fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Política, economia e atualidade

Publicado

em

DIMAS-COLUNACom Dimas Gurgel

A pátria não é ninguém; são todos; e cada qual tem no seio dela o mesmo direito à ideia, à palavra, à associação. A pátria não é um sistema, nem uma seita, nem um monopólio, nem uma forma de governo; é o céu, o solo, o povo, a tradição, a consciência, o lar, o berço dos filhos e o túmulo dos antepassados, a comunhão da lei, da língua e da liberdade.

Prepare o bolso.

É vem aí mais um presentinho para o povo, remédio aumentou em 7,7% entre os medicamentos estão o conhecido omeprazol…

Deixa as crianças…

Após muito bate-bocas, embates e troca de acusações a CCJ (comissão de constituição e justiça) aprova a 1ª proposta que altera a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos.

Justicativa aceita.

Capixaba, municipio acreano que limita ao norte e a nordeste com o município de Rio Branco, ao sul com a Bolívia, não teve sua área urbana, porém segundo autoridades municipais, calculam um grande prejuizo com a cheia do Rio Acre, sobretudo na Zona Rural. Como consequência, o municipio foi contemplado com o valor global de R$ 40 mil reais.

Gatty Ribeiro

Esse é o nome do atual prefeito de Cobija, capital do departamento de Pando/Bolívia, cidade que faz fronteira com os municipios de Epitaciolandia e Brasileia no Acre. Ribeiro é muito conhecido em seu país, foi um dos jogadores mais importantes até aqui, defendendo a polera Boliviana por diversos anos, além de disputar várias Libertadores.

Não foi fácil.

Gatty lutou contra o poder de Evo Morales, que apoiava a atual prefeita Ana Lúcia, mas com carisma e simplicidade que lhe é peculiar. Ribeiro saiu vitorioso.

Se a moda pega, hum…

Pequeno em termo populacional, porém, foi um gigante em atitude. Populares e servidores públicos do município de Manoel Urbano, distante 210 quilômetros de Rio Branco, ocuparam as ruas da cidade, pedindo o impeachment do prefeito Ale Araújo (DEM). Não é de hoje que a cidade vive em estado deplorável .

Um caos.

Assim vive a população dos municipios atingido pela fúria do rio Acre, onde não é poeira é lama e, onde não é lama é poeira. Simples assim…

Era esperado.

Mesmo com muita água pra rolar, parece mesmo que com o tempo o nome do ex-prefeito Tião Flores, deve se concretizar como nome principal pra disputa da prefeitura do municipio de Epitaciolandia pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Realmente…

O Vereador mirim de Brasileia Rosildo Rodrigues, do PT, pediu em uma das últimas sessões realizadas na Casa do povo, moção de aplausos à ilustre presidente da república Dilma Rousseff. Deve ter forte motivos que 90% do povo brasileiro desconhece.

Noção de aplausos.

Respeito a história e trajetória de Dilma, aliás está pagando uma conta antiga que não foi feita em sua totalidade por ela, também não quer dizer que a sua gestão está digna de aplausos. Palavra essa que tem origem do latim, (applausus derivado de applaudĕre) é uma expressão humana de (aprovação). Como temos visto, existe uma grande desaprovação, porém no entendimento de alguns isso é digno de aplausos. Deixa pra lá…

De frente com o Dimas.

3Hoje entrevista com Ronaldo Ferraz, vereador de sete mandatos.

De onde surgiu a ideia de se candidatar ? Amigos, parentes ou do próprio Ronaldo?

1 – Eu trabalhava em Acrelandia e queria vim passar umas férias em Xapuri. Só mesmo pra ficar de férias. Quando cheguei encontrei João Simão dos Santos que, juntamente com a Drª Hiolanda e Geraldo Fleming disseram, vamos entrar pra brincar não vamos ganhar. Isso ocorreu em 1988. Resultado: fui o mais votado do Municipio.

2- A politica era o que Você esperava?

2 – A politica não era o que esperava, mas eu sempre tava no meio das reuniões do PMDB, sempre acompanhava todos os cenários politicos. Lógico me decepcionei com algumas coisas que ví.

3- O que te levou a continuar?

3 -O que me levou a continuar, foi justamente a vontade de ajudar os mais pobres. Comecei a andar e ví que muitos eram totalmente esquecidos e aquilo me deixava triste.

