fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Parlamentares da Brasileia cobram andamentos nas obras da UFAC

Publicado

em

DSC_0001 

Assessoria da C.M.B

O poder legislativo do município de Brasileia representado pela câmara de vereadores realizou a 38ª sessão ordinário, que aconteceu na sala das sessões José cordeiro Barbosa.

DSC_0009

Bil Rocha – PMDB:

Bil Rocha – PMDB:

No grande expediente o vereador Bil, em uso a tribuna iniciou deu discurso Cumprimentando a todos, em seguida parabenizou o governo do estado e vereadores de Brasileia pala empenho referindo-se a reparos na ponte José Augusto, parabenizou o prefeito Everaldo pala parceria com a empresa ZAPONER. Para realizar tapa buracos no município. O vereador falou sobre a visita de deputados federais e senadores para discutir a situação dos haitianos de acordo com o vereador medidas urgentes devem ser tomadas para solucionar a grande quantidade de haitianos no município de Brasileia o vereador citou ainda que a população estão reclamando principalmente na questão da superlotação nas unidades de saúde e agencias de bancos.

Indicações:

  1. O vereador iniciou suas indicações solicitando que o Corpo de Bombeiros realize a retirada de um palmeira na Rua Marechal Rondon, na casa no Sr. Elenilson, em dias de vento corre o risco de cair.
  2. Solicitou também que a Prefeitura junto ao DETRAN tome providências com relação Rua Bela Vista e Rua da Fumaça, conforme o vereador condutores estão passando em alta velocidade.
  3. Indicou que a Prefeitura realize melhorias no bueiro do ramal do Porto Carlos, km 67, e analise a possibilidade de construir umas ponte no referido ramal.
  4. Pediu que a Secretaria de obras coloque iluminação na Rua Rubro negro Bairro Raimundo CHAAR.
  5. Sugeriu que a Coordenadoria de esporte do município realize um torneio Inter Bairro antes do campeonato municipal.
  6. Concluiu solicitando que a Secretaria de obras faça limpeza nos redores da CageAcre.
Carlinhos do Pelado - PSB

Carlinhos do Pelado – PSB

Carlinhos do Pelado – PSB:

Iniciou sua fala cumprimentando ao público presente. Em seguida o vereador destacou sobre os problemas sociais que o Brasil vive, conforme o parlamentar os países vizinhos precisa adotar medidas para coibir entrada de imigrantes no Brasil, o vereador se referiu aos Haitianos. Parabenizou o Governo do Estado e DERACRE pelos reparos na ponte José Augusto. Falou sobre o IPVA arrecada no município de Brasileia, disse que ‘e preciso realizar um levantamento para criar um projeto de lei, de acordo com o vereador o IPVA precisa ser transformado em melhorias nas ruas.

Indicações:

  1. Solicitou que a Secretaria de obras faça manutenção no beco da graça e beco do godo.
  2. Pediu que a Secretaria de obras faça uma drenagem num esgoto atrás da caso do senhor kairala próximo ao parque centenário.
  3. Sugeriu que a Prefeitura construa banheiros químicos no parque centenário.
  4. Sugeriu também que a Prefeitura através da Ciretran e PM, tome providencias com relação as velocidades da caçambas na rua do areal.
  5. Indicou que a Prefeitura através da secretaria de obras realize limpeza em um bueiro próximo ao Sereias.
  6. Solicitou que a Prefeitura realize um paliativo no ramal do km 17 saindo no 26.
  7. Pediu que o Governo do estado ou prefeitura de Brasileia realize limpeza no antigo prédio da eletroacre.
  8. Concluiu sugerindo que o CIRETRAN altera o tempo no sinal da ponte que liga Brasileia a Epitaciolândia, conforme o vereador está havendo transtornos dos motoristas.
Elizete Lima - PT

Elizete Lima – PT

Elizete Lima – PT:

Iniciou cumprimentando o público presente, os ouvintes no mercado municipal. Falou da situação do barro 28 de maio disse que foi criado uma comissão da prefeitura onde foram até o referido bairro mas até antão não tomaram nenhuma medida, conforme a vereadora apenas promessas para a comunidade. Falou do documento enviado pelo ministério público solicitando copios de áudio das sessões. Ressaltou sobre o recapeamento da ponte José augusto em parceria governo do estado e Deracre. falou sobre os projetos PPA e LOA, disse que como relatora da comissão de finanças e orçamentos não recebeu a copio do PPA.

