fbpx
Conecte-se conosco

Extra

População e representantes de classe realizam protesto por melhor saúde na fronteira

Publicado

em

Por Maria Coutinho

A luta por qualidade da saúde no Alto Acre, não tem sido fácil para funcionários, lideranças e população. Em decorrência dessa carência e considerando negligente o posicionamento dos políticos, gestores municipal e estadual, o povo decide mobilizar forças com representantes de classe marcando dia 20 de abril, com manifesto pacífico.

Segundo a enfermeira Lidiana Jovino, todos os moradores do Alto Acre estão cientes do sofrimento em decorrência do sistema de saúde deficiente e repudiam a carência de profissionais, especialistas e unidades de referencias, situação que os obrigam a procurar atendimento fora de domicílio. “Estou abraçando essa causa e não vou me conter enquanto não atenderem nossas reivindicações”, garante.

Por entender que o problema é grave os organizadores da Caminhada Pacífica em Prol da Saúde, informam que fizeram um diagnóstico situacional dos serviços existentes e exaustivamente apresentaram aos gestores. Por constatar o descaso recorreram a meios cabíveis e legais, começaram por paralisação, reunião, negociação e audiência pública. “Visitamos Unidades Básicas, Hospitais, UPAS e a demanda levantada foi passada para as Secretarias Municipal e estadual de saúde, mais a exposição dos fatos com documentos comprobatórios em todos os órgãos competentes foi de total insucesso”, diz o enfermeiro Adailton Cruz.

Para Adailton além de profissionais as estruturas físicas, em sua maioria permanecem comprometidas, faltam equipamentos, medicamentos e laboratórios adequados à demanda. A atenção primária está longe atender minimamente a população. “Constatamos no Acre uma saúde que penaliza sua abrangência da zona rural a urbana. Vivenciamos o risco de blecaute na assistência. Do jeito que está é inviável para atender a população”, conclui.

Durante a caminhada fora proferido discursos inflamados, frases de compromissos em reestruturar a saúde não apenas no alto acre, mais em todo o estado. Garantem os organizadores que não medirão esforços para construir um bom serviço de saúde visto ser direito garantido pela constituição, a todos e com equidade.

 

 

 

 

 

 

Comentários

Continue lendo

Extra

Jovens são vítimas de tentativa de homicídio na zona rural de Epitaciolândia

Publicado

em

As autoridades policiais da fronteira do Acre, Polícia civil e Militar, estão envolvidas na tentativa de localizar os envolvidos em uma dupla tentativa de homicídio ocorrido na noite desta quinta-feira, dia 25, se estendendo até a manhã desta sexta, dia 26.

Dois jovens com idades de 16 e 17 anos, estavam trafegando em uma moto nas proximidades do Tucunduba, já dentro dos limites territoriais do município de Epitaciolândia, que tem acesso pelo km 31 da BR 317.

As primeiras informações passadas as autoridades, que estão sendo investigadas para ver se condiz com a verdade, seria que os menores foram surpreendidos por um defeito na motocicleta e para a surpresa dos dois, um grupo de aproximadamente seis indivíduos, aparecem armados e teriam iniciado os disparos.

O menor de 16 anos teria caído no local após ser alvejado várias vezes e o segundo, de 17, conseguiu fugir do cerco mesmo baleado por diversas vezes pelo corpo e se escondeu por dentro do mato.

Somente pela manhã, com o dia claro, este conseguiu pedir socorro. Uma equipe do Serviço Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, foi acionada e resgatou o jovem até o hospital regional em Brasiléia.

O primeiro, de 16 anos, foi resgatado ainda na noite desta quinta, por uma equipe da Poícia Militar, foi transferido para Rio Branco, onde passará por cirurgia. O de 17 anos está sendo avaliado pela equipe médica, para saber se vai ser necessário sua transferência para a capital do Acre.

O caso está sendo acompanhado pela equipe do delegado titular do Município, Eustáquio Nomerg e sua equipe de investigadores.

Comentários

Continue lendo

Extra

Independência vence campeonato acreano e garante vaga na série D do Brasileirão

Publicado

em

LEÔNIDAS BADARO

Quase três décadas depois, o Tricolor de Aço é campeão acreano de futebol. Nesta quinta-feira, 25, o Independência entrou em campo no Florestão precisando de uma vitória simples para “levantar” o troféu, o que não acontecia desde o ano de 1998.

O Tricolor de Aço não tomou conhecimento do São Francisco, venceu por 4 a 1 e fez a festa do tradicional torcedor.

Os gols do título foram marcados por Ruan, Reginaldo, Leozinho e Matheus. Keslley fez o gol de honra do São Chico.

Humaitá vence Rio Branco e garante o vice

No primeiro jogo da última rodada, o Humaitá venceu o Rio Branco por 3 a 0, ficou com o vice-campeonato e garantiu vaga nas competições nacionais do próximo ano.

Com a derrota, o Estrelão, que era o atual campeão, fica sem calendário nacional em 2025.

FOTOS: JOHN LENNON

Comentários

Continue lendo

Extra

Vereadora Arlete Amaral Assume Secretaria de Assistência Social em Brasiléia

Publicado

em

Nesta quarta-feira 24 de abril, a prefeita Fernanda Hassem empossou vereadora licenciada Arlete Amaral como Secretária de Assistência Social.

A transição de Arlete para a Secretaria de Assistência Social foi marcada por um ato simbólico realizado no centro de conveniência do idoso, aos servidores da pasta e à equipe municipal.

Arlete Amaral, uma empresária respeitada na comunidade e mãe de dois filhos, já havia ocupado cargos de destaque na política local, como presidente da Câmara por dois anos e vice-presidente por outros dois.

Em suas primeiras palavras como secretária, Arlete expressou gratidão pela confiança depositada pela prefeita e reafirmou seu compromisso em trabalhar pelo bem-estar e a inclusão social dos cidadãos de Brasiléia.

“Estou profundamente honrada pela confiança da prefeita Fernanda Hassem. Assumo este desafio com humildade e determinação, comprometida em servir a população de Brasiléia e dizer para a prefeita que a senhora não vai se decepcionar comigo, vamos trabalhar dia e noite pelo nosso povo e eu sou muito humana, se tem uma coisa que eu sei, é respeitar as pessoas”, enfatizou Arlete.

Para a prefeita Fernanda Hassem, a nomeação de Arlete Amaral como Secretária de Assistência Social representa uma nova fase para o município de Brasiléia, com a expectativa de uma gestão comprometida e voltada para o atendimento das necessidades da população mais vulnerável. “É com grande satisfação que recebo Arlete Amaral como nossa Secretária de Assistência Social. Sua experiência e dedicação às causas públicas são reconhecidas por todos. Estamos confiantes de que juntas, podemos fazer grandes avanços em prol da população de Brasiléia”, disse a prefeita.

Para preencher a vaga deixada por Arlete na Câmara Municipal, o suplente João Rocha (PP) assumirá o cargo, dando continuidade ao trabalho legislativo.

Comentários

Continue lendo