4- O que absorveu de melhor no campo político ao longo desses anos?

4 – o trabalho reconhecido pela população. Só pra você ter uma ideia em época de campanha você não vê a minha em casa de ninguém. Nem mesmo na minha.

5- Na sua concepção, porque o povo está tão desacreditado na politica atual?

5 – O povo ta desacreditado por conta dos maus políticos, eles prometem o mundo e quando chegam ao poder esquecem, principalmente os mais humildes. Em politica não pode mentir e a maioria dos políticos fazem isso.

6- Qual a diferença do primeiro mandato de Ronaldo para o atual ?

6 – A diferença hoje do primeiro pro sexto mandato, acho que aprendi muito. Que em política não devemos discutir ideologias partidárias, devemos sentar na mesas com os adversários e discutir os problemas. Todos os partidos tem boas idéis mas, infelizmente na prática e do quanto pior melhor.

7- Ronaldo você é um parlamentar de história e de vários mandatos, participou de momento importantes na historia, presidiu a câmara de vereadores ao longo de vários anos, como parlamentar Ronaldo, se sente cansado?

7 – Presidi a Câmara por 10 anos, ainda estou com o mesmo empenho. Quando vejo parlamentares pensando levar vantagem em tudo, e outros se dedicando apenas a grupos politicos, isso me dar força pra jamais pensar em parar.

8- Quais são os projetos futuros ?

8 – Os projetos futuros é continuar trabalhando pelo povo de Xapuri, ou seja, continuar trabalhando. Sempre buscando o melhor pro povo da cidade que vivo e amo.

Considerações finais.

Agradeço primeiro a Deus, depois ao povo de Xapuri e minha familia, que mesmo em momentos tão dificeis estiveram sempre do meu lado, agradeço também a voce, Dimas Gurgel e ao Jornal oaltoacre, esse jornal de grande expressão na nossa região e em nosso Estado.

Comentários

Continue lendo

Geral

Quebra de safra terá impacto direto no Produto Interno Bruto, avaliam especialistas

Publicado

em

Por

A estimativa de uma safra de soja 5,2% mais baixa neste ano traz preocupações para a economia brasileira, já que o grão é a principal commodity do agronegócio nacional. De acordo com dados divulgados pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), os agricultores brasileiros devem colher 146,5 milhões de toneladas de soja na safra de 2023/24, representando uma queda significativa em relação aos 154,6 milhões de toneladas produzidas na safra anterior.

Os prejuízos no campo são atribuídos a condições climáticas adversas, incluindo a influência do fenômeno El Niño no segundo semestre, que resultou na falta de chuva no centro-oeste e tempestades no sul, afetando as regiões onde se concentram os maiores estados produtores da commodity.

A quebra de safra terá impacto direto no Produto Interno Bruto (PIB) do país neste ano. Matheus Pereira, sócio-diretor da consultoria Pátria Agronegócios, destaca a dificuldade em quantificar a dependência da economia brasileira da produção de soja, mas ressalta que diversos setores dependem direta e indiretamente dessa atividade.

Em 2023, o agronegócio foi responsável por 23,9% da geração de riquezas, segundo dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), injetando R$ 2,58 trilhões no PIB, o que representa uma queda de 3% em relação ao ano anterior.

Os produtores rurais também sentirão o impacto na renda, pois, apesar do aumento da área destinada à plantação de soja na atual safra, alcançando 45,2 milhões de hectares (um aumento de 2,6%), as mudanças climáticas e o tempo maior para o plantio das sementes prejudicaram a produtividade devido aos atrasos no ciclo produtivo da oleaginosa.

A soja é responsável por quase metade das 294,1 milhões de toneladas da safra de grãos do Brasil, de acordo com a Conab, sendo também o principal produto de exportação do país. Com a queda na produção esperada, o órgão projeta o envio de 92,2 milhões de toneladas para o exterior ao final da safra, o que aumenta as preocupações em relação ao cenário econômico no curto prazo.

Com informações do UOL

Fonte: Pensar Agro

Comentários

Continue lendo

Geral

Feagro-MT e SMEA firmam acordo para fortalecer o agronegócio brasileiro

Publicado

em

Por

A Federação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de Mato Grosso (Feagro-MT) e a Associação Mineira dos Engenheiros Agrônomos (SMEA) firmaram, nesta semana, um Acordo de Cooperação Técnica e Científica com o objetivo de fortalecer o debate de temas de interesse nacional, a troca de experiências profissionais e a promoção do desenvolvimento sustentável do agronegócio brasileiro.

