Prefeitura realiza caminhada de conscientização e combate a Dengue no centro de Epitaciolândia

Caminha de combate a dengue fotos Wesley cardoso (3)

Wesley Cardoso/Assessoria

Todos contra dengue – com essa deixa a Prefeitura de Epitaciolândia através da Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta quarta feira dia 06 de março uma grande mobilização em pontos estratégicos da cidade para conscientizar as pessoas dos perigos da Dengue e as formas corretas de combater o mosquito vetor Aedes aegypti.

James Andrade, Secretario Municipal de Saúde - Fotos: Wesley cardoso
James Andrade, Secretario Municipal de Saúde – Fotos: Wesley cardoso

O Secretário de saúde James Andrade, contou com a parceria de Alunos de Medicina e Enfermagem da Universidade Cosmo na Bolívia, segundo ele o trabalho de combate já vem sendo feito nos bairros desde janeiro com limpeza de locais com características apropriadas para a proliferação do mosquito, alem disso em parceria com as Secretarias de Obras e Meio Ambiente foi feito a remoção de entulhos em todos os locais, com essas ações foi possível reduzir o índice de ocorrência significativamente.

Outro serviço bastante eficaz foi a borrifarão em todos os terrenos e residências, os agentes de endemias, ACSs e servidores da Secretaria de Saúde realizaram arrastões em todos os bairros distribuídos cartazes e panfletos educativos alertando as famílias sobre a dengue.

A dengue é uma doença viral, ou seja, causada por vírus, e transmitida pela fêmea do mosquito chamado de Aedes aegypti. Esse mosquito transmissor da dengue é de origem africana e chegou ao Brasil quando o nosso país ainda era apenas uma colônia, através de navios que transportavam os escravos.

Esse mosquito é transmissor não apenas da dengue, mas também de outra doença chamada de febre amarela. É um inseto que gosta de picar suas vítimas durante o dia, e que põe seus ovos em água limpa e parada. O que difere o Aedes aegypti dos outros mosquitos é que ele apresenta várias pintinhas brancas em seu corpo.

Cientistas já conhecem quatro tipos de vírus da dengue, que são chamados de DEN 1, DEN 2, DEN 3 e DEN 4. Quando o mosquito da dengue está contaminado com o vírus da doença e pica uma pessoa, essa pode apresentar desde uma dengue inaparente, quando a pessoa está com a doença, mas não tem nenhum sintoma, até a dengue hemorrágica, que pode levar a pessoa à morte.

Os sintomas da dengue são:

Febre alta;

Dores de cabeça;

Dores nos músculos e nas articulações;

Dores na barriga;

Dor nos olhos;

Indisposição;

Enjoos;

Vômitos;

Falta de apetite;

Manchas vermelhas na pele.

Comentários