Indicações:

  1. Em sua primeira indicação a vereadora Solicitou que o setor competente tome providências com um poste tombado frente ao cemitério.
  2. Sugeriu que a Prefeitura inclui no planejamento de ramais paro o próximo ano o ramal do 75 Etelvi.
  3. A vereadora sugeriu que a Prefeitura disponibilize uma área para assentar os moradores que moram em área de risco no bairro 28 de maio.
  4. Finalizou solicitando que a Prefeitura informe se irá realizar as ornamentações natalina.
Fernanda Hassem - PT

Fernanda Hassem – PT

Fernanda Hassem – PT:

Iniciou seu pronunciamento na tribuna cumprimentando o público presente. Falou da reunião que participou junco com deputados federais e estaduais para discutir a situação e a permanência dos haitianos no Acre, conforme ele a população precisa mais do que nunca de resposta para a sociedade. A vereadora falou também sobre as possíveis demissões que podem ocorrer no fim do ano.  A parlamentar citou sobre a operação tapa buracos em parceria prefeitura via DENIT. Fez comentários sobre os projetos PPA e a LOA destacou ainda do pouco tempo para a votação dessas matérias. Comentou também sobre o pedido de 30% de remanejamento de verba do Executivo, pediu que seja analisado com cuidado esse Artigo da Lei Orçamentária.

Indicações:

  1. A vereadora iniciou suas indicações solicitando que a Prefeitura realize iluminação na agrovila do km 26.
  2. Solicitou também que a Prefeitura realize reparos nas ruas Pedro alexandrino e Valdemir Lopes.
  3. A parlamentar Propôs que a câmara de vereadores promova discussões com relação aos cursos que serão oferecidos pala UFAC.
  4. Finalizou solicitando que a Secretaria de obras realize reparos em uma esgoto na rua Major salinas.
Naldo Rufino - SDD

Naldo Rufino – SDD

Naldo Rufino – SDD:

Cumprimentou a todos, falou que a Secretaria de Agricultura recebeu equipamentos que serão de grande serventia para o município e que estão na CAGEACRE, parabenizou os Deputados Federais pela preocupação com os haitianos. Falou da situação da rua Valdemir Lopes e da preocupação com os moradores segundo o vereador no ano que vem a referida rua será recuperada. Falou da preocupação com os funcionários públicos com relação ao 13º salário.

Indicações:

  1. Em sua primeira indicação solicitou que Secretaria de Obras tome providências com relação a um buraco da Rua dos Catraieiros Bairro Sumaúma.
  2. O vereador sugeriu que o Setor de Cadastro disponibilize uma área no km 26, para guardar os equipamentos da Secretaria de Agricultura.
Joelso Pontes - PP

Joelso Pontes – PP

Joelso Pontes – PP:

Cumprimentou a todos, fez comentários sobre as invasões de terra no município. O vereador fez um balanço das ações do poder legislativo realizadas este ano. O parlamentar destacou sobre a criação de peixes no município e do fortalecimento no ramo da piscicultura além de fortalecer a economia local. Comentou também sobre a situação das Avenidas Rui Lino, Marinho Monte e Pedro alexandrino, conforme ele essas avenidas precisam ser recuperadas para acelerar o movimento dos comerciantes. Fez comentários sobre a visita de deputados federais e senadores para discutir a situação dos haitianos.

