Prefeito de Brasiléia apresenta ações para melhorar 336 km de ramais e mais 89 km deixados pela gestão passada

Secretário Municipal de Obras apresentou detalhes do planejamento e mostrou os ramais que também foram contemplados com trabalhos de colocação de bueiros, construção e reforma de pontes e paliativos emergenciais nos ramais que passa o transporte escolar.

WILIANDRO DERZE, assessoria PMB

DSC00390

O planejamento estratégico da prefeitura de Brasiléia para as ações nos ramais foi anunciado pelo prefeito Everaldo Gomes, na manhã dessa segunda-feira, 27, no Centro Cultural do município. O objetivo de acordo com o planejamento apresentado pelo secretário Municipal de Obras é garantir ações em 336 km de ramais em 2013, além garantir os 89 km deixados pendentes pelas gestões anteriores que tiveram parcerias com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra.

Participaram do evento vereadores de situação e oposição, produtores rurais, presidentes de associações, representantes de sindicatos e convidados. O anuncio de que o planejamento iria ser apresentado pelo secretário Municipal de Obras Clécio Gadelha foi feito pelo prefeito Everaldo Gomes que afirmou o compromisso com as comunidades rurais de Brasiléia.

Secretário Municipal de Obras Clécio Gadelha
Secretário Municipal de Obras Clécio Gadelha

Durante a apresentação do planejamento de ações de melhoramento de ramais o secretário afirmou que alguns trabalhos já foram executados a pedido do prefeito Everaldo Gomes. “Temos ações desenvolvidas contemplando melhoramento de ramais, assim como construção de pontes, colocação de bueiros, alargamento das vias rurais”, destacou Clécio.

Segundo Clécio, o planejamento da prefeitura para serem realizados melhoramentos de 336 km de ramais, foi feito dentro dos limites de recursos próprios da prefeitura. O que vai se somar aos 89 km deixados pela gestão anterior. O que o atual prefeito Everaldo se comprometeu concluir para garantir as parcerias com o Incra.

O secretário apresentou também a realização de ações que já foram feitas em alguns ramais como a construção de pontes e bueiros. Para se ter uma ideia, várias comunidades foram tiradas do isolamento com a construção e reforma de mais de 20 pontes somente no início da gestão do prefeito Everaldo Gomes.

Levantamento da Secretaria de Obras estima que mais pontes sejam construídas e reformadas dentro da grade de planejamento de melhoramento de ramais.

A colocação de quase 80 metros de bueiros pela prefeitura em ramais com pontos críticos que muitas vezes deixavam as comunidades com dificuldades de trafegabilidade, prejudicando principalmente o transporte escolar de chegar até as crianças foi fundamental. Até o início do verão, comunidades puderam colocar seus filhos para estudar e agradeceram a recuperação e reforma de trechos de ramais que ganharam bueiros em passagens de águas (Córregos e pequenos igarapés) que acabavam tomando de conta do ramal no inverno ou quando chovia forte.

Prefeito do município de Brasiléia, Everaldo Gomes
Prefeito do município de Brasiléia, Everaldo Gomes

O prefeito Everaldo disse ainda, que todo o trabalho de ação que foi apresentado será realizado com recursos próprios do município, que vai priorizar pelos serviços para que a população da zona rural seja realmente contemplada com trabalhos de qualidade em seus ramais.

Clécio Gadelha acrescentou que o governo do Estado apresentou uma planilha de melhoramento de 100 km de ramais, o que vai se somar aos 336 km da prefeitura, além dos 89 km pendentes que serão terminados pelo município. “Quem ganha na verdade é a população. O governo vai fazer o que disse que poderia fazer, e o município estudou e viu que poderia fazer muito mais. Estamos no início da gestão e neste primeiro ano que o orçamento está fechado e muito curto vamos realizar este planejamento e quem sabe no ano que vem podemos contemplar ainda mais do que este ano”, disse.

Leia o que disseram alguns dos participantes do evento:

O vereador Joelso Pontes (PP) afirmou que o prefeito Everaldo se dedica como poucos em levar o mínimo de Infraestrutura à população da zona rural. “Parabéns ao prefeito e a sua equipe que vem se empenhando em contemplar toda população de Brasiléia”, comentou.

O produtor rural Francisco Freitas disse que reuniões com os produtores rurais eram anunciadas em outros tempos de última hora, para que somente poucas pessoas comparecessem. “Nenhum prefeito e secretário fez apresentação de planejamento mostrando realmente o que iria fazer e onde as ações seriam executadas. O prefeito Everaldo é um homem de palavra e cumpriu o que prometeu quando dizia em campanha que conversaria com as comunidades rurais quando fosse fazer trabalhos nos ramais”.

O vereador Bil Rocha (PMDB) disse que sempre acreditou no prefeito Everaldo Gomes, e sabia que pela luta que travou durante os mandatos de vereador, conhecia de perto o sofrimento da população rural. “Temos aqui um prefeito que conhece o povo e vem lutando para garantir melhores condições de vida a essa população que sempre é abandonada pelos governantes. Obrigado prefeito por está fazendo trabalhos que poucos políticos têm coragem de fazer”, frisou.

O vereador e Líder do Prefeito na Câmara, vereador Marivaldo Oliveira (PMDB) disse que os vereadores da oposição cobraram muito o planejamento dos ramais, mas esqueceram de cobrar da gestão passada os 89 km, deixados por fazer do período de 2010 a 2012. “O prefeito disse que iria apresentar em Maio e apresentou o planejamento. E antes de apresentar o planejamento já realizou melhoramento em vários ramais. A administração do prefeito Everaldo está primeiro concertando os erros e irregularidades deixadas pela gestão passada. E mesmo assim, planejando e executando melhorias em todos os setores do município”, lembrou.

Comentários