco.

“Essa iniciativa é de grande importância para a população. Por meio dela ampliamos as oportunidades para que os cidadãos de Cruzeiro do Sul e Xapuri assegurem seus direitos eleitorais de forma prática e acessível”, enfatizou o secretário de Administração, Paulo Roberto Correia.

Atendimentos operacionais nas unidades de Cruzeiro do Sul e Xapuri iniciaram nesta terça-feira, 26. Foto: Arquivo/TRE

“Nosso objetivo é garantir comodidade e qualidade ao cidadão. Ter a parceria do TRE é muito importante, porque é um serviço muito procurado pela população” afirmou a diretora da OCA, Fran Brito.

“É muito importante toda iniciativa que amplie as possibilidades de as pessoas garantirem seus direitos. É isso que nós temos buscado aqui no TRE. Agradecemos ao secretário de Administração e à diretora da OCA por firmar mais uma parceria, e que possamos continuar oferecendo serviço de qualidade para a população”, ressaltou o presidente do TRE-AC, desembargador Júnior Alberto.

Apenas no primeiro trimestre de 2024 mais de 4 mil cidadãos já foram atendidos na Central de Rio Branco. Ludymila Maia/OCA

O vice-presidente e corregedor eleitoral frisou a importância da parceria estabelecida. “Neste momento a parceria é imprescindível, pois ampliamos a oportunidade de o cidadão regularizar sua situação eleitoral antes do fechamento do cadastro eleitoral, que será em 8 de maio”, enfatizou o desembargador Laudivon Nogueira.

Comentários

Continue lendo

Acre

Terremoto de magnitude 5,1 é registrado no interior do Acre; moradores sentiram tremor

Publicado

em

Um abalo sísmico de magnitude 5,1 atingiu Marechal Thaumaturgo, no interior do Acre, nesta manhã de quarta-feira (27). O terremoto foi detectado pelo Centro Sismológico Euro-Mediterrânico por volta das 9h16, a uma profundidade de 35 km.

Nathielle Menezes, funcionária de uma mercearia local, relatou ao portal G1 Acre que estava trabalhando quando sentiu o abalo, mas ela e seus colegas inicialmente pensaram se tratar de um deslizamento na margem do Rio Juruá.

“Só que não foi um balanço comum, porque a gente está acostumado aqui em Marechal com tremor de terra mais fraco. Hoje, não. Foram duas pancadas, mas foram bem fortes”, relembra. Ela ainda disse que pensou que uma janela de vidro do estabelecimento onde ela trabalha iria quebrar durante o tremor.

Outros moradores também perceberam o terremoto. Segundo ela, o tremor durou menos de um minuto, mas “pensava em iria morrer”. “No momento a gente nem se tocou que era um tremor, a gente achava que era o barranco que ia caindo, depois entendemos que era um terremoto”, completa.

Comentários

Continue lendo