Indicações:

  1. Ainda na tribuna o vereador solicitou que a Secretaria de Bem Estar Social faça um levantamento das famílias que invadiram áreas de terra e encaminhe a Câmara.
  2. Concluiu solicitando que a Prefeitura construa uma ponte no ramal da Ingazeira, km 26, de acordo com o parlamentar as chuvas estão impossibilitando o tráfego.
Marivaldo Oliveira - PMD

Marivaldo Oliveira – PMD

Marivaldo Oliveira – PMDB:

Iniciou seu pronunciamento Cumprimentou a todos. Falou sobre a situação do ramal do km 71, disse que foi realizado melhorias a pouco tempo, porém, segundo o parlamentar tem pessoas afirmando que o ramal encontrasse em péssimas qualidade. O vereador fez um protesto afirmando que o Governo do estado deveria ter feito o Programa Cidade do Povo em cada município. Enfatizou sobre a má qualidade no serviço realizado pela empresa responsável pela duplicação da Marinho Monte. Comentou também sobre a situação da rua Pedro Alexandrino Neto.

Indicações:

  1. O vereador solicitou que o DEPASA encaminhe a relação dos ramais e ruas contempladas com o Projeto de melhorias.
Rosildo Rodrigues - PT

Rosildo Rodrigues – PT

Rosildo Rodrigues – PT:

Em uso a tribuna Cumprimentou a todos, fez comentários sobre o evento o Chamado da Floresta, que ocorreu no Estado do Amazonas, onde contou com 60 prefeitos, sendo que 50, eram mulheres, 130 vereadores, sendo que 100 eram mulheres. O vereador ressaltou que nenhum prefeito acreano compareceu a este evento. Falou que alguns Ministros que participaram do Encontro demonstraram um grande compromisso no evento. O parlamentar disse que o município de Brasileia está perdendo os aviários para o município de Epitaciolândia e ressaltou a importância dos vereadores lutarem para mudar esse fato. Falou que irá se reunir com as pessoas prejudicadas pela financiamento da CAPEB para buscar providencias. Fez comentários sobre a situação da prefeitura conforme ele a mesma está desgovernada.

Indicações:

  1. Solicitou que a Governo do estado, realize uma reunião com a Câmara de vereadores para discutir o assunto relacionado a situação das pessoas prejudicada pelo financiamento da CAPEB.
  2. Finalizou propondo que a Câmara Municipal de Brasileia realize uma feira natalina.
Mário Jorge Fiesca - SDD

Mário Jorge Fiesca – SDD

Mário Jorge Fiesca – SDD:

Iniciou seu pronunciamento na tribuna Cumprimentou a todos, cumprimentou os ouvintes do mercado municipal. Falou sobre a situação do Rubicon, de acordo com o parlamentar pessoas estão sendo expulsas pelo ICMBIO, e ressaltou a importância de estar ajudando aqueles moradores, disse que medidas precisam ser tomadas. Falou ainda sobre o ITERACRE, onde até o presente momento ainda não aconteceu nada relacionada aos títulos definitivos segundo o vereador a população está cobrando providencias. O vereador destacou também sobre as obras da UFAC que está parada, conforme o vereador por falta de pagamento.

Indicações:

  1. Ainda em seu pronunciamento na tribuna o vereador Solicitou providencias da prefeitura com relação ao projeto que regulamenta a cargo horaria dos enfermeiros.

Ordem do dia:

Na ordem do dia foi votado o projeto de lei nº 018 de 18 de novembro 2013, que dispõe sobre a doação de terreno para o serviço nacional de aprendizagem comercial (Senac).

ORDEM DA VOTAÇÃO;

Vereador Naldo SDD votou favorável ao projeto

Vereador Benedito lima PMDB votou favorável ao projeto

Vereador Marivaldo PMDB votou favorável ao projeto

Vereador Rosildo PT votou favorável ao projeto.

Vereador Marquinhos PSDB votou favorável ao projeto.