O Acordo de Cooperação tem como objetivo principal fortalecer os debates de interesse nacional relacionados à engenharia agronômica. Além disso, busca promover a troca de experiências profissionais na produção de alimentos, fibras, grãos, energia e processamento agroindustrial, com ênfase em sustentabilidade, responsabilidade socioambiental e segurança alimentar.

A assinatura do acordo, que contou ainda com a participação do presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG), o Engenheiro Civil Marcos Gervásio, e do ex-presidente do CREA-MG, o Engenheiro Civil Lúcio Borges, representa um marco importante para as duas entidades, que se comprometem a trabalhar em conjunto para promover o avanço da profissão e do setor agropecuário.

Para o presidente da Feagro-MT, engenheiro Isan Rezende, este acordo representa um passo fundamental para o fortalecimento da profissão de engenheiro agrônomo e para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro. “Por meio da troca de experiências e do trabalho conjunto, poderemos contribuir para a produção de alimentos, fibras, grãos, energia e processamento agroindústrias de forma sustentável, com responsabilidade socioambiental e segurança alimentar”, comentou.

A SMEA, presidida pelo Mestre Engenheiro Agrônomo, Emílio Mouchrek, que completa 90 anos de existência neste ano, no dia 4 de junho, tem sido uma entidade de destaque na defesa dos Engenheiros Agrônomos de Minas Gerais.

Com a assinatura deste acordo, espera-se que haja uma sinergia ainda maior entre as duas associações, possibilitando a realização de iniciativas conjuntas que beneficiem não apenas os engenheiros agrônomos, mas toda a sociedade, através de práticas sustentáveis e inovações no campo da agronomia.

Fonte: Pensar Agro

Comentários

Continue lendo

Geral

PM prende trio que praticava roubos em Rio Branco

Publicado

em

Nesta quarta-feira, 17, a Polícia Militar do Acre (PMAC), por meio de equipes de radiopatrulhamento e do Grupo de Intervenção Rápida e Ostensiva (Giro) prendeu três homens que realizavam roubos em bairros de Rio Branco. Duas armas de fogo e um simulacro foram apreendidos durante a ação.

Com informações do Centro de Operações da PM (Copom) de que três indivíduos armados em um veículo Ônix prata haviam praticado roubos nos bairros Ouricuri e Chico Mendes. Por meio de consulta, descobriram que o carro usava uma placa adulterada, e posteriormente, conseguiram identificar a placa verdadeira.

A guarnição de radiopatrulha seguiu para o endereço registrado, no bairro Nova Estação, onde o proprietário informou que havia comprado o veículo para o seu neto. Com o apoio do Giro, a equipe se deslocou para a residência indicada, no Loteamento Novo Horizonte, onde estavam o suspeito, seu pai e o veículo Ônix.

O homem confessou ter participado de um roubo, juntamente com outros dois indivíduos, no qual usaram duas armas de fogo, e que a placa de seu automóvel foi modificada com o auxílio de uma fita, o que foi confirmado na busca veicular realizada pelos militares. Dentro do carro, foi encontrada a chave de uma motocicleta, provável produto de roubo.

Questionados sobre as armas, os policiais constataram que pai e filho possuíam armas registradas em seus nomes junto ao Sistema Nacional de Armas (Sinarm): as pistolas Taurus TH380, calibre .380, e PT938, também de calibre .380., que continham o total de 63 munições do mesmo calibre.

A guarnição seguiu para o possível endereço dos demais envolvidos, no bairro Alto Alegre, onde localizaram, em locais distintos, os outros dois suspeitos. Em outra residência apontada por eles, foram apreendidos dois celulares, também produtos de roubos.

A guarnição retornou à casa do primeiro suspeito identificado, onde apreenderam as duas pistolas e um simulacro usados nos crimes, conforme informado pelos três homens, que foram reconhecidos por uma das vítimas.

O trio foi preso e, juntamente com as armas e demais itens apreendidos na ocorrência, foram encaminhados para a Delegacia de Fragrantes (Defla), para os procedimentos cabíveis.

Comentários

Continue lendo