Ouvidoria da Sesacre estreita contato entre gestores e população

OUVIDORIA

Criada há pouco mais de um ano, a ouvidoria da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) é um canal de comunicação entre a população e os gestores do órgão e hospitais. No período de 2 de abril de 2012 – data de sua implantação – a maio de 2013 foram registrados mais de 3.500 atendimentos à população.

Para obter alguma informação ou até mesmo fazer uma reivindicação, a ouvidoria dispõe de uma equipe com quatro profissionais capacitados pelo Ministério da Saúde (MS) que recebem as denúncias reivindicações, elogios e até mesmo pessoas que procuram algum tipo de informação.

“Esse departamento foi criado no intuito de que o cidadão resolva os problemas relacionados à saúde Estadual dentro da própria casa, ou seja, a ouvidoria tem por finalidade investigar as queixas e proteger os direitos das pessoas, para que seja encaminhado aos gerentes e gestores responsáveis, garantindo, assim, o direito de resposta ao cidadão”, explica a coordenadora da ouvidoria da Sesacre, Fátima Melo.

Fátima ressalta que os atendimentos realizados pela ouvidoria são feitos por meio de telefone, e-mail e carta, podendo também o interessado se deslocar até a coordenação, localizada no prédio da Sesacre, para fazer o seu questionamento. Todas as ocorrências são protocoladas para que cada exigência seja repassada ao setor responsável a fim de resolver o problema.

A ouvidoria trata questões relacionadas aos hospitais, como: As Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Hospital das Clínicas, Hospital de Urgência e Emergência (Huerb), Maternidade Bárbara Heliodora, Hospital da Criança, Hemoacre, Cecon, Divisão Farmacêutica e os demais setores que compõe a Sesacre.

O cidadão ao entrar em contato com a ouvidoria tem a opção de identificar-se ou de ficar no anonimato. As reivindicações podem ser classificadas em níveis de prioridade alta, baixa, média e urgente, o que irá  determinar o tempo para cada caso, variando de 8 a 30 dias para serem solucionadas.

Veja como você pode contribuir com a ouvidoria

Telefones: 0800-6470404, (68) 3215-2784

Email: [email protected]ac.gov.br

Endereço: Rua Benjamin, número: 830, bairro: Centro na sede da Sesacre

Comentários