Vereador Joelso Pontes PP votou favorável ao projeto.

Vereadora Fernanda Hassem PT votou favorável ao projeto.

Vereador Carlinhos PSB votou favorável ao projeto.

Vereadora Tereza Xavier PT votou favorável ao projeto.

Vereadora Erizete lima PT votou favorável ao projeto.

O referido projeto foi aprovado por unanimidade e será enviado ao poder executivo.

Outro projeto votado foi o projeto de lei que atualiza a nova tabela dos servidores efetivo da câmara municipal de Brasileia alterando 5% de aumento na salários dos servidores efetivos. Depois de promulgada valera a partir de 2014.

ORDEM DA VOTAÇÃO;

Vereador Naldo Rufino SDD votou favorável ao projeto

Vereador Benedito lima PMDB votou favorável ao projeto

Vereador Marivaldo PMDB votou favorável ao projeto

Vereador Rosildo PT votou favorável ao projeto.

Vereador Marquinhos Tibúrcio PSDB votou favorável ao projeto.

Vereador Joelso Pontes PP votou favorável ao projeto.

Vereadora Fernanda Hassem PT votou favorável ao projeto.

Vereador Carlinhos PSB votou favorável ao projeto.

Vereadora Tereza Xavier PT votou favorável ao projeto.

Vereadora Erizete lima PT votou favorável ao projeto.

O referido projeto foi aprovado por unanimidade e será enviado a sanção do Poder Executivo Municipal.

DSC_0087

Comentários

Continue lendo

Acre

Audiência Pública na Aleac: Edvaldo Magalhães aponta caminhos para fortalecer Segurança Pública

Publicado

em

Por

Em uma audiência pública realizada na manhã desta quinta-feira (24), na Assembleia Legislativa do Acre, o deputado Edvaldo Magalhães do (PC do B), destacou a importância desses encontros para enfrentar desafios cruciais. Com um tom incisivo, o parlamentar ressaltou a necessidade de ir além dos diagnósticos e propor ações concretas. “Valorizo muito esses momentos. Acho muito importante as audiências porque elas expõem questões importantes para a visibilidade pública”.

O deputado enfatizou que a audiência não pode se limitar à mera discussão dos problemas, mas deve focar em soluções práticas para fortalecer o sistema de segurança. “Se a audiência pública cumpre esse papel, é também necessário que a gente não termine esse mutirão de audiências apenas com as constatações. Ficando apenas nos diagnósticos. Ficando apenas na lamentação dos desafios que têm que ser superados”, disse.

Magalhães reforçou ainda a importância de buscar consensos entre diferentes setores e abordagens, destacando a necessidade de a Assembleia apontar caminhos concretos para a melhoria da segurança pública. “A Assembleia, como a casa da mediação, precisa também apontar caminhos”, complementou.

O deputado propôs um cronograma estratégico de ações, mencionando a importância de estabelecer propostas que possam ser implementadas de forma progressiva e eficaz. “Um mutirão de negociações de reestruturação, eu chamo assim, outros chamam de realinhamento, o apelido não importa. A gente sabe do que é que se trata”, sugeriu.

Edvaldo Magalhães concluiu sua intervenção enfatizando a necessidade de transformar os debates em ações concretas que possam beneficiar a comunidade no curto prazo. “Acho que se a gente conseguir pactuar algo nesse sentido, vai ter valido muito a pena a gente ter feito essas audiências, colocado os problemas em cima da mesa e feito um grande pacto”, finalizou.

A audiência pública, que contou com representantes de diversos setores da sociedade civil e especialistas em segurança pública, foi proposta pelo deputado Arlenilson Cunha (PL) e evidenciou a relevância desses espaços para promover diálogos e buscar soluções efetivas para os desafios enfrentados na área da segurança.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale

Fonte: Assembleia Legislativa do AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Gene Diniz destaca desafios na segurança pública do Acre: “Situação salarial dos policiais é preocupante”

Publicado

em

Por

Em uma audiência pública realizada na manhã desta quinta-feira (24), na Assembleia Legislativa do Acre, o deputado Gene Diniz (Republicanos) trouxe à tona questões críticas relacionadas à segurança pública do estado, destacando principalmente os desafios enfrentados pelos policiais militares.

