fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Policiais Civis do Acre aderem em peso a manifesto no centro da capital

Publicado

em

A manifestação dos policiais civis, que nesta quarta-feira (8) paralisam suas atividades inicialmente por 24 horas, contou com a presença maciça da categoria, que insatisfeita com o Governo Estadual, quer mostrar a sociedade acreana a sua indignação com o descaso com que vem sendo tratada pela atual gestão.

unnamed-11

De acordo com o Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Acre (Sinpol/AC), o Governo não cumpriu as pautas que foram amplamente discutidas, negociadas e acordadas com a categoria nos anos de 2011 a 2013.

De acordo com Itamir Lima, presidente do Sinpol/AC, a paralisação, denominada “Marco Zero”, é um grito de socorro dos policiais  e pretende de  mostrar à população a real situação da polícia civil, que hoje funciona de forma precária e com insuficiência de pessoal, servidores em desvio de função, com promoções atrasadas, direitos desrespeitados; além de demonstrar toda a indignação da categoria contra a forma como o governo tratou os policiais civis, adiando as pautas negociadas até o envio de projeto de lei, que não foi o acordado com a categoria.

A diretoria do Sinpol apresentou ainda números que comprovam que o efetivo da Polícia Civil é o mesmo a mais de 10 anos, em contrapartida a população acreana cresceu na última década cerca de 35%.

unnamed1

“Para ter ideia de como está a Polícia Civil acreana, em 2001 a Polícia Civil tinha um quadro de 646 agentes de polícia, no final de 2013 o número de agentes continua o mesmo, sendo que pela Lei 1384/2001, o ideal era que a polícia tivesse pelo menos 1.500 agentes, isso de acordo com o próprio Governo. Daqui dois anos teremos cerca de 400 polícias se aposentando”, comentou o sindicalista.

Ainda de acordo com a diretoria do sindicato, o Governo do Estado chegou a procurar o Sinpol/AC para tentar reverter o quadro e evitar os manifestos sugerindo novas negociações, mas, tomando como exemplo negociações anteriores que não foram cumpridas pelo o Executivo, a categoria decidiu manter o manifesto de ações mais radicais por parte da categoria.

“O Governo sugeriu esquecer o passado e ‘recomeçar do zero’ as negociações para possível implementação em 2015, pois, segundo a equipe de assessores do governo, o governador não mandará nenhum projeto de lei para aprovação em 2014, mesmo não havendo impedimentos legais para isso, uma vez que a legislação eleitoral é clara a esse respeito. Tal postura do Governo só demonstra o descaso com que é tratada a categoria policial civil. Nossa categoria tem pressa e o Marco Zero é apenas o início de uma série de ações que serão desenvolvidas até que seja reintegrada em sua plenitude a dignidade desses profissionais que construíram e trouxeram até aqui a Polícia Civil do Estado do Acre”, declarou Lima.

Entre as reivindicações a categoria quer o cumprimento das promoções imediata e o reenquadramento, existem policiais com promoções atrasadas, titulação e reestruturação do quadro efetivo e de estrutura.

“Essa é uma paralisação de 24 horas, mas o inicio da ‘Operação Cumpra-se a Lei’, onde faremos apenas o que é de nossa atribuição, queremos as promoções imediatas e o reenquadramento e dessas pautas não abrimos mão, se o Estado diz que não pode editar a Lei em 2014, vamos nos manter mobilizados durante todo o ano, mas, queremos respeito e que a polícia civil tenha o que é de direito. Temos promoções atrasadas e policiais que vão se aposentar e não chegam a ultima referencia, temos policiais com nível superior, mas não tem adicional de titulação, que todo servidor publico tem, queremos resposta, queremos mais do que tudo respeito e dignidade por parte do governo, porque se acha que não merecemos por meio desse movimento vamos mostrar que merecemos muito mais do que foi pedido”, finalizou Itamir Lima.

Com ac24horas

Comentários

Continue lendo

Acre

Detran reforça fiscalização com entrega de novas motocicletas em Brasileia

Publicado

em

Em um esforço para fortalecer a fiscalização de trânsito na região, o governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), realizará nesta sexta-feira, dia 19, a entrega de novas motocicletas à Coordenadoria Integrada de Fiscalização de Trânsito (Ciftran) na sede da 6ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) em Brasileia.

Um total de seis novas motos será disponibilizado para os agentes de trânsito, visando intensificar as operações na região do Alto Acre. A atuação da Ciftran, especialmente na fronteira, tem sido crucial para a organização do tráfego, resposta a incidentes nas vias e suporte às atividades realizadas em espaços públicos.