Durante seu pronunciamento, o parlamentar expressou preocupação com a remuneração dos policiais, apontando que “hoje, um soldado entra com R$ 5.500, mas há um novo auxílio que foi dado na gestão passada, onde o soldado ganha R$ 600 e os graduados, os sargentos, R$ 1.000. Isso representa um aumento significativo, porém, ao longo dos anos, há um achatamento salarial que precisa ser enfrentado”, disse.

Gene Diniz, que já atuou como policial militar, trouxe à tona sua experiência pessoal ao mencionar que “meus salários antes de sair da Polícia Militar, hoje na reserva, eram R$ 6.388,00, tirando o auxílio, ficava R$ 5.389,00. Isso com 21 anos de polícia. Imagina aí o que aumentou do salário da Polícia Militar em 22 anos. Praticamente nada”, afirmou.

O deputado ressaltou ainda as dificuldades enfrentadas pelos policiais em relação às promoções, destacando que “aqueles lá de trás, vão passar 10 anos sem ter nenhuma recuperação. É algo que vem do governo para poder melhorar, e vai passar 10 anos com o mesmo curso, com a mesma reclamação, com a mesma remuneração”, complementou.

Além dos aspectos salariais, Gene Diniz também abordou a importância da segurança jurídica para os operadores de segurança pública. Ele citou exemplos de situações em que policiais foram questionados judicialmente por suas ações e ressaltou a necessidade de apoio e respaldo para os profissionais da área.

Ao concluir sua participação na audiência, o deputado destacou a importância de se investir na valorização dos profissionais da segurança pública, afirmando que “o Polícia Militar está trabalhando dobrado para manter a segurança do nosso Estado. É difícil a situação. Sei como é difícil trabalhar em um RP, porque trabalhei 16 anos em serviço operacional. Sei como funciona as RP ou o giro”, finalizou.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale

Fonte: Assembleia Legislativa do AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Arlete Amaral se desliga do cargo de vereadora e assume Secretaria de Assistência Social em Brasiléia

Publicado

em

Vereadora e Vice-Presidente do Legislativo Municipal abandona mandato para encabeçar a pasta de Assistência Social

Nesta quarta-feira, 24 de abril, o município viu uma mudança significativa na gestão de sua Secretaria de Assistência Social. Arlete Amaral, vereadora e vice-presidente do poder legislativo local, foi empossada no cargo, substituindo Djahilson Américo, que deixou a função para buscar uma vaga no legislativo como pré-candidato a vereador.

A transição exigiu que Arlete se desligasse de suas responsabilidades como vereadora, passando o posto para seu suplente, João Rocha. Essa movimentação política, embora rotineira em certos aspectos, traz consigo implicações importantes para a dinâmica política do município.

Enquanto Djahilson Américo se lança em uma nova empreitada política, buscando representar os interesses da comunidade no poder legislativo, Arlete Amaral assume uma nova responsabilidade administrativa. Sua entrada na Secretaria de Assistência Social demonstra uma mudança de foco e prioridades, colocando-a no centro das ações voltadas para o bem-estar e desenvolvimento social da população local.

Em entrevista, Arlete expressou sua determinação em fazer uma gestão eficiente e voltada para as necessidades reais da comunidade, destacando a importância do trabalho em equipe e da colaboração com outros órgãos e entidades sociais.

Surpreendendo muitos, Arlete também anunciou que não pretende mais se candidatar ao cargo de vereadora, optando por se dedicar integralmente à sua nova função na Secretaria de Assistência Social.

Comentários

Continue lendo