As motocicletas foram adquiridas pelo Detran com recursos próprios e foram oficialmente entregues pelo governador Gladson Cameli em uma cerimônia realizada no último dia 8 de abril, durante a inauguração da nova sede do Detran em Rio Branco. Este investimento não apenas reforça a frota de veículos da fiscalização, mas também demonstra o compromisso do governo em promover a segurança viária e a ordem no trânsito do Estado.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura reconstrói escadarias dos pontos de catraia após cheia do Rio Acre

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Rio Branco está empenhada na reconstrução das escadarias nos pontos de catraia da cidade, após a vazante do Rio Acre. Durante o período da cheia, a prefeitura, com o apoio de todas as secretarias, concentrou esforços na limpeza e higienização dos bairros, além da remoção de areia e entulhos decorrentes da alagação.

Agora, a Secretaria de Cuidados com a Cidade (SMCCI) deu início ao processo de reconstrução das escadarias que foram arrastadas durante a segunda maior inundação do município, que alcançou a maior cota do ano em 6 de março, atingindo 17,89 metros.

O trabalho está sendo realizado nos quatro pontos de travessia em Rio Branco: Cadeia Velha, Seis de Agosto, Aeroporto Velho e Bairro Quinze. Cada escada é equipada com corrimãos em ambos os lados, variando de 50 a 80 metros de extensão. O secretário da SMCCI, Wellington Chaves, ressaltou a importância da ação.

“Este trabalho demonstra respeito ao direito de locomoção dos cidadãos entre o primeiro e o segundo distrito, garantindo mais dignidade e respeito às atividades diárias dos rio-branquenses.”

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura participa de encontro nacional sobre desenvolvimento sustentável no Pará

Publicado

em

Por

O Fórum de secretárias e secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27), em parceria com a Fundação Konrad Adenauer Brasil e o ICLEI Brasil, realiza o XXIX Encontro Nacional dos Secretários e Secretárias de Meio Ambiente do Fórum CB27, durante três dias, em Belém, capital do Pará.

O secretário Municipal de Meio Ambiente, Carlos Nasserala, participa do evento que iniciou nessa terça-feira (16) e encerra nesta quinta-feira (18). De acordo com Nasserala, o evento proporciona uma oportunidade única para a troca de experiências.

Secretário da Semeia, Carlos Nasserala em companhia do vice-prefeito de Belém, Edilson Moura, durante o
Encontro (Foto: Assecom)

“O encontro oferece um espaço de diálogo e colaboração onde são abordados temas como a mitigação das mudanças climáticas, a proteção da biodiversidade, o uso sustentável dos recursos naturais, a promoção de cidades mais verdes e resilientes, entre outros. Essas são questões cruciais não apenas para o presente, mas também para o futuro das próximas gerações”, e acrescentou que “essa troca de conhecimento e expertise é fundamental para impulsionar a implementação de políticas públicas e iniciativas concretas que contribuam para a construção de um modelo de desenvolvimento mais sustentável e inclusivo”.

Com uma programação diversificada, o evento conta com mesas teóricas que abordam temas atuais e pertinentes ao contexto ambiental brasileiro, além de uma visita técnica, proporcionando uma imersão prática nas questões discutidas.

Secretária Municipal do Meio Ambiente de Belém, Christiane Ferreira Lima e secretário da Semeia , Carlos Nasserala (Foto: Assecom)

Paralelamente, ocorre o III Encontro Nacional do ICLEI, reunindo governos locais associados, parceiros e demais atores engajados no desenvolvimento urbano sustentável que visa apresentar e debater a implementação das principais agendas globais de desenvolvimento, com foco na contribuição dos governos subnacionais brasileiros no enfrentamento da emergência climática.

Os debates e iniciativas promovidos durante o Encontro Nacional refletem a urgência e a relevância de ações colaborativas nos cinco caminhos de desenvolvimento sustentável propostos pelo ICLEI: de baixo carbono; resiliente; baseado na natureza; circular; e equitativo e centrado nas pessoas.

“Ao debater questões fundamentais para o desenvolvimento sustentável do país, o encontro não apenas identifica os desafios que precisam ser enfrentados, mas também aponta caminhos e soluções possíveis. Dessa forma, ele se torna um espaço de inspiração e catalisador de ações que visam promover um futuro mais próspero, justo e em harmonia com o meio ambiente”, concluiu o secretário.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo